A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra um casal acusado de arrecadar fundos para manter um acampamento golpista em Brasília, durante o final de 2022. A denúncia envolve Rubem Abdalla Barroso Junior e Eloisa da Costa Leite, que enfrentam acusações de associação criminosa e incitação das Forças Armadas contra os poderes constitucionais.
Detalhes da Acusação
Em documento enviado ao STF no mês passado, a procuradoria afirma que o casal organizou uma tenda de alimentação no acampamento, solicitando doações via Pix para adquirir alimentos como arroz, feijão, carne, salada e suco. As investigações da Polícia Federal revelaram movimentações bancárias suspeitas de aproximadamente R$ 1 milhão associadas a Eloisa da Costa.
Dinâmica de Arrecadação
A dinâmica do casal, segundo a PGR, consistia na arrecadação de recursos através de uma chave Pix vinculada à conta de Eloisa, que eram posteriormente repassados a Rubem. Parte da quantia coletada tinha como objetivo fomentar atos antidemocráticos, por meio do fornecimento de alimentos aos participantes do QGEx, como detalhado pela procuradoria.
Próximos Passos
A denúncia foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, que é o relator dos processos relacionados à trama golpista no Supremo. Não há prazo definido para o julgamento, que determinará se os denunciados se tornarão réus pelas acusações. Até o momento, Rubem Abdalla e Eloisa da Costa não indicaram advogados para sua defesa no STF.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



