8 lugares para curtir as férias em família em Curitiba e Região

Fazer um passeio em um ponto turístico é super legal, mas conhecer um lugar diferente, nem sempre lotado, e que ainda agrada a família toda pode ser o diferencial para esse período de férias. E Curitiba e a Região Metropolitana estão repletos de locais e atrativos para além do MON, do Jardim Botânico e dessas outras belezas que a cidade ostenta. São opções bastante variadas (e instagramáveis também) para curtir as semanas de folga. Pensando num circuito alternativo, preparamos 8 dicas de locais para aproveitar as férias e os finais de semana em família e aproveitar o ambiente para tirar boas fotos de lembrança dos primeiros dias de 2023. Confira! 

1 – Parque Municipal Gomm 

Quer levar a garotada para conhecer um parque com o charme da Inglaterra? Esse local é o Bosque Gomm, que fica no bairro Batel, entre o Shopping Pátio Batel e a Casa Gomm. O espaço é a antiga residência da família que dá nome ao parque. O local chegou a sediar o Consulado Britânico em Curitiba e é Patrimônio Histórico da cidade. Entre as atrações do espaço, as famílias podem encontrar um playgound com brinquedos inclusivos, cancha de basquete, deck, casinha do coelho, pista para circulação e um memorial inglês. Para criar esse ambiente britânico, o parque conta ainda com elementos como a cabine telefônica vermelha, típica do país europeu. 

Endereço: Rua Bruno Filgueira, 666 – Batel, Curitiba (PR) 

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6h às 22h 

2 – Choripan do Ahú 

Inaugurado em dezembro de 2022, integra a rede que traz lanches e cultura latina para Curitiba. O novo endereço tem um espaço temático que relembra um dos pontos turísticos mais importantes de Buenos Aires: a Mafalda de San Telmo. O novo Choripan da rede ainda conta com um painel com grafite dos dois maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Maradona e Pelé, que fica ao lado de um balanço para crianças e adultos aproveitarem a diversão. Assim como os outros bares da rede, o Choripan do Ahú é pet friendly e possui espaço kids para a garotada se divertir. 

O gastrobar tem um cardápio variado de lanches choripan, porções e pratos da casa que podem ser apreciados com cerca de dez sabores de linguiças, entre eles frango com queijo coalho, pernil com pimenta e porco Moura caipira. Outras delícias do cardápio são as empanadas e os alfajores, ambos tradicionais em países como a Argentina. O cliente ainda tem diversas bebidas no cardápio, como a cachaça de Jambu, o gin Hambre de Colores e o tradicional chope pilsen Chucho Perro. 

Endereço: R. Francisco Scremin, 290 – Ahú, Curitiba (PR) 

Horário de funcionamento: de terça a quinta-feira, das 17h30 às 23h; sexta-feira, das 16h30 às 00h; sábado, das 14h30 às 00h; domingo, das 14h30 às 22h. 

3 – Vale da Música 

A Ópera de Arame também é uma excelente opção para a família curtir as férias. Lá, é possível encontrar o Vale da Música, festival permanente de arte apresentado pelo Bradesco e com realização da Futura Fonte em parceria com a DC Set Group e que vem trazendo inúmeras ofertas culturais para todo o espaço do icônico teatro. Uma excelente pedida para quem busca o contato com muita música, natureza e arte.  

Lá, é possível curtir três exposições: “Do Ritmo ao Algoritmo”, que reconta a história da música e traz 15 painéis gigantes; “Afetos Urbanos e Cidades Possíveis”, que é um ciclo de exposições com artistas locais contemporâneos e traz olhares diversos sobre a cidade de Curitiba, expressos na fotografia, nas artes digital e urbana; e “O Curso das Coisas”, em que doze artistas participam com obras que vão da fotografia ao vídeo e instalações e performances. 

Além disso, é possível subir no palco do teatro, levar a criançada pra percorrer o caminho da mata, trilha que fica aos fundos do teatro e, de quebra, ver patos e outros animais andando pelo local. Nos decks do restaurante, dá pra saborear um bom lanche ouvindo música instrumental no Palco Flutuante, um dos charmes do local. 

Endereço: Rua João Gava, 970 – Abranches. 

Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h (em janeiro) 

Ingressos: R$ 15,00 inteira e R$ 7,50 meia-entrada (às quartas-feiras, moradores de Curitiba que comprovarem residência têm entrada gratuita – exceto feriados). 

4 – Parque das Águas de Pinhais 

Uma das principais atrações na Região Metropolitana de Curitiba é o Parque das Águas de Pinhais. No espaço a criançada pode aproveitar o parquinho com escorregador, balanço e gangorra. O espaço é pet friendly e conta ainda conta com pistas de caminhada e ciclovias, além de pontes, bancos, mirante, bicicletário e academia ao ar livre. Se bater aquela fome, o parque tem uma praça de alimentação com food trucks. O parque tem fácil acesso tanto para os moradores do município quanto para quem mora em Curitiba, pois está próximo de bairros como Cajuru, Capão da imbuia e Bairro Alto, além de estar próximo à Piraquara. 

Endereço: Rodovia João Leopoldo Jacomel com Estrada Ecológica, Pinhais (PR). 

Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h30 às 21h 

5 – Parque São José dos Pinhais 

Com balanço, gangorra e outras estruturas típicas para as crianças se divertirem, além de um parcão para que os pets possam gastar energia, o Parque São José dos Pinhais é uma opção não só para os moradores da cidade da Região Metropolitana. Localizado na Avenida Comendador Franco, o espaço fica próximo aos bairros Uberaba, Cajuru e Boqueirão. Os visitantes podem encontrar vários equipamentos para passar um dia de lazer, como churrasqueiras, academia ao ar livre, pista de caminhada, campo de futebol e uma área de descanso. Além disso, contemplação à natureza não falta no parque: lagoas e horto municipal garantem o contato com o meio ambiente.  

Endereço: Av. Comendador Franco – Cidade Jardim, São José dos Pinhais (PR), próximo ao portal da cidade 

Horário de funcionamento: aberto todos os dias, 24 horas 

6 – Parque Náutico de Curitiba 

Localizado nas proximidades dos bairros Boqueirão e Alto Boqueirão e da cidade de São José dos Pinhais, o espaço, além de ideal para a prática de esportes náuticos, é também perfeito para fotos e passeios em família. Conta com playground para a criançada, academia ao ar livre, Jardim de Mel (com abelhas jataí, sem ferrão), comércio ambulante, food trucks, além da Torre de Cronometragem, um dos símbolos da região. Essa estrutura é feita com troncos de madeira, assim como a ponte que dá acesso a ela. Ainda que a torre não seja aberta a visitação, é o cartão de visitas para fotos em família. 

Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 12.205 – Boqueirão, Curitiba (PR) 

Horário de funcionamento: das 6h às 20h, diariamente  

7 – Parque Municipal Lago Azul 

Espaço na zona sul de Curitiba, está localizado no bairro Umbará. Trata-se de uma antiga propriedade privada na qual funcionava um moinho de milho. As instalações da família que era proprietária do local estão mantidas no parque: a casa de madeira, sede da propriedade; o moinho movido à água do lago; e o paiol de milho. O parque tem playground para a criançada, além de brinquedos de troncos. Conta ainda com canchas de vôlei, futebol, academia ao ar livre, ciclovia, mirante, passarela, praça central, trilhas e pista de caminhada. 

Endereço: Rua Colomba Merlin, 831 – Umbará, Curitiba (PR) 

Horário de funcionamento: das 6h às 20h, diariamente 
 

8 – Parque Municipal Cambuí 
 

Com praça central, mirante, passarela, lago, pista de caminhada, trilhas, academia ao ar livre, playground e ciclovia, o Parque Cambuí está no bairro Fazendinha, em Curitiba, e é um espaço de mata nativa e ciliar. O nome do parque vem de uma espécie de árvore nativa bastante presente na região. O lago é outra das atrações do espaço, e passou por limpeza no ano de 2021. Junto com os parques Tanguá, Tingui e o Barigui, o Cambuí compõe um conjunto de unidades de conservação localizadas às margens do Rio Barigui. 
 

Endereço: R. Carlos Klemtz, 1989 – Fazendinha, Curitiba (PR) 

Horário de funcionamento: das 6h às 22h, diariamente 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Casa Eliseu Voronkoff inicia as atividades de 2023

A Casa Eliseu Voronkoff, único Centro Cultural privado da cidade de Araucária, inicia suas atividades de 2023 em 01 de fevereiro. Além do início das aulas dos Cursos Permanentes, voltam a acontecer também os encontros dos projetos Tricontando e Café com Prosa, as gravações do podcast Livro na Ponta da Orelha, o Cineclube Gengibirra, e a programação artística do espaço, que durante o ano realiza e recebe exposições, shows, espetáculos, oficinas, mostras e festivais. 

O Tricontando une trabalhos manuais e literatura. A conversa começa sempre com a leitura de um conto ou crônica, e depois de refletir sobre as situações literárias o grupo papeia livremente enquanto confecciona peças em tricô ou crochê. Os encontros são mensais e já acontecem há 4 anos. Durante a pandemia o projeto se manteve de maneira on line e foi muito importante como forma de conexão entre as participantes. O Tricontando é uma parceria da Casa Eliseu Voronkoff, a página de incentivo à leitura, Capitu Lê, e a Gato de Gola, artigos em tricô, de Nayamim Moscal.  

O Café com Prosa é um grupo de leitura, onde todos leem o mesmo livro e se reúnem uma vez por mês para conversar sobre a obra, enquanto compartilham um delicioso café da tarde, patrocinado pela Pausa pro Bolo, de Adriana Cecere Vaz. O projeto é também uma parceria com a página Capitu Lê, criada por Jacqueline Carteri, que faleceu em agosto de 2022, mas deixou vários projetos que são mantidos pela Casa Eliseu Voronkoff e por sua afilhada, Nycole Gayer Bruschini Wuhan. Ainda são ideias de Jacqueline as Bibliotecas Livres, localizadas uma na área externa e outra na área interna do Centro Cultural, e o podcast Livro na Ponta da Orelha, que traz a contação de Histórias Infantis. Parceria com o Estúdio Bunker Cultural, Simone Nunes e Nicolas Daher.  

Ainda como extensão do Café com Prosa, os livros do acervo do projeto ficam disponíveis para empréstimo para professores da rede pública de ensino que queiram realizar rodas de leitura.  

O Cineclube Gengibirra, projeto de Jhonny Castro e Michele Cas, deve voltar repaginado, não mais realizando exibições mensais, mas algumas mostras de filmes durante o ano, assim como a já tradicional parceria com o Dia Internacional da Animação. O acervo do Cineclube também fica disponível para empréstimo dos moradores de Araucária. Podem ser emprestados dois filmes, que devem ser devolvidos no prazo de duas semanas.  

Os Cursos Permanentes são Dança Cigana, Dança Moderna, Desafia – Dança e Empoderamento Feminino, Desenho, Musicalização e Teatro. As matrículas estão abertas e as aulas começam a partir de 01 de fevereiro. A Casa Eliseu Voronkoff também mantém uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Apoia.se, que possibilita a concessão de bolsas em seus cursos.  

Para saber de tudo que rola por lá e como participar dos projetos e cursos acesso o site: www.casaeliseuvoronkoff.com.br 

Serviço: 

Casa Eliseu Voronkoff 

Rua Julieta Vidal Ozório, 413 Centro Araucária 

Telefone: 41 3031 5355 – 41 99850 6246  

https://www.facebook.com/CasaEliseuVoronkoff
https://www.instagram.com/casaeliseu/
https://apoia.se/casaeliseuvoronkoff

Crédito fotos: 

E(las): Carlos Poly

O Medo Que Ela Sentia Enquanto Você Não Vinha (ou Por Que Você Nunca Veio?): Rhayra Fracaro 

Menos é Mais e Feijão da Fundação em Guaratuba

Para fechar janeiro em grande estilo, a programação do Café Curaçao (R: Brejatuba,500) em Guaratuba está super agitada. Na sexta (27.01), o grupo de pagode Menos é Mais chega com um dos shows mais aguardados da temporada do Verão 2023. Para completar, os curitibanos do Bigode Groove estão escalados para abrir o show, a partir das 22horas. Já no sábado (28.01), a partir do meio-dia, a casa recebe a feijoada mais badalada do litoral paranaense, Feijão da Fundação, que chega neste ano em sua 20ª edição.

MENOS É MAIS

Com mais de 641 milhões de visualizações no Youtube, o grupo de pagode Menos é Mais já representa Brasília em outros estados e é o novo fenômeno do gênero musical no Brasil. O grupo com cinco anos de estrada e já coleciona números impressionantes nas plataformas digitais e fãs ilustres, como os jogadores de futebol da Seleção Brasileira: Neymar, Thiago Silva, Marquinhos e Roberto Firmino. E é com essa pegada que eles chegam para incendiar as areias do litoral paranaense.

Com um repertório animado, que mescla regravações e músicas autorais, o Menos é Mais lota casas por onde passa, inclusive no Eixo Rio-São Paulo, onde o samba tem raízes fortes. O grupo é formado por Duzão (vocalista), Gustavo Goes (percussionista), Jorge Farias (percussionista), Paulinho Félix (percussionista) e Ramon Alvarenga (percussionista). Em Guaratuba não será diferente, hits como “Saudades na Terra”, “Vai me Dando Corda”, “Pagando Mal com Mal”, “Adorei”, “Melhor Eu Ir”, “Recaída”, “Uber”, entre outros vão embalar a noite.

O DNA do pagode brasiliense guia o grupo pelos estados do Brasil. Se por um lado, o calor dos palcos é contagiante e motivador, por outro, os pagodeiros de Brasília acumulam mais de 4 milhões de ouvintes mensais nas plataformas musicais. O canal do Youtube, por sua vez, conta com 3,64 milhões de inscritos. A estratégia inovadora de postar um vídeo por semana resultou na criação de vários quadros musicais. O queridinho é o “Churrasquinho do Menos é Mais”: mais de 578 milhões de visualizações.

Recentemente, o Menos é Mais gravou seu terceiro projeto em Brasília, cidade onde tudo começou a acontecer. O audiovisual “CONF!A”, que sai pela Som Livre, inicia uma nova fase na carreira do grupo que, mais maduro e agora com grande bagagem na indústria fonográfica, construiu um projeto autêntico, revolucionário e com a identidade única do Menos é Mais. Contando a história dos meninos de Brasília e trazendo de forma latente o conceito de “Acredita, Confia e Vai!”, os pagodeiros disponibilizaram no início de dezembro o primeiro volume do projeto que chega para ditar um novo nível de excelência para o pagode nacional.

Os ingressos estão disponíveis e variam a partir de Pista – R$80,00 (meia-entrada) + taxa adm/ Área Vip – R$150,00 (meia-entrada) + taxa adm. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Os ingressos estão à venda através do www.diskingressos.com.br e www.blueticket.com.br . O pagamento pode ser feito em até 3x pelo cartão de crédito, PIX ou dinheiro. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Prime e Clube Disk Ingressos possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por associado. INGRESSO SOCIAL – doares de 1kg de alimento não-perecível, ou um brinquedo em bom estado de conservação possuem 50% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.  Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Os ingressos podem ser adquiridos através do Disk Ingressos (Ventura Shopping – de segunda a sexta, das 11hs às 22hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs), bilheteria do Café Curaçao (das 11 às 20h) e pontos de vendas credenciados Disk Ingressos. Online www.blueticket.com.br . É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada da casa.


FEIJÃO DA FUNDAÇÃO

A mais badalada feijoada do litoral paranaense, “Feijão da Fundação”, que reúne milhares de pessoas durante a temporada de verão, chega neste ano à sua XX edição. Organizado pela Fundação Francisco Bertoncello, o evento, que tem à frente, Francisco Bertoncello Jr.  acontece em Guaratuba, no próximo sábado, dia 28 de janeiro, em uma mega estrutura montada no Café Curaçao (R:Brejatuba,500), a partir das 12horas. Para a edição que marca 20anos de tradição, as atrações musicais ficam por conta das bandas de samba, pagode e samba-rock. Os responsáveis por levantar a galera são: Banda Coisa Fina, Eu Gosto Assim, Pra Sacudir, Curte Aí, Banda Mangalee, dj´s  Maia e Gui Nóbrega.

O “Feijão da Fundação” se tornou, ao longo dos anos, evento obrigatório na programação de verão. Unindo esta paixão gastronômica brasileira, que é a feijoada, com muita música e ambiente descontraído em prol de uma causa nobre, costuma terminar em festa, no melhor estilo grito de carnaval.

Uma das principais características do evento é o tom democrático da festa, que recebe pessoas de todas as tribos e até personalidades para aproveitar o dia de sol com muita música e animação. O evento visa reunir fundos para manter em funcionamento a instituição, mantida pela Fundação Francisco Bertoncello, que abriga crianças órfãs ou em situação de vulnerabilidade pessoal e social, encaminhadas por órgãos competentes sob a tutela da Vara de Infância e Juventude.

“Chegamos com muita alegria aos 20 anos do Feijão da Fundação. Muita dedicação e muito trabalho, de amigos e voluntários, que a tornaram uma das feijoadas mais tradicionais e animadas do Brasil. Já são duas décadas de uma história linda e essa promete ser uma edição histórica”, comenta Francisco Bertoncello Jr, responsável pelo evento.

Criada em 2003, a Fundação Francisco Bertoncello, foi organizada por um grupo de amigos. O nome da fundação é uma homenagem ao empresário que iniciou os trabalhos voluntários no sentido de sua criação. Como o primeiro objetivo (a construção do Lar) foi atingido, a manutenção dessa instituição é a nova meta. Atualmente, cerca de 30 crianças e adolescentes, de 0 a 12 anos, são assistidas pela casa lar.

Os abadás estão à venda pelo aplicativo Ipay.

SERVIÇO:
VERÃO 2023 CAFÉ CURAÇAO GUARATUBA
LOCAL:
Café Curaçao (Av. Brejatuba,500)
MENOS É MAIS e BIGODE GROOVE
Quando:
27 de janeiro de 2023 (Sexta)
Horários:
a partir das 22horas
Valores: custam a partir PISTAR$80,00 (meia-entrada) + taxa adm / ÁREA VIP – a partir de R$150,00 (meia-entrada) + taxa adm. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei. A meia-entrada é para estudantes, maiores de 60 anos, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência (PCD) e de câncer. Clientes Clube Prime e Clube Disk Ingressos possuem 50% de desconto na compra de até dois ingressos por associado. INGRESSO SOCIAL – doares de 1kg de alimento não-perecível, ou um brinquedo em bom estado de conservação possuem 50% de desconto sobre o valor da inteira. A entrega será feita na entrada do evento. Promoções não cumulativas com descontos previstos por Lei.  É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada da casa.
Forma de pagamento:
dinheiro, crédito em até 3x e Pix
Pontos de Venda:
  Disk Ingressos (Ventura Shopping – de segunda a sexta, das 11hs às 22hs, aos sábados, das 10 às 22 horas, e aos domingos, das 14 às 20hs), Call-center Disk Ingressos (41) 33150808 (de segunda a sexta, das 9h às 22hs, e aos domingos, das 9 às 18hs), bilheteria do Café Curaçao (das 11 às 20h) e pontos de vendas credenciados Disk Ingressos. Online www.blueticket.com.br . É obrigatória a apresentação de documento previsto em lei que comprove a condição do beneficiário na compra do ingresso e na entrada da casa.
Censura
: 16 anos (de 14 a 16anos acompanhados por um responsável maior de 18 anos e abaixo de 14 anos somente com os pais).
Informações para o público: 41 33150808 / www.bluetickquet.com.br
FEIJÃO DA FUNDAÇÃO – 20ª edição
Quando:
28 de janeiro de 2023 (Sábado)
Horários:
a partir das 12horas
Venda de abadás: app Ipay

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com