O Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), deu início nesta quinta-feira (23) a consultas públicas referentes a dois editais destinados a apoiar iniciativas na área cultural. As consultas vão até as 23h59 da próxima quinta-feira (28).
Editais Destinados a Publicações e Música
Os editais em questão são o Edital de Apoio a Publicações Independentes e o Edital de Música Urbana e Independente. Com um orçamento total de R$ 2 milhões, as propostas visam promover publicações literárias autorais ou coletivas, abordando temas pouco representados no mercado editorial, além de apoiar projetos musicais de artistas iniciantes e/ou independentes, especialmente de áreas periféricas e rurais, bem como de comunidades tradicionais.
Apoio a Publicações Literárias
O Edital de Apoio a Publicações Independentes abrange quatro categorias:
- Publicação de zines: Para projetos voltados à publicação de zines com temáticas diversas e sub-representadas.
- Publicação de histórias em quadrinhos: Focado em publicações que incluem histórias em quadrinhos com diversidade temática.
- Publicação de revistas independentes: Apoio a revistas independentes que tratem de assuntos variados e pouco explorados.
- Publicações coletivas: Envolve projetos comunitários que valorizem memória, oralidade e territorialidade.
Incentivo à Música Urbana e Independente
O Edital de Música Urbana e Independente está segmentado em duas categorias:
- Criação e produção musical: Apoio para o desenvolvimento e produção de obras culturais inéditas, incluindo gravações, videoclipes e documentários.
- Formação, memória e fortalecimento: Destinado a capacitações em cultura e arte, englobando oficinas e projetos que preservem a memória da música periférica e independente.
Como Participar
As contribuições devem ser feitas pelo sistema SIC.Cultura, na opção “Consulta Pública” disponível na página inicial. A participação não requer login prévio.

