65% dos estudantes terão atividades presenciais em escolas e CMEIs de Curitiba

A maioria das famílias das 140 mil crianças e estudantes da rede municipal optou pelo formato híbrido de ensino, com aulas presenciais e videoaulas da TV Escola Curitiba, para o retorno das atividades em escolas e CMEIs, a partir de segunda-feira (2/8). 

No preenchimento do formulário para a escolha do formato, que ficou disponível até esta terça-feira (27/7) no site da Educação, 65% dos pais ou responsáveis escolheram o ensino híbrido. Os 35% restantes permanecerão no ensino remoto, com videoaulas e kits pedagógicos, sem aulas presenciais.

As unidades já estão reorganizando a distribuição das turmas. O limite de ocupação, conforme o Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais, é de até 50%.

“Todas as unidades receberam equipamentos e cuidados necessários para um retorno seguro, com máscaras, face shields, totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes, termômetros, serviços de sanitização. Mas, quem preferir seguir no remoto, tem esta opção”, diz a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Na próxima segunda-feira (2/8), todas as 415 escolas municipais e CMEIs retomarão às atividades híbridas, com oferta de aulas presenciais somadas a videoaulas àqueles que escolheram o híbrido.

O retorno será escalonado. No dia 2, voltam os alunos do 4º, 5º, 8º e 9º anos do Fundamental. A partir de 16 de agosto, retornam os estudantes do 1º ao 3º e do 6º e 7º.

“Sempre será respeitado o limite de até 50% da ocupação previsto no protocolo, porém, como o retorno está escalonado por ciclos, a ocupação média ficará bem abaixo desse número”, afirma a secretária.

Na Educação Infantil também haverá escalonamento. De 2 a 13 de agosto, irão às unidades as crianças dos prés I e II e único, bem como as do Maternal II. A partir de 16 de agosto, podem voltar ao presencial (no formato híbrido) os berçários e as turmas de Maternal I.

A TV Escola Curitiba segue com os conteúdos na tevê aberta e nocanal do YouTube. Os canais são o 4.2 (Rede Massa), 9.2 (Paraná Turismo) e 16.4 (TV Evangelizar).

Quando as crianças e os estudantes que optaram pelo formato híbrido estiverem em casa, acompanharão as videoaulas.

Leia+

No último dia 19 retornaram às aulas em formato híbrido cem das 415 unidades da rede, aquelas onde os estudantes têm maior dificuldade de acesso ao ensino remoto. São 50 CMEIs e 50 escolas com o programa Leia +.

“O andamento das atividades presenciais nessas unidades está sendo rigorosamente acompanhado pela secretaria, para que possamos cuidar da segurança de todos, profissionais e estudantes”, explica Maria Sílvia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pista Municipal de BMX recebe novas bicicletas para aulas gratuitas

A Pista Municipal de BMX da Prefeitura, no Parque Olímpico do Cajuru, recebeu novas bicicletas e equipamentos para serem usados nas aulas gratuitas de BMX do projeto Escola+Esporte=10 (EE10). Foram entregues, nesta quinta-feira (21/10), 31 novas bicicletas e 20 capacetes.

Os equipamentos foram comprados com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) da Fundação de Ação Social (FAS). 

A pista com padrões internacionais foi inaugurada em junho e desde o início de agosto oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes do projeto EE10 e para a comunidade aos fins de semana. 

Para participar, os interessados devem conferir turmas e horários disponíveis no portal Curitiba em Movimento e também disponível no Curitiba App. Informações sobre horários de aulas também podem ser conseguidos pelo telefone do Núcleo Regional do Cajuru da Smelj, no 3221-2353, ou pelo 3221-2484.

A entrega das novas bicicletas foi acompanhada pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, e pelo secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein. 

Parque Olímpico do Cajuru

O endereço do Parque Olímpico do Cajuru é Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, Cajuru. Além da Pista Municipal de BMX, o complexo esportivo conta com campos de futebol de areia, de rua e americano, quadra de futebol de salão, academia ao ar livre, área de treinamento de atletismo, um estádio municipal de beisebol e softbol, pista de caminhada e canchas de voleibol.

Nissei vai aplicar vacinas contra a H1N1 gratuitamente a partir dessa quinta-feira (21)

Nessa quinta-feira (21), a Rede de Farmácias Nissei inaugura mais uma sala de Serviços Avançados Nissei (SAN). A unidade está localizada no Ventura Shopping. Para marcar a data, a Nissei vai aplicar gratuitamente 1.674 doses de vacinas tetra contra a gripe H1N1. Além da nova sala do Ventura, a aplicação também poderá ser feita nas farmácias 24h dos bairros Bacacheri, Hauer, Portão e Seminário

Os interessados devem se cadastrar e agendar um horário no site da Nissei (https://www.farmaciasnissei.com.br/influenza-tetra-gripe-influvac-tetra), escolhendo a loja onde será realizada a imunização. 

A vacina tetraviral do vírus Influenza tem indicação de aplicação anual, pois o imunizante passa por atualização constante, realizada por conta das cepas variantes. Pessoas acima dos seis meses de idade, sem restrição, podem receber a vacina.