A apresentadora Angélica Alves conversa com a big rider brasileira, Michaela Fregonese. Dona dos recordes de maiores ondas surfadas no Brasil, além de já ter representado o país no Havaí, Portugal e em diversos picos das ondas gigantes, a conversa foi inspiradora e a atleta deu vários insights para quem deseja se aventurar no lifestyle das Big Waves.
Michaela vem se destacando em campeonatos nos melhores picos de ondas grandes do mundo, como Nazaré em Portugal, Jaws em Maui, e as ondas mais perigosas do Rio de Janeiro, e do resto do Brasil. Michaela dedica sua vida ao surf e se tornou um dos nomes mais reconhecidos do mundo seleto dos big riders mundiais.
A jornada de Michaela para se tornar uma surfista profissional começou em Curitiba, cidade sem praias. Era uma época em que as mulheres não eram reconhecidas no surf, muito menos no surf de ondas grandes. No entanto, isso não impediu Michaela de seguir sua paixão pelo esporte. Ela começou a surfar muito jovem e se tornou uma das melhores surfistas de ondas grandes do mundo, apesar de todos os obstáculos em seu caminho.
Além do surf, Michaela também é sócia em uma agência de turismo. Ela contou para o Conexão Radical um pouco da rotina de empreendedora e atleta, como é treinar e gerir uma empresa, mesmo passando boa parte do tempo fora do país, conseguiu equilibrar sua paixão pelo mar e a maternidade com muito amor.
As Ondas Gigantes
Big Waves são ondas grandes vencidas por surfistas profissionais. Estas ondas podem atingir mais de 20 metros de altura e são consideradas um dos maiores desafios para os praticantes deste esporte. Algumas das ondas mais perigosas do mundo incluem Jaws, Mavericks, Pipeline, Teahupoo e Nazaré.
As ondas gigantes podem ser formadas por vários fatores, como o choque de correntes oceânicas, a presença de cânions submersos ou perturbações de elevada magnitude nas águas dos oceanos.
Para enfrentar este desafio de situações extremas com segurança é preciso estar preparado fisicamente, emocionalmente e psicologicamente e treinar muito a remada e a apneia para os caldos que inevitavelmente irão acontecer.
Outro comportamento seguro é informar-se com os surfistas locais sobre o pico que irá enfrentar para conhecer as regras, correntes e fundo. Também é importante conversar com os responsáveis pelas unidades de apoio/resgate com auxílio de jet-ski.
Serviço:
O Conexão Radical vai ao ar semanalmente, sempre nas quartas-feiras, às 13 horas, com reprise nas sextas-feiras, também às 13 horas pela TV Assembleia – canal 10,2 da TV Aberta e 16 da Net/Claro e as 13h30 no canal do Youtube da Assembleia Legislativa do Paraná.
Deixe um comentário