O Balé Teatro Guaíra apresenta em São Paulo seu espetáculo “Contraponto: Anima – Imensidão Adentro & Castelo”. As performances ocorrerão no Teatro Sérgio Cardoso nos dias 12 e 13 de julho, com duração de 1h20 e classificação livre. Os ingressos já estão à venda pela plataforma Sympla.
Descrição do Espetáculo
O espetáculo é composto por duas coreografias autorais: “Anima – Imensidão Adentro”, de Alan Keller, e “Castelo”, de Alessandro Sousa Pereira. A proposta contempla temas como resistência, força, coragem, cansaço, sensibilidade e medo, que se manifestam em uma experiência poética e visual.
“Anima” convida o público a explorar um universo fantástico, repleto de imagens e sensações que levam a reflexões sobre o “eu” e suas motivações invisíveis, mas essenciais. Após o intervalo, “Castelo” apresenta um estudo coreográfico sobre os mecanismos de defesa que os indivíduos desenvolvem para enfrentar os desafios do mundo atual, resultando em uma obra intensa e comovente.
Histórico e Sucesso do Espetáculo
Estreado em 2023 em Curitiba, o espetáculo teve um tom mais intimista e alcançou grande sucesso, exigindo adaptações para o Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, onde também esgotou os ingressos. Desde então, “Contraponto” tem seguido seu percurso por diversas regiões.
No início de 2024, a coreografia “Castelo” foi destaque na abertura da Niterói Semana de Dança e também se apresentou no Sommerballet, festival de verão na Dinamarca, recebendo aclamação tanto do público quanto da crítica. O diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni, compartilha: “O público, que nunca havia ouvido falar do Balé Guaíra, saiu encantado. A potência dos nossos artistas foi reconhecida pelo aplauso longo e forte”.
A crítica dinamarquesa descreveu a performance como “completamente encantadora”, destacando a proposta moderna da obra que reflete um mundo em mudança. O portal Magasinet KBH elogiou a energia e a ousadia do Balé Teatro Guaíra. Além disso, o retorno da companhia à Dinamarca já está agendado para agosto.
Apresentações em Portugal e Carnaval
Recentemente, “Castelo” foi apresentado em cinco cidades de Portugal, recebendo uma recepção calorosa. “Recebemos muitos aplausos, nos reconectamos com parceiros e estreitamos laços com a Companhia Nacional de Bailado, em Lisboa”, afirmou Bongiovanni.
A coreografia “Anima” também extrapolou os palcos, influenciando o Carnaval do Rio de Janeiro. Um boneco criado para a montagem inspirou a comissão de frente da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, que conquistou o Estandarte de Ouro em 2025. O boneco, idealizado por Alan Keller, foi reinterpretado pelos irmãos Eduardo e Tim Santos.
Bongiovanni comenta sobre a rica diversidade do programa: “São dois universos bastante distintos que convivem neste trabalho de uma forma que nos arrebata e nos provoca”.
Serviço
Espetáculo: “Contraponto – Anima: Imensidão Adentro & Castelo”
Companhia: Balé Teatro Guaíra
Datas: 12 e 13 de julho de 2025
Horários: Sábado às 20h | Domingo às 16h
Duração: 1h20 (com intervalo)
Classificação: Livre
Local: Teatro Sérgio Cardoso – São Paulo/SP
Ingressos: Sympla
