Os 54 parlamentares e 47 suplentes estão divididos em 25 universidades/partidos.
Créditos: Orlando Kissner/Alep
A 6ª Legislatura do Parlamento Universitário foi oficialmente inaugurada na quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa do Paraná. Composta por 54 deputados universitários e 47 suplentes, a iniciativa busca promover a cidadania e a participação dos jovens no meio político.
Cerimônia de Posse
A cerimônia de posse contou com a presença da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), que enfatizou a relevância da alta procura pelo evento, com mais de 1.200 inscrições. “Isso demonstra o interesse dos jovens em participar e entender o processo político”, afirmou. O evento também marcou a inclusão de 15 comunicadores e a aprovação formal da nova legislatura.
Após a posse, os parlamentares participaram de um curso de oratória e debates sobre a formação de blocos e a eleição da Mesa Diretora, atividades programadas para a sexta-feira (18).
Formação Política
A manhã de formação abordou temas como retórica e normativas parlamentares, conduzida por Jeulliano Pedroso, diretor da Escola do Legislativo. “Esperamos que os estudantes compreendam as diversas funções da Assembleia Legislativa, desde a elaboração de leis até a fiscalização de atos governamentais”, destacou Pedroso.
Dylliardi Alessi, diretor Legislativo, explicou a tramitação de projetos e anunciou que mais de 130 projetos de lei haviam sido protocolados por deputados universitários.
Introdução à Comunicação
Nesta edição, destaca-se a integração estruturada de comunicadores, que atuam em áreas como assessoria parlamentar e reportagem. Isso marca uma evolução no modelo anterior de simulação realizado em 2017. Os alunos, sob orientação de jornalistas, são responsáveis pela cobertura de eventos e produção de conteúdos nas mídias sociais.
A vereadora de Curitiba e ex-deputada universitária, Camilla Gonda (PSB), participou da cerimônia e ressaltou a importância da iniciativa em sua trajetória política. “É uma experiência única que nos permite entender na prática o funcionamento de uma Casa Legislativa”, afirmou.
Próximas Etapas
A programação da sexta-feira (18) inclui a eleição da Mesa Executiva do Parlamento Universitário e a definição de um chefe do Executivo. Esta temática se diferencia da Assembleia Legislativa real e é similar a sistemas parlamentares. Além disso, serão formalizados os blocos partidários e eleitos presidentes de comissões, incluindo a de Constituição e Justiça (CCJ).
Deputados Universitários da 6ª Legislatura por Instituição
Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)
- Angelina Martins
- Bittencourt
- Filipe Melo
- Fernando Weber
Centro Universitário Internacional (UNINTER)
- Dri Cascardo
- Matheus Urbano
- Leonardo Santos
Centro Universitário Opet (UNIOPET)
Estácio
Faculdade de Ensino Superior do Paraná / Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP)
- Davi Gomes
- Lourenço Coelho
- Douglas Cerqueira
