Arquivos

A geração de empregos no Paraná é o tema da nova edição do programa “Assembleia Entrevista” – De olho nos deputados


O Paraná tem se destacado no cenário nacional, especialmente, em termos de geração de empregos, e a Rede Sine desempenha um papel crucial nesse sucesso, ao oferecer serviços de intermediação de mão de obra e capacitação profissional. Esse é um dos pontos abordado com Adriana Kampa, diretora de Fomento e Renda da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, pela jornalista Paola Manfroi, durante o programa “Assembleia Entrevista”, que estreia nesta sexta-feira (21), às 15 horas, na TV Assembleia.

A diretora analisa os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que apontam que o estado é o terceiro do país e maior do Sul em geração de empregos: são 87.838 vagas com carteira assinada criadas entre janeiro e abril de 2024 no Paraná. Mesmo sendo o quarto estado mais populoso, o estado já figura por três meses consecutivos no pódio do mercado de trabalho formal brasileiro, atrás apenas de São Paulo (287.968) e Minas Gerais (113.971), que são mais populosos. O CAGED constitui importante fonte de informação do mercado de trabalho de âmbito nacional e de periodicidade mensal. Foi criado como instrumento de acompanhamento e de fiscalização do processo de admissão e de dispensa de trabalhadores regidos pela CLT, com o objetivo de assistir os desempregados e de apoiar medidas contra o desemprego. A partir de 1986, passou a ser utilizado como suporte ao pagamento do seguro-desemprego e, mais recentemente, tornou-se, também, um relevante instrumento à reciclagem profissional e à recolocação do trabalhador no mercado de trabalho.

Adriana Kampa também fala sobre o papel da Rede Sine no processo, ao contribuir não apenas para o aumento das oportunidades de emprego, mas também para o desenvolvimento econômico e social do estado. Ela afirma que esse destaque alcançado pelo Paraná mostra como investimentos em políticas públicas voltadas para o mercado de trabalho podem trazer resultados significativos para uma região. Na opinião da diretora, investir em capacitações é uma alternativa para crescer na empresa onde o trabalhador está ou acelerar a colocação no mercado de trabalho.  Ressalta ainda que há uma necessidade no mercado de pessoas com conhecimento técnico. Por isso, a pasta oferece formações como cursos rápidos, ensino técnico, qualificações como as Carretas do Conhecimento, cursos específicos de mecânica, instalação industrial, elétrica residencial e industrial, panificação, confecção, entre outros. E, dá dicas para se manter ou conseguir uma oportunidade de emprego.

Toda semana, nova entrevista

O programa “Assembleia Entrevista” da TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET). Orientações, dicas e análises sobre diversos temas podem ser conferidas semanalmente no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, no espaço que dá acesso ao Plenário, revelando como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu; ou no espaço térreo do prédio Tancredo Neves, onde funcionam os gabinetes parlamentares. As gravações também acontecem no Salão Nobre, que abriga obras de artes de artistas paranaenses. Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira), no YouTube, uma nova edição do programa entra no ar. Para quem não pode assistir nestes horários tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas.



Leia mais informações no site da Alep