Servidores da Fundação de Ação Social (FAS) e profissionais de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras participaram, nesta sexta-feira (18/9), de uma capacitação sobre prevenção de desastres e enfrentamento aos impactos de eventos climáticos. A atividade foi realizada na sede da FAS, no Campo Comprido, em parceria com a Defesa Civil de Curitiba.
O chefe de Operações da Defesa Civil, Rodrigo Alípio, apresentou informações sobre o fenômeno El Niño, os riscos relacionados a eventos climáticos extremos e procedimentos para evitar acidentes e preservar vidas.
O treinamento abordou situações como tempestades, tornados, inundações e alagamentos. Alípio explicou que o trabalho da Defesa Civil é baseado em dois pilares: prevenção e preparação. Segundo ele, antecipar riscos contribui para reduzir a possibilidade de perdas humanas e os impactos materiais e financeiros causados por desastres.
“Quando a gente se reúne com coordenadores de unidades da FAS e organizações da sociedade civil é importante, porque eles são mediadores de conflitos, trabalham na ponta e também conseguem levar a informação de prevenção e preparação para a comunidade”, disse Alípio.
A diretora de Proteção Social Básica da FAS, Cintia Aumann, afirmou que preparar os profissionais amplia a capacidade de resposta da rede socioassistencial em situações de risco.
“Essa iniciativa surgiu da necessidade de fortalecer a preparação dos profissionais para a prevenção e o enfrentamento de situações de risco decorrentes de eventos climáticos. Assim, ampliamos o conhecimento sobre medidas preventivas, identificação de riscos e procedimentos adequados em situações de emergência”, disse.
O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, acompanhou a atividade no final e destacou a importância de preparar os profissionais que atuam diretamente com a população para situações que exigem respostas rápidas e articuladas.
Durante o encontro, os participantes receberam orientações práticas. Em caso de ventos fortes provocados por tornados, a recomendação é procurar ambientes fechados e afastados de portas e janelas, como banheiros de alvenaria e corredores. Também é indicado ficar agachado e proteger a cabeça. A orientação é não permanecer dentro de veículos, que podem ser deslocados pela força dos ventos.
Em situações de enchentes, inundações ou alagamentos, a recomendação é buscar locais mais altos e desligar a energia elétrica, desde que isso possa ser feito com segurança. A Defesa Civil também reforçou a importância de acompanhar seus alertas.
Outra orientação foi preparar uma mochila ou kit de emergência com documentos, medicamentos de uso contínuo, lanterna e pilhas. Para pessoas que usam óculos, também pode ser útil manter um par reserva. A capacitação incluiu ainda orientações básicas de primeiros socorros.
A atividade teve o objetivo de ampliar a percepção de riscos e a capacidade de autoproteção dos profissionais, para que eles possam compartilhar as informações com as comunidades atendidas.
A coordenadora do Instituto Semeando a Paz, Elizabeth Lelis Ribeiro Ghinis, que trabalha no São Braz com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, afirmou que o encontro foi importante para o trabalho da organização.
“Tudo o que vimos aqui é importante para gente compartilhar com o nosso público. Temos essa previsão negativa e a informação é necessária para falarmos com as crianças. Nos sentimos agora mais preparados”, disse.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, a Guarda Municipal pelo 153 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



