
Brasil Conquista Prata na Ginástica Rítmica com Representação Paranaense
No último sábado (23), o Brasil alcançou um marco histórico na ginástica rítmica ao conquistar a medalha de prata na competição geral por equipes no 41º Mundial da modalidade, realizado no Rio de Janeiro. A equipe brasileira, que contou com duas representantes do Paraná, alcançou o melhor resultado do País em mundiais de conjunto geral.
Desempenho da Equipe
A equipe brasileira somou 55.250 pontos nas duas apresentações, disputando tanto com fitas quanto com bolas e arcos. O Japão ficou em primeiro lugar com 55.550 pontos, enquanto a Espanha completou o pódio com 54.750 pontos.
Entre as cinco atletas da Seleção Brasileira, estavam Mariana Gonçalves, de 20 anos, natural de Curitiba, que treina na Associação de Ginástica Rítmica (AGIR), e Nicole Pircio, de 23 anos, que, embora paulista, reside e treina em Londrina, no Paraná. Ambas contaram com o apoio do Governo do Estado em suas trajetórias esportivas.
Apresentações Notáveis
A medalha de prata foi conquistada em duas apresentações marcantes. Na performance com cinco fitas, o Brasil obteve 27.400 pontos, alcançando a segunda melhor nota da competição, atrás apenas da Bulgária, o que garantiu a classificação para a final do aparelho, programada para este domingo (24).
Na apresentação com três bolas e dois arcos, o time brasileiro registrou 27.850 pontos, garantindo a terceira melhor performance do dia, atrás de Japão e Espanha, e também se classificou para a final do aparelho.
Desempenho Individual Notável
Na sexta-feira (22), a paranaense Bárbara Domingos conquistou o nono lugar na competição individual, estabelecendo o melhor resultado da história do Brasil na modalidade. Conhecida como Babi, ela treina em Curitiba e é membro da AGIR, que também é beneficiária do Proesporte.
Babi recebeu apoio contínuo do Governo do Estado desde 2012, destacando-se como a primeira brasileira finalista olímpica na modalidade em 2024 e a primeira a conquistar uma medalha de ouro individual nos Jogos Pan-Americanos.
Investimentos em Esporte no Paraná
O Governo do Paraná tem demonstrado um compromisso contínuo com o desenvolvimento da ginástica por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte). Neste ano, o programa atingiu um recorde com a submissão de 1.850 projetos, quase o dobro do número anterior.
Desde 2018, o Proesporte já destinou R$ 83 milhões para 577 projetos esportivos em todo o Estado, financiados pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além do aporte financeiro, o programa tem promovido capacitações para gestores e proponentes em várias regiões do Paraná.
O Programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), criado em 2011, se destaca como uma importante iniciativa de apoio a atletas por meio de bolsas. A edição de 2025 oferece 1.226 bolsas para atletas e técnicos do Paraná, com um investimento previsto de R$ 5,2 milhões.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



