Human Rights Watch Condena Atentado em Gaza que Resultou na Morte de Jornalistas
A Human Rights Watch (HRW) emitiu um forte pronunciamento condenando o ataque das forças israelenses a uma tenda de imprensa em Gaza, que resultou na morte de cinco jornalistas no último domingo (10/08). Entre as vítimas estão os repórteres da Al Jazeera Anas Al-Sharif e Mohammad Qreiqeh, além dos cinegrafistas Ibrahim Zaher, Mohammed Noufal e Moamen Aliwa.
Denúncia de Ameaças aos Jornalistas
Em sua declaração publicada nas redes sociais na segunda-feira (11/08), a HRW destacou o “assassinato descarado” de jornalistas e ressaltou o “perigo inimaginável” que esses profissionais enfrentam na faixa de Gaza. A organização salientou que o exército israelense demonstra um “total desrespeito pela vida civil”. Segundo a HRW, “jornalistas nunca deveriam ser um alvo, mas as forças israelenses mataram dezenas, muitos deliberadamente”.
Justificativa do Exército de Israel
O Exército de Israel confirmou a morte de Al-Sharif, alegando que ele liderava uma célula do Hamas e teria participado de ataques com foguetes direcionados a civis e tropas israelenses. O governo afirmou ter provas do envolvimento do jornalista com atividades terroristas.
A Importância de Proteger a Imprensa
A HRW enfatizou a importância dos jornalistas palestinos na documentação dos eventos em Gaza, afirmando que sua atuação é indispensável para relatar as atrocidades cometidas na região. A organização concluiu que, “em vez de silenciar as vozes que relatam as atrocidades em Gaza, Israel deveria parar de cometê-las”.
