Veja todas as atividades canceladas até agora pela Prefeitura

A Prefeitura adotou uma série de medidas para conter a transmissão do coronavírus, entre elas o cancelamento de atividades esportivas e culturais e o fechamento de equipamentos municipais que reúnam grande números de frequentadores.

Serão adiados também os eventos comemorativos do aniversário de 327 anos da cidade, como a encenação sobre a história da fundação de Curitiba que vinha acontecendo nas Ruas da Cidadania. A tradicional comemoração no Parque Barigui e a festa do Passeio Público também estão suspensas.

As determinações devem ser entendidas como ações para conter a expansão do vírus, para o qual ainda não há vacina. Não quer dizer que a situação está fora de controle.

Atividades para idosos

A faixa etária acima de 70 anos forma o grupo mais vulnerável à doença. Por isso, órgãos que desenvolvem atividades com grupos da terceira idade suspenderam atividades.

É o caso das aulas do programa Idoso em Movimento, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e das atividades oferecidas pelas unidades de saúde e pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Fundação de Ação Social (FAS) – oficinas de artesanato, dança e aulas de idiomas.

A Urbs (Urbanização de Curitiba) recomenda que idosos, a partir de 70 anos, evitem utilizar ônibus em horários de pico – de 6h às 9h; das 11h às 14h; e das 17h às 19h.

Espetáculos e parques

Estão suspensos a partir desta terça-feira (17/3) até 12 de abril todos os espetáculos e atividades culturais programados para os espaços da Fundação Cultural de Curitiba. Também estão fechados o Museu de História Natural Capão da Imbuia e o Zoológico.

O Salão de Exposições do Jardim Botânico de Curitiba permanece fechado por tempo indeterminado. A chefia do Jardim Botânico optou, ainda, por postergar o início das atividades voltadas aos frequentadores, o Comunidade no Jardim Botânico, que teria início neste sábado (21/3).

Aulas e Faróis do Saber

As aulas nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) vão até sexta-feira (20/3) e estarão suspensas partir da próxima segunda-feira (23/3) até o dia 12 de abril. Estudantes que faltarem nesta semana (de 16/3 a 20/3) também terão faltas abonadas.

Todos os Faróis do Saber, em praças e nas escolas, serão fechados pelo mesmo período.

A Prova Curitiba foi adiada.

Reuniões públicas

O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), gestor do programa de consultas públicas Fala Curitiba, informa que por orientação dos órgãos de saúde pública as reuniões presenciais do programa Fala Curitiba serão canceladas.

A votação pode ser feita on-line até o dia 5 de abril. Pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br, os cidadãos escolhem até cinco temas que consideram prioritários para o orçamento da cidade para a formação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Esporte e Lazer

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) suspendeu as aulas do programa Idoso em Movimento, voltadas para alunos com mais de 60 anos de idade, e também cancelou os Jogos Escolares e as demais competições esportivas programadas para março.

As aulas e atividades esportivas nos 36 espaços esportivos da Prefeitura de Curitiba, como Centros da Juventude e Clubes da Gente, também serão suspensas a partir de segunda-feira (23/3) até 12 de abril. A medida adotada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) segue as determinações do decreto municipal número 421/2020, publicado nesta segunda-feira (16/3) pela Prefeitura.

Smart City Expo e Worktibas

O Smart City Expo Curitiba 2020, edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, teve a data da sua terceira edição adiada para os dias 18 e 19 de junho.

Os Worktibas Cine Passeio e Barigui, coworking públicos gratuitos, permanecerão fechados até 12 de abril.

Ensino a distância

As capacitações sobre empreendedorismo e cidades inteligentes da Prefeitura e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação passam a ser EAD (à distância), a partir desta terça-feira (17/3).

Conferência

A Conferência de Proteção Animal, que aconteceria neste sábado (21/3), no auditório do Mercado Municipal, e a última das reuniões preparatórias, que seria nesta segunda-feira (16/3), na Rua da Cidadania do Pinheirinho, foram adiadas, sem novas definições de data.  

Comércio da Rua da Cidadania da Matriz tem presentes, utilidades e itens para as ceias de fim de ano

Comércio da Rua da Cidadania da Matriz tem presentes, utilidades e itens para as ceias de fim de ano. Na imagem, Anderson  Alves dos Santos. Curitiba, 05/12/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

Moradores e turistas que percorrem as ruas centrais da cidade para apreciar as atrações natalinas podem aproveitar e visitar a Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa. Lá, onde está instalada uma das árvores de Natal gigantes da cidade, funcionam o Mercado Central e o Centro Comercial Rui Barbosa.

São 400 boxes, quiosques e lojas situados na parte interna (o mercado) e externa (o centro comercial) do local, oferecendo utilidades, presentes e itens para as ceias de fim de ano – como o Sacolão da Família – além de salões de beleza, padaria, presentes, bijuterias, chapéus e bonés, açougue, sorveteria e pet shop. Também conta com lanchonetes e banheiros.

“É um ponto de comércio popular muito variado, tradicional e alegre da nossa cidade”, resume a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion Cantergiani. Os comerciantes são permissionários das unidades, administradas pela Urbs.

Ponto de encontro de gerações

Um dos comerciantes estabelecidos no Mercado Central desde sua abertura, há 25 anos, Anderson Alves dos Santos é o responsável pela Space Tech’s Store. O espaço é um mix de sebo de jogos eletrônicos com novidades e que já se tornou referência para o público do segmento.

Paraíso para as diferentes gerações apaixonadas por games, lá é possível encontrar desde jogos e componentes analógicos até os de fabricação mais recente. “A loja também oferece reproduções de jogos de época feitas por fãs brasileiros, que atraem clientes de 4 a 80 anos”, conta.

Feitos à mão

A poucos metros de distância, o point do mundo geek na Rua da Cidadania convive com o mais tradicional do artesanato. Um exemplo é o box da ex-zeladora Valniceia de Oliveira Camporeis, que começou vendendo na Feirinha do Largo da Ordem.

Há dois anos na Rua da Cidadania, Valniceia tem como carro-chefe do espaço as toalhas de prato decoradas com aplicações e bicos de crochê. Motivos relacionados à cidade (como a estufa do Jardim Botânico) e temáticos (como Natal e Páscoa) podem ser vistos em suas criações. “Comecei bem na época da pandemia mas melhorou muito”, conta a artesã. Quando o movimento no balcão permite, adianta novas peças na máquina de costura que mantém no local.

Também artesão, Charles Luciano Hastreiter Villanueva se dedica à criação de produtos esotéricos, que ele molda, pinta e cola em casa. Mandalas e filtros dos sonhos são alguns dos destaques do box, que dividem espaço com artigos industrializados.

De carro ou de ônibus

O acesso a esse variado centro de comércio popular é garantido pela facilidade de transporte. A Praça Rui Barbosa, onde está a Rua da Cidadania da Matriz, é o terceiro mais movimentado terminal de ônibus da cidade, depois de Pinheirinho e Capão Raso.

A Rua da Cidadania também tem ponto de táxi próximo e, no subsolo, um estacionamento particular com 180 vagas.

Serviço

Compras de Natal no Mercado Central

Rua da Cidadania da Matriz (Praça Rui Barbosa, 101)

Aberto de segunda a sexta-feira (das 9h às 19h) e aos sábados (das 9h às 18h)

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Marista, Uninter, Banco do Brasil, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Avenida Silva Jardim terá bloqueios para a apresentação de Natal do Pequeno Príncipe

Avenida Silva Jardim terá bloqueios para apresentação de natal do Pequeno Príncipe. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Motoristas que forem trafegar nesta semana pela Avenida Silva Jardim, no bairro Água Verde, deverão ficar atentos às intervenções de trânsito ocasionadas pela programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022. 

A apresentação “Papai Noel na Sumiçolândia” acontece às 21h nos dias 9, 10 e 11/12 (sexta-feira, sábado e domingo, respectivamente), em frente ao Hospital Pequeno Príncipe, com duração de aproximadamente 45 minutos.

Para garantir a segurança dos espectadores durante as apresentações, trechos da Avenida Silva Jardim terão bloqueios temporários. De acordo com a Superintendência de Trânsito (Setran), a pista direita da avenida ficará bloqueada no acesso pela rua Desembargador Motta. Já a pista esquerda terá bloqueios nos acessos pelas Rua Desembargador Motta, Buenos Aires e no acesso à pista direita localizado entre a Pasteur e a Buenos Aires.

Os bloqueios começam a ser feitos às 20h e se encerram às 22h30, com desvios realizados pelas ruas Buenos Aires e Desembargador Motta. Agentes da Setran estarão no local orientando os motoristas.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba