No próximo sábado (25), às 16h, o Museu Oscar Niemeyer abrirá suas portas para mais uma edição da série de concertos ao ar livre, que busca aproximar a comunidade da música clássica. A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) apresentará o segundo programa da temporada 2026 da série Mostly Mozart, oferecendo entrada gratuita para todos os interessados.
Programação do Concerto
Com a regência do maestro Roberto Tibiriçá, o concerto contará com duas obras de grande importância no repertório clássico: a abertura da ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a famosa Sinfonia nº 5, de Ludwig van Beethoven.
Segundo Tibiriçá, a continuação do projeto reflete o sucesso da edição anterior. “Foi um grande sucesso em 2025 e decidimos dar prosseguimento a essa iniciativa especial no vão-livre do MON. Será um programa imperdível”, afirma o maestro.
Acessibilidade Cultural
A série tem como objetivo levar a música de concerto para além dos palcos tradicionais, tornando-a acessível em espaços públicos. Em 2025, foram realizadas seis apresentações gratuitas que atraíram cerca de 6 mil pessoas ao museu. A primeira edição deste ano, realizada em fevereiro, contou com aproximadamente 1 mil espectadores.
O diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, salienta o papel democrático do projeto: “A série confirma que estamos no caminho certo, derrubando barreiras e mostrando que a música de concerto pode ser viva e acessível”, disse.
Detalhes das Obras
A abertura de A Flauta Mágica, composta por Mozart em 1791, captura o espírito da ópera, combinando leveza e dramaticidade em sua rica simbologia. Com duração aproximada de nove minutos, a peça oferece uma introdução cativante ao universo musical da obra.
Em seguida, a orquestra interpretará a Sinfonia nº 5 de Beethoven, uma das composições mais reconhecidas da história da música. Criada entre 1805 e 1808, a obra é famosa por seu icônico motivo inicial de quatro notas, simbolizando uma trajetória que leva o ouvinte de momentos de tensão à celebração.
Sobre a OSP
Em 2026, a Orquestra Sinfônica do Paraná completa 41 anos de trajetória, totalizando mais de mil apresentações e um repertório de cerca de 900 obras. A OSP continua a ampliar seu alcance e a investir em qualidade artística, incluindo a recente aquisição de um piano Steinway & Sons, reconhecido mundialmente.
A série Mostly Mozart é parte do compromisso da OSP com a excelência e a democratização do acesso à música de concerto, oferecendo apresentações ao ar livre com os grandes clássicos da música.
Serviço
Data: 25/04 (sábado), às 16h
Local: Vão-livre do Museu Oscar Niemeyer – R. Mal. Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba
Entrada: Gratuita, sem necessidade de retirar ingressos
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



