A Universidade Estadual de Maringá (UEM) celebra os 50 anos do seu curso de Zootecnia, um dos pioneiros no Brasil, com uma variedade de atividades programadas. De 19 a 24 de maio, a instituição realizará seu Jubileu de Ouro, que inclui a II Reunião Estadual de Ensino de Zootecnia do Paraná, marcada para a segunda-feira (19). O evento contará com a participação de representantes de universidades, profissionais renomados e autoridades do setor agropecuário.
Histórico do Curso
Implantado em 1975 e oficialmente reconhecido pelo Ministério da Educação em 1978, o curso de Zootecnia da UEM foi fundamental para a formação do Centro de Ciências Agrárias da universidade. Atualmente, em parceria com o curso de Agronomia, o programa realiza atividades em diversas unidades da UEM, incluindo a Fazenda Experimental de Iguatemi e a Estação Experimental de Piscicultura de Floriano.
Importância para o Desenvolvimento do Paraná
O reitor da UEM, Leandro Vanalli, enfatiza que o curso de Zootecnia reflete a missão da universidade em contribuir para o desenvolvimento do Paraná, caracterizado por sua forte vocação agrícola. “Celebrar os 50 anos da Zootecnia é reconhecer uma trajetória de excelência acadêmica e compromisso com a sociedade”, declarou o reitor.
O chefe do Departamento de Zootecnia (DZO), professor Leandro Castilha, complementou que o evento representa uma oportunidade para valorizar os pioneiros e projetar o futuro da Zootecnia no Paraná e no Brasil.
Agenda do Evento
No primeiro dia das comemorações, palestras com o CEO da startup RICMA Metaverso, Ricardo Matiello, e Beatriz Poletto, gestora de projetos do Sebrae de Maringá, darão início às discussões sobre os principais desafios na formação de zootecnistas. Uma mesa-redonda com coordenadores de curso também está programada, além de uma homenagem a professores que contribuíram para a consolidação da graduação e da pós-graduação em Zootecnia na UEM ao longo dos anos.
No dia 20 de maio, o evento contará com a presença do professor e pesquisador Basílio Baccarin, Doutor Honoris Causa pela UEM, que teve um papel crucial na criação de cursos fundamentais da universidade.
Participação de Autoridades e Egressos
Diversas autoridades do setor agropecuário confirmaram presença, incluindo Marinaldo Divino Ribeiro, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), e Adolfo Yoshiaki Sasaki, presidente do CRMV-PR. O ex-aluno Hugo Fernando Monteiro, que atua na Universidade da Califórnia, também compartilhará sua trajetória internacional com os participantes.
Marcos Históricos e Encerramento
As celebrações também incluem atividades especiais em homenagem aos 30 anos do Programa de Educação Tutorial (PET Zootecnia) e da empresa júnior ZooJr. Consultoria, além da Associação Paranaense dos Estudantes de Zootecnia (Apez).
O encerramento das festividades está previsto para sábado (24), às 12h, no CTG Rincão Verde, com um churrasco de confraternização que incluirá apresentações musicais e esportes rurais.
Homenagem na Câmara Municipal
Na última sexta-feira (13), em comemoração ao Dia do Zootecnista, o curso de Zootecnia da UEM recebeu uma homenagem na Câmara Municipal de Maringá. O chefe do DZO, Leandro Castilha, e 20 docentes aposentados foram agraciados com o título de Mérito Comunitário, destinado a personalidades e instituições que impactam positivamente a sociedade maringaense.
