Rodada de Negócios Promove Turismo do Paraná no Uruguai
O Viaje Paraná, órgão responsável pela promoção do turismo no estado, organizou nesta terça-feira (09) a primeira Rodada de Negócios Meeting Paraná, em Montevidéu, Uruguai. O evento visa estabelecer conexões entre agentes de viagens e empresários do setor turístico uruguaio, destacando o potencial turístico do Paraná.
Promoção do Turismo Paranaense
Durante a rodada de negócios, foram apresentados os principais atrativos turísticos, a diversidade da hotelaria e a gastronomia paranaense. O evento também contou com uma série de reuniões de negócios entre os profissionais do setor e empresários locais, além de representantes de prefeituras, que foram convidados pelo Viaje Paraná.
Os destinos Foz do Iguaçu e Curitiba foram destacados como as principais atrações do estado, responsáveis pela captação significativa de turistas internacionais, tanto por via terrestre quanto pelos aeroportos regionais.
Atrações e Potenciais do Estado
“Com esta iniciativa, buscamos atingir um mercado qualificado e preparar os agentes de viagens para incluir o Paraná em seus pacotes turísticos,” afirmou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. Desde janeiro, o estado recebeu mais de 764 mil turistas estrangeiros, incluindo mais de 10 mil uruguaios, evidenciando o potencial desse mercado.
Os participantes da capacitação destacaram a proximidade entre os países e a conexão aérea direta entre Montevidéu e o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, que facilitou a viagem ao Paraná com um voo disponibilizado em 2024.
Destaques do Evento
Monica Alvarez, da HC Viajes, ressaltou a importância da conectividade na decisão dos turistas. “O Paraná tem crescido muito, oferecendo novas possibilidades que atraem os visitantes”, declarou ela. Marcelo Suárez, do Departamento de Turismo da Rutas Del Plata, também destacou que a capacitação permitiu o conhecimento de novos destinos paranaenses, ampliando as opções de venda.
Coexpositores do Paraná
A Rodada de Negócios contou com a participação de 10 coexpositores paranaenses, incluíndo representantes de prefeituras e empresas do setor, como o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e Azul Linhas Aéreas. Yana Barral, da Viajow, enfatizou a confiança que a venda de voos diretos traz aos clientes, enquanto Fernanda Auffinger, da La Fuga Viagens, destacou a importância do networking na ampliação de contatos com o mercado uruguaio.
Próximos Passos e Expansão no Mercado Sul-Americano
O Viaje Paraná planeja continuar sua missão de promover o estado no setor sul-americano, participando de eventos na Argentina e Paraguai. A expectativa é que nas próximas programações sejam atingidos cerca de 135 mil participantes, além de 40 coexpositores estaduais. O órgão de promoção também participará da Feira Internacional de Turismo (FIT América Latina) em Buenos Aires, de 27 a 30 de setembro, e da Fitpar em Assunção, de 10 a 12 de outubro, levando atrações e produtos turísticos paranaenses.
