terça-feira, fevereiro 27, 2024
spot_img
InícioParanáAgrobit apresenta resultados do polo de inovação do agronegócio de Londrina |...

Agrobit apresenta resultados do polo de inovação do agronegócio de Londrina | ASN Paraná


Com a presença de 1.500 participantes de 23 estados e quatro países, a sexta edição do Agrobit Brasil 2023 terminou nesta quarta-feira (08) no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina. O evento, promovido pelo Sebrae/PR juntamente com a Sociedade Rural do Paraná (SRP), FB Group e Agrovalley, foi criado para apresentar aos produtores rurais as tecnologias existentes no mercado, com o intuito de aproximá-los do ambiente de inovação.

“Estamos falando não somente de alta tecnologia, mas sobre novas formas de plantio, novas colheitas, novos cultivares. Nestes dois dias, cumprimos nossos objetivos, colocando Londrina como destaque no ambiente da inovação”, aponta Daiana Bisognin Lopes, coordenadora da Agrovalley e FB Group.

Daiana Bisognin Lopes, coordenadora da Agrovalley e FB Group.

A programação contou com palestras em palcos simultâneos, diversos expositores e espaços para diálogos e troca de experiências. Temas importantes para a cadeia do agro como digitalização, ESG, bioinsumos, “tokenização” no agro, sustentabilidade na produção, grãos digitais, clima e rentabilidade na pecuária, entre outros, fizeram parte da pauta.

“Proporcionamos uma agenda voltada para a inovação porque faz parte de nosso trabalho criar um local para abrir a mentalidade dos participantes. O resultado foi excelente com palestras cheias todo o tempo”, explica Daiana.

Disseminar boas práticas

Para o diretor de inovação da SRP, Renan Salvador, Londrina foi, durante os dois dias de evento, concentrou a propagação de novas tecnologias.

Renan Salvador, diretor de inovação da SRP.

“Vimos um futuro próspero e hoje estamos colhendo os frutos. Eu mesmo sou um desses exemplos: comecei participando do hackathon e, hoje, estou contribuindo junto ao ecossistema de inovação”, testemunha.

O diretor da SRP detalha que faz parte da missão da entidade viabilizar o acesso à tecnologia disponível para quem está no campo.

“Estamos tentando encurtar o caminho entre as ferramentas disponíveis no mercado e o produtor rural. Por meio de nosso trabalho, conseguimos chancelar as melhores tecnologias para quem está precisando, desmistificando a inovação e aproximando o produtor rural de startups e de projetos inovadores”, afirma.

Conexão com o mercado

O consultor do Sebrae/PR Lucas Ferreira Lima reforça que um dos papeis do Sebrae é ajudar produtores rurais e empresas a ampliar seus mercados, ganhar em produtividade, melhorar a competividade seja por melhoria de processos, melhoria de gestão, certificação, ampliação de mercados, entre outros.

Consultor do Sebrae/PR, Lucas Ferreira Lima.

“Neste contexto, o Agrobit conseguiu, nesses dois dias, concentrar várias de nossas propostas como conectar ofertas de inovação de empresas que buscam no agro o seu mercado, demandas por inovação em propriedades rurais, organizações e no Poder Público. Outra ponte é trabalhar a visibilidade de empresas que atuam nesse foco, então o evento funciona como uma área de conexão de mercado entre essas empresas e seus clientes”, avalia o consultor.

Agente proativo

O Sebrae/PR tem atuado de forma proativa para fomentar a conexão entre os elos da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da promoção de rodadas de negócios, oportunizando contato para captação de recursos para investimentos, com conteúdo voltado para certificação de agregação de valor e melhoria da competitividade.

“Percebemos, ao longo dessas seis edições, que temos que trabalhar para o produtor com muito mais com tecnologias atuais do que com tecnologias emergentes. É sempre bom discutir cenários e tendências, mas poder apresentar as práticas apresentadas nesse momento, isso gera muito interesse, pois o produtor consegue ver a aplicação do que está sendo discutido e apresentado no evento”, completa Lucas.



Leia a matéria no site do Sebrae

MATÉRIAS RELACIONADAS
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img
- Publi -spot_img

As últimas do Busão