MC Preso em Fortaleza Por Apoio a Organização Criminosa
Um MC de 21 anos foi detido na tarde de quarta-feira (23), no bairro Messejana, em Fortaleza, sob a suspeita de integrar uma organização criminosa e de fazer apologia ao crime por meio de suas músicas e das redes sociais.
Conteúdo das Canções e Apologia ao Crime
As letras das canções do rapper, conhecidas como “funk proibidão”, exaltavam diretamente ações de uma facção criminosa atuante em estados como Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Mato Grosso. Investigadores indicaram que o MC promovia a violência, desafiava decisões judiciais e glorificava a vida criminosa em vídeos que alcançavam aproximadamente 100 mil visualizações cada.
Além disso, o artista ostentava joias, armas e utilizava sua influência digital, com mais de 10 mil seguidores, para impactar um público jovem.
Histórico Criminal e Ação Policial
O mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Polícia Civil do Estado do Ceará, expedido pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas. O nome do preso ainda não foi revelado. Além de sua ligação com a organização criminosa, o MC possui processos anteriores por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizáveis do Interior Norte (Draco Norte), com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).
Apreensões e Continuação das Investigações
Durante a operação, foram apreendidos joias e celulares, que passarão por análise para aprofundar as investigações. O suspeito foi encaminhado à sede da Draco, onde permanece à disposição da Justiça.
