Avanços nas Obras da PR-180 e PR-281 no Sudoeste do Paraná
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está em plena execução das obras de ampliação e restauração das rodovias PR-180 e PR-281, que ligam Francisco Beltrão a Dois Vizinhos. O investimento totaliza R$ 90.849.999,00, abrangendo uma extensão de 40,82 quilômetros.
Terraplenagem e Ampliação das Pistas
Atualmente, o foco das obras é a terraplenagem da PR-180, entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, com a finalidade de ampliar a plataforma da pista. Esta intervenção permitirá o alargamento das faixas de rolamento de 3,20 metros para 3,50 metros, além da pavimentação de acostamentos. Também serão implantados seis trechos de terceiras faixas nesse segmento, enquanto na PR-281 serão acrescentados outros dois segmentos, totalizando 9,10 quilômetros de faixas adicionais em pontos considerados críticos.
Restauração e Segurança Viária
O projeto inclui a restauração completa do pavimento em ambas as rodovias: 29,93 quilômetros da PR-180 e 10,89 quilômetros da PR-281. A restauração envolve a fresagem do asfalto existente e a aplicação de uma nova camada de pavimento, que será complementada por uma camada superficial de asfalto modificado com polímero. Em trechos mais críticos, será realizada a reconstrução total da pista, abrangendo também a sub-base.
Sinalização e Serviços Complementares
Além das melhorias estruturais, novas sinalizações horizontal e vertical serão instaladas, junto a dispositivos de segurança viária. O sistema de drenagem de águas será aprimorado, e serviços complementares, como enleivamento e hidrossemeadura, também estão incluídos no escopo das obras.
Orientações ao Usuário
Durante a execução das obras, será adotada a operação pare-e-siga nas áreas afetadas, exigindo atenção redobrada dos motoristas. É fundamental que os usuários respeitem a sinalização provisória e sigam as orientações dos funcionários responsáveis, garantindo assim a segurança de todos.
Prazo de Conclusão das Obras
As obras tiveram início em setembro e a previsão é que sejam concluídas no primeiro semestre de 2027.
