Neste domingo (27/8), a Prefeitura de Curitiba fez uma ação educativa para orientar e sensibilizar ciclistas sobre a proibição e o risco de circular de bicicleta nas canaletas exclusivas dos ônibus do transporte coletivo. A operação integrada, que contou com a participação de agentes da Escola Pública de Trânsito (EPTran), fiscais da Urbanização de Curitiba (Urbs) e guardas municipais, teve como foco a conscientização e a segurança no trânsito.
Cerca de 150 ciclistas, incluindo adolescentes, foram abordados durante a ação conjunta que ocorreu ao longo da tarde. Panfletos informativos foram distribuídos, destacando a importância de respeitar a utilização das canaletas exclusivas para o transporte coletivo e esclarecendo que somente veículos de atendimentos emergenciais em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias.
“A intenção da ação é educar os ciclistas sobre as normas de trânsito e os riscos envolvidos em circular nas canaletas exclusivas, que são destinadas principalmente aos ônibus e veículos de serviços essenciais”, declarou o diretor da EPTran, Claudionor Agibert. “Além disso, aproveitamos para oferecer orientações sobre travessia segura e outras práticas importantes no trânsito”, acrescentou.
Inibição de condutas perigosas
Agentes de trânsito e guardas municipais desenvolvem ações educativas de forma periódica para alertar motoristas sobre o respeito a ciclistas e, também, atividades específicas com ciclistas sobre condutas perigosas.
A Guarda Municipal, ainda, procura inibir outras atitudes perigosas, como ciclistas que, além de estarem na canaleta, tentam pegar carona na traseira do ônibus, o que, além de colocar em risco a própria vida, pode causar danos aos passageiros, por exemplo, diante da necessidade de freada brusca.
Deixe um comentário