Vila de Natal na Praça Santos Andrade já está aberta ao público

Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022. Abertura da Vila de Natal Electrolux com acendimento das luzes da Roda Gigante na Praça Santos Andrade  - Curitiba, 01/12/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Cercada de tradição cultural, a Praça Santos Andrade, no Centro, que de um lado abriga a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do outro o Teatro Guaíra, agora é também ponto de encontro para as famílias vivenciarem o encanto e as alegrias do Natal. Foi inaugurada na noite de quinta-feira (1/12) a Vila de Natal Electrolux, evento gratuito que reúne roda-gigante luminosa, Casa do Papai Noel, decoração especial, espaço gourmet com atividades interativas, além da tradicional feirinha especial.

 A abertura das atividades teve a participação do prefeito Rafael Greca e do vice presidente da Electrolux, Leandro Jasiocha, que acompanharam o show de luzes, parada natalina e a chegada do Papai Noel. O evento integra a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais.

Atrações do Natal são “golaços” de Curitiba nesta sexta-feira

“Que gire a roda da vida”, disse o prefeito Rafael Greca, para que fosse acionado o funcionamento da roda-gigante.

A instalação de 20 metros era uma das atrações mais aguardadas pela população na programação de Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022. Inclusivo, o brinquedo tem acessibilidade e oferece uma visão privilegiada da Vila de Natal que abraçou toda a praça. A atração ficará aberta ao público de sexta a domingo, das 16h às 22h, até dia 23 de dezembro.

Aos presentes na abertura do evento, Greca destacou a importância da indústria Electrolux, fabricante de eletrodomésticos, como geradora de empregos no mundo e em Curitiba, e da parceria com a cidade para a realização do Natal com atrações aberta à população.

“É uma indústria da Suécia, lá do Polo Norte, bem pertinho de onde mora o Papai Noel, da parte mais setentrional do mundo, aonde o céu nesta época do ano é bordado pela aurora boreal que é inspiração dessa festa. Por isso esse azul profundo e tão lindo que lembra do cintilar das estrelas do céu”, disse Greca.

Leandro Jasiocha, vice-presidente da Electolux, destacou que Electrolux está na cidade desde 1996, e, em todos esses anos, tem desenvolvido trabalhos que atingem toda a comunidade e seus colaboradores. “É uma honra e um prazer poder participar dessa festa. Para nós, o Natal reúne valores que nos são caros, como gratidão, união e felicidade. Preparamos muitos eventos para acontecerem na praça e promover um dos nossos objetivos que é incentivar as pessoas a cuidarem do planeta. Para nós, cuidar do planeta é fundamental”, disse Jasiocha.

Encantamento e alegria

A noite de abertura deu o tom de como serão os próximos dias na Vila do Natal Electrolux, um evento de encantamento e alegria, planejado para proporcionar uma experiência para ficar registrado na memória das pessoas que passarem por lá. Uma fanfarra de soldadinhos de chumbo abriu caminho para a chegada do Papai Noel, que compareceu ao evento acompanhado da Mamãe Noel, de duendes e de bonecos de biscoitos de gengibre. Os personagens brincaram e interagiram com os presentes.

Uma festa que encheu de emoção e alegria quem foi prestigiar. O enfermeiro Fabio Rodrigues Prado levou as filhas Anitha Rafaela, de 9 anos, e Angelitha Maura, de 7anos, para um passeio na roda gigante. “As meninas adoraram, foi lindo ver a praça e a cidade decorada lá do alto, um momento muito gostoso que vivemos em família, inesquecível”, disse Rodrigues.

Angelitha, que também aprovou o passeio nas alturas, desceu do brinquedo planejando o encontro com o Papai Noel. “Quero ir até lá para conversar e pedir se ele poderia me trazer um bichinho de pelúcia. Tudo aqui está muito lindo”, contou a garota.

Também viveram momentos especiais em família o advogado e professor de Direito, Caio Ponczek, que esteve com a esposa Jéssica, e o filho David, de 3 anos, que tem autismo e aproveitou a diversão. “Uma experiência muito gostosa que recomendamos para todos. Inclusivo, muito bem organizado, com orientação e que nos proporcionou momentos de muita alegria”, contou Caio, que também é autista.

A praça vista de cima

Além de uma cenografia especial espalhada pela praça, a icônica Roda Gigante Electrolux – sucesso nas edições anteriores – está de volta após a pandemia. Com participação gratuita e por ordem de chegada, a ativação conta com 16 cabines, capacidade total para 60 pessoas e funcionará em todos os dias de funcionamento da Vila.

Confira as regras para participação.

Os seus giros duram em torno de 3 a 5 minutos, e lá de cima o público pode observar a beleza dos contornos geométricos de uma das praças mais antigas de Curitiba, que tem no piso desenhos em petit-pavé de rosáceas paranistas e outros detalhes urbanísticos como chafariz, bancos de madeira e várias estátuas e bustos. No entorno estão prédios icônicos da cidade, como a imponente Universidade Federal do Paraná e o Teatro Guaíra.

Casa do Papai Noel

A Vila também reúne espaços caprichosamente decorados e pensados para servirem como cenários paras as fotos em família, para o registro entre amigos e pessoas queridas. Um deles é a Casa do Papai Noel, no centro da praça, local preparado para que as pessoas encontrem o bom velhinho para uma conversa, para registros em fotos e até mesmo para fazer um pedido de Natal. O encontro com o Papai Noel acontece de sexta-feira a domingo.

Aos sábados, a partir das 16 horas, as pessoas poderão prestigiar a Parada Natalina, com muita música e desfile dos personagens tradicionais e queridos da temporada. Papai Noel, duendes, biscoitos de gengibre e uma fanfarra de soldadinhos de chumbo se apresentam pela praça interagindo com o público.

Feirinha de Natal

O público que circular pela Vila de Natal Electrolux vai encontrar também a tradicional feirinha natalina. Com cerca de 15 barracas, os feirantes vão expor ao público souvenirs, itens de decoração natalina e também opções de gastronomia. A feira funcionará de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 18h30.

O casal Tiago Gonçalves e Alian Nascimento, de Itaperuçu, na região metropolitana, veio a Curitiba para prestigiar o evento de Natal. “Adoro a programação da cidade neste período, tento participar de todas porque são lindas, organizadas, nos fazem sonhar e viver o verdadeiro sentido no Natal. Com feira então, fica ainda melhor”, disse Alian.

Gastronomia natalina

Outro destaque da Vila de Natal será a Cozinha Electrolux, um espaço onde serão oferecidas nos fins de semana aulas de culinária ministradas por renomados chefs. As atrações interativas da Vila de Natal estarão abertas de sexta a domingo, das 16h às 22h. Outra experiência gastronômica é o Menu Electrolux Especial, um cardápio de pratos exclusivos com a assinatura do Chef Rui Morschel. As criações, como empada de siri, panqueca verde, kibe assado com talos de rabanetes e pastel de barreado, serão vendidas nas tendas participantes e preparadas pelos próprios expositores, que serão pessoalmente treinados e capacitados pelo chef convidado.

Os interessados em aprender como preparar os pratos ou mesmo se aprofundar no universo da gastronomia terão a oportunidade de assistir a aulas gratuitas na Cozinha Electrolux. Montado especialmente para a festa, o espaço receberá o chef Rui Morschel e convidados para compartilharem sua paixão pela gastronomia e inspirarem os visitantes com receitas natalinas ideais para celebrar com os amigos e a família nessa época do ano. As aulas têm duração de 30 minutos e acontecem quatro vezes ao dia, de sexta-feira a domingo, às 16h30, 18h, 19h30 e 21h.

Natal mais sustentável

A Realização da Vila de Natal – que chega a quinta edição – tem um compromisso com a sustentabilidade. Além de capacitar os expositores, a Electrolux adotou selo ‘Resíduo Zero’ que contempla, entre outras ações, a coleta seletiva dos resíduos produzidos na Vila, com a locação de lixeiras, retirada e destino apropriado em cooperativas. Também vai oferecer ao público sugestões de enfeites, objetos e presentes criativos feitos a partir do upcycling, prática que dá um novo propósito a materiais a partir da reutilização e reaproveitamento de roupas e tecidos que seriam descartados.

Participaram da abertura da Vila de Natal a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultural de Curiitba, Ana Castro; a assessora especial do prefeito, Cibele Fernandes Dias; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; a secretária da saúde, Beatriz Nadas Bastistella; a secretária do gabinete do Prefeito, Juliana Lima; o controlador geral do município, Daniel Conde Falcão; o secretáio municipal de Assuntos Metropolitanos, Leverci Silveira Filho; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; e o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, José Lupin. Também estiveram presentes a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion, do Cajuru, Narciso DOuro, e da CIC, Raphael Kenji.

Serviço

Vila de Natal Electrolux

Local: Praça Santos Andrade

Data: de 1 a 23/12, de sexta a domingo – sessões extras em 1/12 (abertura) e 22/12 (quinta-feira)

Horário: das 16h às 22h

Gratuito

Regras para participação na roda-gigante

    • Tempo de duração – aproximadamente 3 a 5 minutos.
    • Capacidade máxima de peso por cadeira: 200 kg.
    • Menores de 12 anos deverão obrigatoriamente estar acompanhados do responsável, maior de 18 anos, portando documento de identificação.
    • Altura mínima para andar na roda é 80 cm.
    • Não podem ir no brinquedo: gestantes, cardíacos, pessoas portando tala ou gesso, recém operados, portadores de labirintite ou doenças similares e pessoas que fazem uso de medicamentos que causem tontura.
    • Não é permitido balançar a cadeira, colocar os braços para fora, ficar em pé, desatar os cintos de segurança, saltar do brinquedo em movimento ou arremessar objetos.
    • Não é permitida entrada portando ou consumindo alimentos e bebidas.

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Marista, Uninter, Banco do Brasil, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curitiba terá mais de 40 atrações musicais neste fim de semana, maior parte gratuita

Curitiba terá mais de 40 atrações musicais neste fim de semana, maior parte gratuita

O primeiro final de semana da 40ª Oficina de Música de Curitiba está repleto de opções de palestras, mesas-redondas, passeios musicais, recitais, concertos e grandes shows. Mais de 40 atividades estão programadas para este sábado e domingo (28 e 29/1), movimentando toda a cidade e fazendo de Curitiba a capital musical do país.

Confira a programação completa da Oficina de Música no Guia Curitiba.

Os destaques são os shows Pixinguinha como Nunca (sábado) e Led Zeppelin Sinfônico (domingo), no Guairão; os concertos de música de câmara e os recitais de piano de Jerusa Miller e do português Mário Laginha na Capela Santa Maria; o Coral da PUC-PR no Teatro da Reitoria; a palestra de Paulo Nobre na Cinemateca dentro da programação da Oficina Verde; masterclass com o pianista português Pedro Burmester; os espetáculos do palco itinerante da unidade móvel do Sesi; além de muitos shows no Circuito Off (de bares e restaurantes).

Confira a programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba neste fim de semana

Sábado, 28

Mesa-redonda  – Mulheres na regência no Brasil

Mesa-redonda formada por mulheres que atuam como regentes de ópera, coros e orquestras para discutir os desafios enfrentados tanto no início da carreira quanto para se consolidarem no mercado de trabalho. Mediação de Natália Laranjeira e participação de Mara Campos, Priscila Bomfim e Renata Jaffe.

10h30 – Teatro Londrina – Memorial de Curitiba – gratuito

Oficina Verde – Palestra sobre Aquecimento Global, Florestas e Clima no Antropoceno, com Paulo Nobre

O climatologista Paulo Nobre aborda o papel das florestas no equilíbrio climático global, na compreensão dos processos e ações que têm levado ao aquecimento global durante a era geológica do Antropoceno.

14h30 – Cinemateca de Curitiba – Gratuito

Recital de Violão com Francisco Luz

Ativo camerista, fez sua estreia internacional como integrante do Brazilian Guitar Quartet, na série da Frick Collection, em Nova York e, aos 24 anos, foi solista em concerto com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. No programa estão obras do compositor brasileiro Francisco Mignone (1897 – 1986).

15h – Oratório Bach – Gratuito

Abendumusik – Música Germânica do Séc. XVII

Grupo de instrumentistas de música antiga apresenta a célebre série de concertos, que reuniu importantes nomes da música entre os séculos XVII e XIX. O termo Abendmusick passou a ser sinônimo de concertos em igrejas.

18h – Capela da Glória – gratuito

Recital Lírico

A apresentação ocorrerá com os maiores nomes da cena lírica nacional: os cantores Rosana Lamosa (soprano) e Inacio de Nonno (barítono), com acompanhamento de Priscila Bomfim (piano).

18h – Auditório Regina Casillo – gratuito

Coral Champagnat – PUC PR

” As raízes do Samba” – Show em homenagem aos 50 anos do coral.

Com regência de Rosemeri Paese, o show apresenta a obra de alguns dos mais representativos compositores do final do século XIX e início do século XX: Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Sinhô e Noel Rosa.

19h – Teatro da Reitoria – R$ 35 e R$ 17,50 (Compra de ingresso pelo site www.minhaentrada.com.br)

Música de Câmara – Johannes Brahms 

Concerto com repertório dedicado à obra do compositor alemão do século 19, um dos mais importantes representantes do romantismo musical europeu. Com Erika Ribeiro – piano, Betina Stegmann – violino, Otinilo Pacheco – clarinete e Rafael Cesário – violoncelo.

18h – Capela Santa Maria  – R$ 35 e R$ 17,50 (Compra de ingresso pelo site www.minhaentrada.com.br)

Orquestra de Câmara de Curitiba

Concerto com a participação dos solistas russos Andrey Baranov – violino e Anna Serova – viola, e da flautista brasileira Cássia Carrascoza. No programa, obras de Mozart.

20h – Capela Santa Maria – R$ 35 e R$ 17,50 (Compra de ingresso pelo site www.minhaentrada.com.br)

Sol nascente: Um cine-concerto por Guilherme de Almeida

“Sunrise” de  Friedrich Wilhelm Murnau.

Cine-concerto que propõe a criação de uma trilha sonora para o filme Sunrise, de Murnau, um dos principais realizadores da época do cinema mudo e do expressionismo alemão.

19h – Cine Passeio – Gratuito (ingressos disponíveis 60 minutos antes na bilheteria do espaço).

Thaís Morell – Quatro Cantos

A cantora, compositora e multi-instrumentista Thaïs Morell apresenta seu novo show “Quatro Cantos”. Neste espetáculo ela une seu característico som acústico aos beats e sons eletrônicos do músico e produtor Vinicius Nisi.

19h30 – Teatro Cleon Jacques – Memorial Paranista – gratuito.

Pixinguinha como nunca

Espetáculo com músicas inéditas de Pixinguinha com curadoria de Marcelo Vianna (ator, cantor e neto de Pixinguinha) e direção musical de Henrique Cazes. O elenco conta com um sexteto de notáveis: Carlos Malta (flauta e sax), Silvério Pontes (trompete), Marcelo Caldi (sanfona), Marcos Suzano (percussão), João Camarero (violão de 7 cordas) e Henrique Cazes (arranjos e cavaquinho).

20h – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – R$ 50 e R$ 25 – (Compra de ingresso pelo site www.ticketfacil.com.br).

Piano Drag com Jerusa Müller

Jeruza Miller, drag queen pianista, é criadora do projeto PianoDrag. Sua proposta é levar a riqueza e a beleza da música para piano. No programa, compositores como Claude Debussy, Robert Schumann, Erik Satie, Rita Lee, Chiquinha Gonzaga, entre outros.

22h – Capela Santa Maria – R$ 35 e R$ 17,50 (Compra de ingresso pelo site www.minhaentrada.com.br).

Gênesis Orquestra de Metais e Percussão

Regência de Vagner Gonçalves Franco. No repertório, obras para metais e percussão: Marcha eslava, Jesus meu guia, Horizons, O melhor lugar do mundo, Majesty, Escape Velocity.

19h – Memorial de Curitiba – Gratuito

Big Belas Band

Com regência de Eduardo Mutz e coordenação geral de Marco Aurélio Koentopp, a Big Belas Band da Unespar é formada por alunos e ex-alunos de diversos cursos. No repertório, composições de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Luiz Bonfá, Michael Philip Mossman, Hugo Leonardo M. Correa, Rodrigo Oliveira, Bill Whithers, William Salter e Ralph MacDonald,  entre outros.

21h – Memorial de Curitiba –  Gratuito

Palco Itinerante – Rua da Cidadania do Cajuru

O palco itinerante patrocinado pelo Sesi percorrerá quatro locais durante a Oficina de Música levando atrações musicais para praças, parques e Ruas da Cidadania.

11h30 – Borogodó dos Pererês

13h30 – Oswaldo Rios e amigos

15h30 – Djangada Trio

17h – Raíssa Fayet e Du Gomide

CIRCUITO OFF DE BARES E RESTAURANTES

Vale da Música – Ópera de Árame

15h20 – André Ribas – acordeon e Fábio Peron – bandolim

Petrettriesserie

16h – Janaína Fellini – vocal e Joel Müller – violão

Don Max

19h – Daniel Migliavacca – bandolim e Fábio Peron – bandolim

Nnada Bar

19h – Tangará Trio – Rhuan Rodrigues bateria, Jean Quevedo – teclado e Leo Montenegto – baixo

Ushuaia Bar

20h30 – Débora Gurgel – piano, Sérgio Coelho – trombone e Thiago Duarte – baixo

Porão Cabalo Baio

20h30 – Celso Joabe trompete/piano e Rebeca Friedman violoncelo

Full Jazz Hotel

20h30 – Cris Tarran – voz, Mário Conde – guitarra e Djalma Lima – guitarra

Ponto Jazz

20h30 – Tiago Alain – guitarra, Júnior Dunga – baixo e Flávio Coimbra – bateria

A Caiçara

21h – Alexandre Rodrigues Pife e Convidados

Camaleão Cultural

23h – Melanina no Fubá – Wes Ventura convida Larissa Umaitá


Domingo, 29

Mesa-redonda – Desconstruindo o mito do Maestro

As relações hierarquizantes de trabalho na música de concerto resultam em situações abusivas, que em casos extremos envolvem agressões e assédios. Pesquisa aponta que 66% dos profissionais da música mundial já enfrentaram racismo e assédio sexual. Mediação de Ingrid Stein.

10h30 – Teatro Londrina – Memorial de Curitiba – gratuito

Gênise Orquestra de Metais e Percussão

Regência de Vagner Gonçalves Franco. No repertório, obras para metais e percussão: Marcha eslava, Jesus meu guia, Horizons, O melhor lugar do mundo, Majesty, Escape Velocity.

11h – Memorial de Curitiba. – Gratuito

Bicicletando na Oficina  – Passeio ciclistíco para pais e filhos

Tradicional na Oficina, o passeio ciclístico musical passará por vários parques da cidade com apresentações de pocket shows. O trajeto começa às 10h30 na Praça de Bolso do Ciclista, passa pelo Bosque do Papa e Termina no Memorial Paranista, com shows nos três locais:

10h30 – Praça de Bolso do Ciclista, Grupo Awallonia

11h15 – Bosque do Papa, Quinteto de Cordas Guará

12h – Memorial Paranista, Grupo Jumpjazz

    • O passeio é organizado por Fernando Rosembaum da Bicicletaria Cultural. Os interessados poderão locar bicicletas na Bicicletaria Cultural.

Led Zeppelin Sinfônico 

No programa, com regência de Abel Rocha, obras da icônica banda britânica de rock formada em Londres, em 1968. O concerto será executado pela Orquestra Sinfônica da 40ª Oficina de Música de Curitiba, tendo como convidada uma banda de rock para acompanhar a orquestra com os músicos: Rodrigo Godoy – Vocal, Mateus Brandão – Guitarra, Junior Dunga – Baixo,  James Bertisch – Teclado, Tiago Brandão – Bateria.

11h – Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto R$ 30 e R$ 15 – Compra de ingresso pelo site www.ticketfacil.com.br. (Atenção: será cobrado taxa adicional de + R$ 2,00, pela Ticket Fácil)

Lamusa apresenta: Virgem bela, Virgem Negra

O grupo do Laboratório de Música Antiga da UFPR (Lamusa) apresenta um repertório de composições italianas do século XVII dedicadas à Virgem Maria. Participação de Ana Luisa Vargas – soprano, Matheus Prust – violino, Silvana Scarinci – teorba

12h30- Capela da Glória – Gratuito

Recital de violino solo com Carmelo de Los Santos

No programa, obra de Niccolo Paganini – Caprichos para violino solo

15h – Oratório Bach – Gratuito

Orquestra Paranaense de Tango

A orquestra conta com uma formação tradicional, que remonta aos primeiros grupos típicos de tango e com referências aos anos 40. A orquestra nasceu em 2022, idealizada por Rafael Rodrigues, que se uniu a músicos com carreiras consolidadas no Brasil e no exterior.

16h – Capela dos Fundadores – Memorial de Curitiba – Gratuito

Recital Lírico

Concerto com Ana Paula Brunkow – Soprano, Alexandre Mousquer – Tenor, Thiago Montero – Barítono, Priscila Malanski – Pianista. No programa serão executadas árias famosas de grandes compositores.

18h -. Auditório Regina Casillo – Gratuito

Noite de choro

A Noite do Choro é sempre uma ocasião muito especial e bastante aguardada por alunos e público em geral. Em clima de Roda de Choro os professores da Oficina de Música se encontram para interpretar clássicos do gênero.

19h30 – Teatro Cleon Jacques – Memorial Paranista – Gratuito

Clarissa Bruns – Lançamento do Álbum Tua Pele

Em seu novíssimo álbum autoral, Clarissa Bruns tem como referência o universo da música brasileira, misturada à contemporaneidade de timbres e pesquisas sonoras.  Participação especial de Jaques Morelembaum.

19h – Teatro da Reitoria –  R$ 35 e R$ 17,50 (Compra de ingresso pelo site www.minhaentrada.com.br)

Recital de piano – Mário Laginha (Portugal) 

Com uma carreira de mais de três décadas, Mário Laginha é habitualmente associado ao mundo do jazz. Mas seu universo musical é mais vasto, passando pelas sonoridades brasileiras, indianas, africanas, pela música pop e o rock, e pelas bases clássicas.

Mário Laginha é especialmente patrocinado pela Embaixada de Portugal – Brasil e Camões – Centro Cultural Português – Portugal – Ministério dos Negócios estrangeiros

19h – Capela Santa Maria R$ 35 e R$ 17,50 (Compra de ingresso pelo site www.minhaentrada.com.br)

Palco Itinerante

O palco itinerante patrocinado pelo Sesi percorrerá quatro locais durante a Oficina de Música levando atrações musicais para praças, parques e Ruas da Cidadania.

    • Parque Náutico (Boqueirão)

11h30 – Borogodó dos Pererês

13h30 – Serra Acima Trio

15h30 – Juarez Neto Quarteto

17h – Tupinamblues

CIRCUITO OFF DE BARES E RESTAURANTES

O Brasileirinho

13h – Joãozinho do Pandeiro – percussão, Lucas Melo – violão 7 cordas e Jonas Lopes – violão

Allright Beer

15h – Mário Conde guitarra e Andreas Toftemark sax

Vale da Música

15h20 – Joel Müller – violão, Sérgio Coelho – trombone e Fofo Black – bateria

Don Max

19h – Vinícius Araújo – guitarra e Leonardo dos Santos – gaita harmônica

Casa Verde

19h – Carlos Malta – sax/flauta e Fofo Black – bateria/percussão

Hard Rock Café

19h –  Jam Session com professores da Oficina de Música – Andreas Toftemark – sax, Djalma Lima – guitarra, Bruno Migotto – baixo e Ramon Montagner – bateria

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.

Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Rapper BNegão canta clássicos de Dorival Caymmi na Oficina de Música de Curitiba

Rapper BNegão canta clássicos de Dorival Caymmi na Oficina de Música de Curitiba

As conexões entre os diferentes ritmos e estilos da música popular brasileira se fazem presentes na 40ª Oficina de Música de Curitiba. Nesta sexta-feira (27/1), o rap se une ao samba e à bossa nova no show BNegão canta Dorival Caymmi com a Orquestra À Base de Sopro, uma das principais atrações reservadas para o palco do grande auditório do Teatro Guaíra.

    • CONFIRA A PROGRAMAÇÃO da 40ª Oficina de Música no Guia Curitiba.

Neste encontro, o rapper BNegão interpreta as Canções Praieiras, de Dorival Caymmi (1914-2008), com arranjos baseados no icônico disco do compositor, de 1954. As canções “O Mar” e “É Doce Morrer no Mar”, entre outros clássicos eternizados na voz e no violão do músico baiano, estão no repertório do show, que conta também com a participação especial de Danilo Caymmi, filho do compositor. A direção artística do espetáculo é de Sérgio Albach.

Com uma história ligada ao hip hop, rap, funk e rock, o cantor carioca BNegão é um dos principais nomes da música alternativa. Sua carreira está ligada à banda Planet Hemp, com quem faz shows por todo o Brasil. O músico tomou o repertório sensível e intimista de Dorival Caymmi como um desafio, e transformou-o num projeto musical desenvolvido desde 2018 com o violonista Bernardo Bosísio, também um dos convidados do show.

Capela da Glória no circuito

Nesta sexta-feira (27) começa a série de recitais na Capela Nossa Senhora da Glória. O primeiro, às 12h30, é o Recital de Alaúde – Bach e Weiss, com o norte-americano William Carter, professor de alaúde na Oficina. Carter é uma referência mundial neste instrumento e no cenário da música antiga. Realizou inúmeras turnês pela Europa, Ásia e Américas como solista e com o seu grupo The Palladian Ensemble. Tem uma extensa discografia e atualmente é professor de alaúde barroco na Guildhall School of Music and Drama, em Londres.

Também nesta sexta-feira acontece o recital do renomado pianista polonês Raphael Luszczewski, às 19h, na Capela Santa Maria. O músico, premiado nos mais importantes concursos de piano, já se apresentou em todos os continentes. No programa da noite, ele executará um repertório variado, com obras dos clássicos Claude Debussy, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms e Frédéric Chopin.

No Teatro Cleon Jacques (Memorial Paranista), mais MPB. O violonista João Camarero faz o recital de lançamento do seu álbum solo Gentil Assombro. Aos 32 anos, Camarero participa de inúmeras gravações como músico, arranjador e diretor musical, colaborando com grandes nomes como Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Mônica Salmaso, entre outros. Atualmente integra também o conjunto Época de Ouro. Na 40ª Oficina, ele é professor do curso O Violão Solo na Música Brasileira.

40ª Oficina de Música de Curitiba – Programação de sexta-feira (27/1)

12h30 – Capela da Glória – Recital de Alaúde com William Carter. Grátis

19h – Capela Santa Maria – Recital de Piano com Raphael Luszczewski. Ingressos a R$ 35 e R$ 17,50 (à venda no site minhaentrada.com.br.

19h30 – Teatro Cleon Jacques – Recital de violão solo com João Camarero. Grátis

20h – Teatro Guaíra – BNegão, Danilo Caymmi e Orquestra À Base de Sopro. Ingressos a R$ 50 e R$ 25 ( à venda no site ticketfacil.com)

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.

Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com