5 lugares quase secretos e imperdíveis para visitar em Curitiba

Curitiba tem lugares quase secretos – pouco conhecidos – e fantásticos para conhecer. Preparamos uma lista com cinco lugares imperdíveis para visitar na capital. Confira e aproveite!

Museu do Holocausto

Para quem curte passeio cultural, vale muito a pena visitar o Museu do Holocausto, único espaço sobre o tema no Brasil. O museu é dedicado a contar a história da perseguição de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O acervo permanente conta com objetos e fotografias da época, assim como depoimentos de parentes das vítimas. A maioria dos itens foram doações vindas de várias partes do mundo.

As visitas são gratuitas e precisam ser agendadas no site do museu. Não é permitida a entrada de menores de 12 anos. O museu fica na Rua Coronel Agostinho Macedo, 248, no Bom Retiro.

Divulgação

Café do Paço

Pelo centro da cidade é obrigatória uma parada no Café do Paço. O local é muito charmoso e serve vários tipos de cafés, além de diversas opções de doces.

Localizado no Sesc Paço da Liberdade, o Café do Paço fica em um prédio tombado como Patrimônio Histórico da cidade.

Divulgação

Bosque Reinhard Maack

O Bosque Reinhard Maack é mais uma área verde ótima para aproveitar os dias de temperaturas mais quentes em Curitiba. Localizado no bairro Hauer, o parque ocupa uma área de 78 mil metros quadrados, coberta por pinheiros, aroeiras, caúbas, pessegueiros, bracatingas, paus-de-bugre e branquilhos – árvores nativas da região. 

Por ser uma unidade de conservação, o bosque só pode ser visitado aos sábados, domingos e feriados. Para diversão, o local oferece a Trilha da Aventura, com 16 brinquedos construídos em madeira. 

Foto: Luiz Costa/Arquivo SMCS

Palacete dos Leões

Palacete dos Leões é uma obra arquitetônica construída a partir de elementos neoclássicos, barrocos e art nouveau. Também é um rolê ótimo pra quem curte história e arte.

A fachada azul chama a atenção e o interior do local é rico em detalhes. Sem dúvidas é um espaço que vale a pena conhecer! 

Por Jojosmeri

Observatório Sky Curitiba

Observatório Sky Curitiba fica no 40º andar do Edifício Champagnat Tower, na Praça da Ucrânia. É um dos mirantes mais incríveis da cidade.

Para chegar até ele, é preciso subir no elevador de vidro o que proporciona uma experiência completa para admirar a vista da região. Já no alto, você encontra a Confeitaria Curitibana e o restaurante Terrazza 40 e pode aproveitar uma boa gastronomia.

Foto: Terrazza 40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Prefeitura de Curitiba promove mutirão de recolhimento de lixo eletrônico no sábado

Prefeitura de Curitiba promove mutirão de recolhimento de lixo eletrônico no sábado

No sábado (3/12), os curitibanos têm a última oportunidade do ano de descartar corretamente os aparelhos eletrônicos e cabos fora de uso que estiverem ocupando espaço em casa. O mutirão da Prefeitura de Curitiba acontece em dez pontos diferentes da cidade, das 9h às 15h.

Veja os endereços abaixo.

Podem ser levados computadores, geladeiras, smartphones, fornos elétricos, micro-ondas, aparelhos de som, ventiladores, desumidificadores, torradeiras, batedeiras, aspiradores, mixers, secadores, calculadoras, câmeras digitais, rádios, tablets, notebooks, impressoras, carregadores de celular, entre outros.

O recolhimento é feito pelas associações de reciclagem do Ecocidadão. As peças serão separadas e encaminhadas para darem origem a outros bens. O plástico presente nos aparelhos pode ser usado como matéria-prima para os novos.

A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Leila Maria Zem, reforça que, levando os eletroeletrônicos aos mutirões, além de colaborar com as famílias dos catadores, e no fortalecimento da cadeia de reciclagem, elimina-se o risco de descarte incorreto. “Em aterros sanitários ou bota-fora irregulares, os compostos químicos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos”, explica.

Volta em março

Os recolhimentos mensais voltam a acontecer apenas em março, em função dos meses de férias escolares de verão. Até lá, quem precisar encaminhar o lixo eletrônico pode levar diretamente a um dos Ecopontos Mistos, ou a algum dos pontos fixos das regionais Boqueirão, Tatuquara e Cajuru.

No ICI

Continua disponível o recolhimento do material, também, no  Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), no Cabral. Quem faz o recolhimento é a Associar, do Ecocidadão, todas as primeiras sextas-feiras do mês. Inicialmente, a ação foi estendida, além do material gerado no ICI, aos servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e moradores da primeira quadra da Rua São Pedro, onde fica o ICI.

Mais informações sobre o descarte correto de resíduos e os serviços disponíveis estão no site coletalixo.curitiba.pr.gov.br e no site da Família Folhas.

Mutirão de recolhimento de lixo eletrônico

Data: 3/12 (sábado)

Horário: das 9h às 15h

Locais

    • Parque Barigui: acesso pela BR-277, no estacionamento em frente ao heliponto
    • Parque Bacacheri: acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida
    • Administração Regional Cajuru: Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
    • Parque São Lourenço: Rua José Brusamolin, 125 – acesso pela Rua Mateus Leme
    • Parque Tingui: acesso pela Rua José Casagrande, próximo à ponte
    • Rua da Cidadania do Pinheirinho: Avenida Winston Churchill, 2.033 (no estacionamento, em frente à UPA)
    • Largo Padre Albino Vico: na frente da Paróquia Santuário São José, com acesso pela Avenida República Argentina
    • Praça Menonitas: Rua Antônio Kosovski, 3.425, c/ Rua Major Theolindo Ferreira Ribas
    • Praça Des. Armando Carneiro: esquina das ruas Lourival Portella Natel e Levino Schier
    • Horto Municipal do Guabirotuba: Avenida Senador Salgado Filho, 947

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Copa no Parque São José garante espaço para torcer e comemorar as vitórias da Seleção Brasileira

Com o Brasil garantindo vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022, assistir aos jogos da Seleção Brasileira na Copa no Parque São José é uma experiência emocionante e inesquecível. Shows musicais ao vivo e diversas opções gastronômicas de food trucks da cidade completam as atrações do evento. Claro que para animar a torcida ainda mais, não pode faltar cerveja boa! Por isso, o evento conta com as melhores cervejas da ØL BeerNut Bier, Brux BeerIrônica Katrina.

Isadora Neier, mestre-cervejeira e sócia-proprietária da ØL Beer, comenta que a ideia do projeto é justamente promover o clima vibrante de quando nos juntamos com os amigos e familiares para torcer pelo time do coração.

Torcer e vibrar pelo Brasil durante uma Copa é uma emoção especial. Queremos que o público chegue cedo, curta as bandas, as cervejas, experimente o que há nos food trucks e conheça o que a cidade tem de melhor! Unir tudo isso a expectativa de assistir aos jogos do Mundial em um telão, torna a experiência da Copa no Parque São José única”, complementa a mestre-cervejeira.

De sextas e sábados, das 12h às 23h,e domingodas 12h até as 21h, moradores de São José dos Pinhais, Curitiba e região podem acompanhar e torcer pelos meninos do Brasil em um grande telão. Após os jogos, o evento segue com muita música ao vivo, gastronomia e cerveja artesanal. Vale ressaltar que em dias de jogo da Seleção Brasileira, o clima de festa é estendido até às 22h.

O evento acontece em parceria da prefeitura de São José dos Pinhais com a Associação de Microcervejarias de São José – AMC.

Ingresso solidário

Em uma iniciativa para ajudar pessoas que sofreram perdas devido às chuvas intensas que atingiram a região nas últimas semanas, a organização do evento fomenta o ingresso solidário.

O esporte une as pessoas e é uma ferramenta de transformação poderosa! Imbuídos desse espírito de torcida pelo Brasil, implementamos o ingresso solidário. Com isso, trazendo 1 Kg de alimento não perecível ou roupas em bom estado, os torcedores podem adquirir seu ingresso para o evento”, explica Eduardo Vosgerau, sócio-fundador e mestre-cervejeiro da ØL Beer, uma das organizadoras da Copa no Parque São José.

Eduardo reforça que essa é uma opção válida para todo período ativo da Copa no Parque São José.

Com as cervejas ØL Beer, a vitória é garantida

Quem vier para a Copa no Parque São José poderá bebemorar cada gol conquistado com as melhores cervejas artesanais da região.

A ØL Beer separou suas melhores cervejas para evento, incluindo a hexacampeã, Thor Belgian IPA (premiada internacionalmente). “A nossa intenção é trazer o melhor da gastronomia para o evento. Por isso, reunimos cervejarias parceiras para trazer opções para agradar do tomador de cerveja iniciante ao com o paladar mais exigente”, reforça Isadora.

Além da hexacampeã da ØL, durante o mundial, a cervejaria são-joseense levará as cervejas Baldr PilsenOdin WitbierLoki APA e também os últimos lançamentos da linha USINØLJump In That Citrus West Coast IPASunstone American IPA e London Trip Extra Special Bitter.

“O evento é aberto ao público e acontece no Parque São José, logo na entrada da cidade. Esperamos contar com a animação da torcida São Joseense em peso, além dos moradores de Curitiba que são nossos vizinhos. Com as oitavas de final chegando, seguimos torcendo pelo hexa do Brasil!” finaliza Eduardo.

Serviço

Copa no Parque São José

Dias 2, 3, 4 e 5 de dezembro (vale ressaltar que o horário e dia da primeira partida das oitavas de final pode sofrer alterações).

Onde: Parque São José dos Pinhais – Av. Com. Franco – Cidade Jardim, São José dos Pinhais – PR

Horário: Sextas e Sábados, das 12h às 23h, e domingo, das 12h às 21h. Em dias de jogos da seleção, o horário se estende até às 23h.

ØL Beer

olbeer.com.br

Instagram: @cervejariaolbeer

Facebook: @cervejariaolbeer

Nut Bier

nutbier.com.br

Instagram: @nutbier

Facebook: @nutbier

Brux Beer

Instagram: @choppbruxbeer

Irônica

Instagram:@cervejariaironica

Facebook: @cervejariaironica

Katrina

Instagram: @katrinabrewing

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100076274739960