Israel intensifica ações em Gaza e alerta população
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez um novo alerta nesta segunda-feira, 8 de setembro, para os moradores da Cidade de Gaza, recomendando que deixem a região em preparação para uma ofensiva terrestre do Exército israelense. Em discurso divulgado por seu gabinete, Netanyahu afirmou que os recentes bombardeios marcam o início de uma operação mais intensa.
“Agora, tudo isso é apenas uma introdução, apenas um prelúdio, para a principal e intensa operação — uma manobra terrestre de nossas forças, que agora estão se organizando e se reunindo na Cidade de Gaza”, declarou o primeiro-ministro.
“E então eu digo aos moradores de Gaza: estou aproveitando esta oportunidade, e ouçam-me com atenção: vocês foram avisados. Saiam daí!”.
Ataque em Jerusalém
A declaração de Netanyahu ocorreu horas após um ataque a tiros contra um ônibus em Jerusalém, que resultou em seis mortos e pelo menos 12 feridos em estado grave. Segundo autoridades, havia cerca de 20 passageiros no veículo no momento do ataque. Os dois atiradores foram mortos por um soldado de folga e civis armados presentes no local.
Mais cedo, o primeiro-ministro condenou o ataque e prometeu respostas mais severas contra os inimigos de Israel. “Estamos em uma guerra intensa contra o terrorismo em várias frentes: em Gaza, na Judeia e Samaria, no Líbano e no Irã, que apoia todos eles. Atualmente, estamos em perseguição e cercando os assassinos do ataque desta manhã”, afirmou Netanyahu.
A polícia israelense prendeu um homem suspeito de envolvimento no atentado. Segundo informações de autoridades, ele teria fornecido apoio aos atiradores e já era monitorado por tentar ajudar palestinos a se estabelecerem ilegalmente em Israel.
Destruição em Gaza
Na Faixa de Gaza, os ataques israelenses se intensificaram. Nesta segunda-feira, as forças armadas derrubaram um arranha-céu de 12 andares no centro de Gaza, marcando o quarto prédio de grande porte destruído nos últimos quatro dias. O edifício, conhecido como Al-Roya 2, abrigava dezenas de famílias deslocadas pela guerra.
Três horas antes da explosão, o Exército israelense havia ordenado a evacuação do local e das tendas nas proximidades. As Forças de Defesa de Israel afirmaram que o Hamas utilizava a estrutura para coletar informações e armazenar explosivos, afirmando que “o prédio foi usado durante toda a guerra para planejar e promover ataques terroristas contra as forças das IDF”.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, já havia dito que “uma enorme tempestade de furacão” atingiria Gaza nesta segunda.
