Trump Pressiona Europa a Cessar Compras de Petróleo Russo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou a necessidade de que os países europeus interrompam a compra de petróleo da Rússia. Durante declarações feitas na terça-feira (16/09), Trump argumentou que a continuidade dessas aquisições complica as negociações entre Rússia e Ucrânia.
Pressão sobre Aliados da Otan
Na semana anterior, Trump já havia solicitado aos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que suspendessem a compra de petróleo russo, ressaltando que essa prática “enfraquece” a posição de negociação e o poder de barganha dos países ocidentais com Moscou.
Essas declarações ocorreram enquanto Trump se preparava para embarcar para o Reino Unido, onde deve discutir questões comerciais durante a visita.
Esforços em Negociações de Paz
- Trump prometeu que, se reeleito, buscaria a resolução imediata do conflito na Ucrânia, mas até o momento não concretizou ações nesse sentido.
- No último mês, ele se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, para abordar a possibilidade de um cessar-fogo na Ucrânia.
- Entretanto, as negociações não evoluíram, uma vez que as partes envolvidas ainda não conseguem chegar a um acordo sobre os termos de paz.
Acordo Necessário
O líder norte-americano também enfatizou que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, precisa buscar um acordo com a Rússia. No entanto, reforçou que a Europa deve interromper suas compras de petróleo russo.
“Ele terá que fazer um acordo; Zelensky terá que fazer um acordo. E a Europa terá que parar de comprar petróleo da Rússia. Certo? Sabe, eles falam, mas precisam parar de comprar petróleo da Rússia”, declarou Trump.
Na semana passada, Trump condicionou a imposição de novas sanções à Rússia ao final das compras de petróleo russo por parte das nações aliadas.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



