Vítimas de maus-tratos, coruja e cadela são apreendidas na mesma casa na CIC

Uma coruja-buraqueira mantida ilegalmente em cativeiro e com cortes nas asas foi apreendida na manhã desta sexta-feira (12/3) pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, acompanhados da Guarda Municipal.

Vítimas de maus-tratos, coruja e cadela são apreendidas na mesma casa na CIC. Foto: Divulgação

A ação aconteceu na CIC e resultou também na apreensão de uma cadela vítima de maus-tratos. O responsável foi multado em R$ 8 mil e levado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para registro de termo circunstanciado.

Vítimas de maus-tratos, coruja e cadela são apreendidas na mesma casa na CIC. Foto: Divulgação

A Polícia Militar acionou a Rede de Proteção Animal do município após constatar o estado em que se encontravam os animais durante um atendimento a uma situação de violência doméstica no início da semana. Ambos eram mantidos em precárias condições de higiene e sem assistência veterinária. 

A ave foi encaminhada para o Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs), onde receberá cuidados de saúde. Após sua recuperação, o Instituto Água e Terra (IAT), do Governo do Estado, deve dar destino ao animal. O cachorro recebe cuidados em clínica veterinária contratada pelo município. 

Vítimas de maus-tratos, coruja e cadela são apreendidas na mesma casa na CIC. Foto: Divulgação

“A origem ilegal de animais silvestres mantidos pelas pessoas tem vínculo com a captura irresponsável diretamente na natureza. Quem adquire um animal ilegal fomenta o tráfico, que é um dos grandes responsáveis pela extinção de espécies no Brasil”, disse o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo. 

Desde que foi fundado em janeiro de 2019, fruto de uma parceria com o antigo Instituto Ambiental do Paraná, hoje IAT, o Cafs já recebeu mais de cinco mil animais silvestres. Aproximadamente 43% foram reintroduzidos em áreas naturais e os demais sobreviventes precisaram ser encaminhados para instituições mantenedoras de fauna, como o Zoológico Municipal de Curitiba. 

O combate ao tráfico de animais silvestres está entre as principais missões da atual gestão do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, o que é feito com parcerias institucionais e ações ostensivas de fiscalização, além de iniciativas de Educação Ambiental, principalmente para as crianças.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundadora da rede de supermercados Jacomar morre aos 87 anos em Curitiba

Maria Pankratz, conhecida por ser uma das fundadoras do grupo da rede de supermercados Jacomar, morreu aos 87 anos, no último sábado (25), em Curitiba. A família optou por não divulgar a causa do óbito em publicação feita na rede social Facebook, nesta segunda-feira (27).

Dona Maria, como foi conhecida pelo Grupo Jacomar, nasceu no dia 7 de setembro de 1934. O Grupo Jacomar diz em nota a homenagem à Pankratz que ela teve uma vida de muitas batalhas, sendo que desde pequena já trabalhava para ajudar no sustento de sua família.

Ela se casou com Jacob Pankratz Filho em 12 de abril de 1958, e a união durou 63 anos “na qual sempre prevaleceu o amor, o respeito, a cumplicidade, a honestidade e a fidelidade”, aponta parte da homenagem feita pelo Grupo na rede social Facebook.

A vida foi muito desafiadora para ela, pois além de educar os filhos e cuidar da casa, ela sempre foi um apoio incondicional para o marido que batalhava para sustentar a família. Como dizem seus filhos, ela foi um pilar essencial para o desenvolvimento e crescimento da Rede Jacomar. Não há dúvidas de que a Dona Maria era muito amada pela sua família. Com uma fé inabalável e uma dedicação constante no cuidado de todos ao seu redor, ela agora descansa em Deus, deixando seu marido, 8 filhos, noras e genros, netos e bisnetos. É certo que sempre será amada e especial na vida de toda a família Jacomar. Sentiremos saudades!

diz trecho da nota do Grupo em homenagem à Maria, divulgada na Rede Social Facebook.

Maria deixa o esposo e co-fundador do Grupo Jacomar, Jacob Pankratz Filho, e oito filhos. A Banda B presta condolências a amigos e familiares.

Grupo Jacomar

A história do Jacomar teve início em dezembro de 1966, em Curitiba, quando Jacob Pankratz Filho decidiu comprar um Armazém de Secos e Molhados, que recebeu seu nome.

Com muito esforço e dedicação, o armazém foi ampliado e, ao seu lado, foi aberto, em outubro de 1976, o Supermercado Jacomar, nome que deriva de Jacob Maria, proprietários da empresa.

Em 1984, o Jacomar adquiriu mais uma loja, dessa vez em São José dos Pinhais. Com a vontade de crescer e atender às necessidades de seu público, adquiriu, em março de 1993, o imóvel da antiga Cooperativa Mista do Boqueirão, em Curitiba.

Surgiu, então, o desejo de oferecer a seus clientes uma loja mais arrojada e moderna, ampliando ainda mais a qualidade dos serviços. Foi quando teve início a construção de um super projeto, que atenderia sua clientela de modo ainda mais especial, pela confiança que sempre depositaram no Jacomar.

O projeto foi concluído em setembro de 1998, com a inauguração da nova loja no Boqueirão, um amplo espaço com um grande investimento em equipamentos de última geração e com a melhor oferta de produtos e serviços da região.

Desde então, o Supermercado Jacomar não parou mais de crescer e está sempre investindo em inovação, tecnologia e qualidade. A missão é sempre oferecer o melhor atendimento a todos os clientes, sem esquecer de seus costumes e crenças, como a prática de não abrir aos domingos. A intenção é valorizar o colaborador, dando a ele um dia de descanso para “dedicar-se à família”, como diz o fundador.

Vídeo

Veja um vídeo institucional em que o casal de fundadores fala sobre a rede de supermercados.

Autódromo de Curitiba será transformado em bairro planejado

A partir de dezembro, o Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), instalado em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba será desativado para dar lugar a um bairro planejado. A nova construção terá residências, comércios e áreas de lazer.

A informação foi confirmada pela administração do local à BandNews FM.

As obras devem iniciar no começo de 2022 e serão divididas em duas etapas. A primeira deve ser concluída em 1 ano e meio e o restante até 2031.