Volta às aulas terá reforço em linhas de ônibus e transporte escolar com 50% de ocupação

Além dos cuidados com os protocolos de saúde, a Prefeitura de Curitiba vai reforçar linhas de ônibus para atender a volta às aulas na rede municipal de ensino. A expectativa da Urbanização de Curitiba (Urbs) é que entre 2 mil e 3 mil estudantes voltem a utilizar o transporte público a partir do dia 18 de fevereiro.

Com isso, 19 linhas terão reforço e todas as linhas Expressas vão funcionar com 100% nos picos da manhã, início e fim de tarde.

Antes da pandemia, o movimento diário de estudantes no transporte público era de cerca de 14 mil por dia. “A rede municipal de ensino representava cerca de 40% desse movimento (5,6 mil). Mas como uma parte desses alunos vai permanecer com aulas remotas, a nossa estimativa é que cerca de até 3 mil voltem a usar os ônibus para se deslocar para as escolas todos os dias”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

A Urbs já monitora diariamente o fluxo de passageiros para fazer reforços quando a demanda supera o esperado. Os ônibus devem circular com 70% de ocupação e a recomendação da Urbs é que os estudantes saiam mais cedo das suas casas para evitar atrasos.

“Estamos vivendo um período de pandemia ainda e aos poucos estabelecendo o retorno das rotinas. Mas é importante manter os cuidados para evitar a contaminação e ainda fazer uma nova programação de horários para se adaptar ao novo normal”, diz Maia Neto. Todas as estações-tubo possuem displays de álcool gel, os terminais têm marcações de distanciamento e termômetros, além de saboneteiras com álcool gel. Sanitizações especiais também seguem sendo realizadas no transporte coletivo. O uso de máscara dentro do ônibus é obrigatório.

Os primeiros dias de aulas, segundo Maia Neto, serão avaliados e se houver necessidade, poderão ser feitas novas adaptações, inclusive para o início do ano letivo na rede estadual, marcada para 1º de março.

Terão reforço as linhas alimentadoras:778- Cotolengo;777-Vila Velha;709-Caiua;721-Mário Jorge;629 – Alto Boqueirão;812-Montana;815-Reforço Tuiuti;207-Cabral-Osório;211- Colina Verde. Nas linhas expressas, além das que já operam com 100% no horário de pico, passam a operar nesse esquema:500-Ligeirão Boqueirão;503-Boqueirão; 602-Circular sul (Anti-Horário; 502-Circular Sul ( Horário)e 603-Pinheirinho. Também terão reforços as linhas Interbairros: 040-Interbairros IV; 050-Interbairros V; 021-Interbairros II e 022-Interbairros II, além do Linha Direta 700-Pinheirinho/Cabral.

Cartão Estudante

Suspenso durante a pandemia, o cartão do estudante volta a funcionar com a volta às aulas. O passe escolar é um benefício para alunos matriculados em escolas de ensino regular fundamental, médio, técnico ou superior, residentes e estudantes em Curitiba. Aos alunos cadastrados, permite uma redução de 50% no valor da tarifa, com o direito a dois vales diários.

Transporte Escolar

Com a volta às aulas presenciais, os operadores de transporte escolar de Curitiba terão que respeitar os protocolos sanitários da covid-19. A Urbs determinou que as vans sigam a determinação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e que só possam circular com ocupação máxima de 50%. Anteriormente, esse limite estava em 70%. Ao todo são 937 vans na capital executando esse tipo de serviço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Doces ou travessuras: Rede de café ‘to go’ lança frappe inédito de Halloween  

O Dia das Crianças e o Dia das Bruxas, ambos comemorados em outubro, vão ficar ainda mais gostosos com a nova criação da Go Coffee. A rede pioneira em cafés ‘to go’ acaba de lançar o Frappe Secreto de Halloween, bebida temática no sabor uva, para agitar o mês mais assustador do ano.

“Resolvemos brincar com os feitiços e mistérios das bruxas aliado à criação de receitas únicas e saborosas para criar uma sobremesa incrível para as crianças e também para os jovens e adultos que desejam relembrar o gostinho da infância”, conta Elói Ferreira, sócio fundador da Go Coffee. Para tornar a experiência ainda mais divertida, na compra de um Frappe de Halloween, o cliente vai ganhar uma tatuagem assombrada para colar na pele.

A novidade ficará disponível em todas as lojas brasileiras da rede de 03 de outubro a 04 de novembro. Já para acompanhar a bebida, a rede ainda um cardápio completo de doces e salgados produzidos a partir de receitas autorais, como cookies tradicionais e recheados, brownies, muffins, salgados e pães de queijo.

O Frappe de Halloween fica disponível até o dia 04 de novembro em todas as unidades da Go Coffee do país. Mais informações no Instagram oficial da rede no Instagram (@gocoffeebrasil).

Pizzaria da Mathilda lança novo sabor com promoção

Um novo sabor de pizza chegas às três unidades da Pizzaria da Mathilda nessa terça-feira – e com desconto. A Portuguesa mistura o sabor clássico ao estilo napolitano, com pizzas individuais, da rede que conquistou o público curitibano. O valor da pizza será R$ 42, mas no dia do lançamento (04/10), sairá pela metade do preço, tanto para consumo nas lojas (no Juvevê, Água Verde e Vicente Machado) quanto para retirada no balcão e venda no site.

A pizza Portuguesa, segundo as histórias, teria nascido no Brasil, quando imigrantes portugueses adicionaram ingredientes diferentes às pizzas feitas pelos imigrantes italianos. Na receita da Mathilda, os insumos clássicos se aliam ao estilo napolitano que consagrou a pizzaria curitibana. A massa de fermentação lenta, servida individualmente, recebe molho, presunto, basílico, cebola roxa, mozzarella, ovo caipira e azeitona preta.

O estilo napolitano da Pizzaria da Mathilda é celebrado como um dos mais tradicionais, sendo considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. A Mathilda conquistou o público curitibano ao seguir as regras dessa tradição com as pizzas individuais em sabores clássicos, como Marguerita, e também com criações originais. Renovando o cardápio, traz pedidas favoritas do público como a Portuguesa.

A nova pizza Portuguesa estreia nas três lojas no dia 04 de outubro. A Pizzaria da Mathilda conta com três unidades da rede em Curitiba: Vicente (Av. Vicente Machado, 859), Juvevê (R. Rocha Pombo, 265) e Água Verde (Av. dos Estados, 1066). As lojas abrem de terça-feira a domingo, das 18h às 23h. Além disso, os pedidos poderão ser feitos, também, pelo site www.pizzariadamathilda.com.br. Mais informações no perfil oficial no Instagram (@pizzariadamathilda).