Villa-Lobos é homenageado em concertos da Orquestra de Câmara de Curitiba

Villa-Lobos é homenageado em concertos da Orquestra de Câmara de Curitiba

Depois de concertos memoráveis em São Paulo, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba volta a se apresentar em casa, na Capela Santa Maria, no Centro. Neste fim de semana, dois concertos homenageiam o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959), principal expoente na música erudita da Semana de Arte Moderna, evento revolucionário da cultura nacional que completou 100 anos em 2022.

Com regência de Luís Gustavo Petri, da Sinfônica de Santos, e solos da soprano Kalinka Damiani, as apresentações acontecem na sexta-feira (12/8), às 20h, e no sábado (13/8), às 18h30. Os ingressos estão à venda pelo Minha Entrada.

O compositor e pianista Heitor Villa-Lobos foi o maior representante da música na Semana de Arte Moderna que aconteceu em 1922 e inaugurou o modernismo no Brasil.

“Villa-Lobos teve um papel fundamental na educação musical no Rio de Janeiro e trouxe a inquietação nacional para a música erudita. Escreveu obras representativas do Brasil sem abandonar a música europeia. Criou uma linguagem”, explicou Petri.

De Villa-Lobos serão executadas três obras: duas de suas Bachianas Brasileiras, a 9ª e a 5ª, e uma peça do início da sua carreira, uma versão para orquestra de seu primeiro quarteto escrito. “Poderemos mostrar nosso grande mestre em dois períodos de sua vida, antes dele incorporar a música popular brasileira e depois, quando ele se tornou o grande Villa”, disse.

As Bachianas Brasileiras, a mais popular dentre suas composições, foram compostas em homenagem a Johann Sebastian Bach, um dos compositores preferidos de Villa-Lobos, e fazem um paralelo entre a música que o mestre alemão compôs, em especial as suítes, e formas da música folclórica brasileira.

Serviço: Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba

Villa-Lobos e a Semana de Arte Moderna

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)

Datas: sexta-feira (12/8), às 20h, e no sábado (13/8), às 18h30

Ingressos pelo site Minha Entrada

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pizzaria da Mathilda estreia releitura de sabor clássico

Um dos sabores de pizza mais amados pelos brasileiros ganha sua versão ao estilo napolitano. A Pizzaria da Mathilda estreia sua Portuguesa no dia 04 de outubro, unindo duas tradições gastronômicas para a nova criação. A pizza, que terá valor de R$ 42, sairá pela metade do preço no dia de lançamento, válido para consumo nas três unidades (Juvevê, Vicente e Água Verde), para retirada e venda no site.

Apesar de não ter uma história oficial, diz-se que a Portuguesa nasceu no Brasil, quando imigrantes portugueses adicionaram ingredientes diferentes às pizzas feitas pelos imigrantes italianos. Na receita da Mathilda, os insumos clássicos se aliam ao estilo napolitano que consagrou a pizzaria curitibana. A massa de fermentação lenta, servida individualmente, recebe molho, presunto, basílico, cebola roxa, mozzarella, ovo caipira e azeitona preta.

O estilo napolitano da Pizzaria da Mathilda é celebrado como um dos mais tradicionais, sendo considerado patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. A Mathilda conquistou o público curitibano ao seguir as regras dessa tradição com as pizzas individuais em sabores clássicos, como Marguerita, e também com criações originais. Renovando o cardápio, traz pedidas favoritas do público como a Portuguesa. A nova pizza Portuguesa estreia nas três lojas no dia 04 de outubro. A Pizzaria da Mathilda conta com três unidades da rede em Curitiba: Vicente (Av. Vicente Machado, 859), Juvevê (R. Rocha Pombo, 265) e Água Verde (Av. dos Estados, 1066). As lojas abrem de terça-feira a domingo, das 18h às 23h. Além disso, os pedidos poderão ser feitos, também, pelo site www.pizzariadamathilda.com.br. Mais informações no perfil oficial no Instagram (@pizzariadamathilda).

População terá ônibus de graça no domingo, dia das eleições

A população curitibana terá ônibus de graça no próximo domingo (2/10), quando será realizado o primeiro turno de eleições majoritárias. Nesse dia, os eleitores vão às urnas votar para presidente da República, governador, senador, deputados federais e estaduais. A gratuidade está prevista no decreto número 1430/2022.

“A ideia é possibilitar que a população possa exercer sua cidadania, se deslocar até os pontos de votação com calma e facilidade e colaborar com a democracia do País”, disse o prefeito Rafael Greca.

Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, a entrada de graça vale para o dia todo nas 254 linhas de ônibus que operam na cidade. A excecão é a Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos da capital e funcionará normalmente com pagamento de tarifa de R$ 50 no domingo.

“O transporte coletivo tem importância econômica e social, é caracterizado como serviço de utilidade pública de caráter essencial. Então, nada mais justo que ele se seja gratuito em um momento em que a população exerce sua cidadania, como no dia das eleições”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

No domingo, os ônibus terão reforço e vão funcionar de acordo com a tabela de horário de sábado. A votação acontece das 8h às 17h.