Veja o que está fechado e os serviços municipais suspensos

Para o combate à transmissão do coronavírus, vários serviços e o atendimento ao cidadão feitos pela Prefeitura de Curitiba sofreram alteração. Algumas secretarias e órgão atendem de forma on-line, pela Central 156 e pelo aplicativo Curitiba App.

Também há serviços suspensos por tempo indeterminado e alguns tiveram alteração no horário de funcionamento, para restringir a circulação de pessoas.

Desde o dia 16 de março, Curitiba está em Situação de Emergência em Saúde Pública, conforme o decreto nº 421/2020. Desde então, a Prefeitura tomou uma série de medidas e novos decretos e portarias foram publicadas para atualizar o combate ao novo coronavírus. 

Serviços municipais suspensos e/ou fechados

URBS

Fechado: Mercado Municipal Capão Raso, Arcadas do São Francisco, Mercado Central da Rua da Cidadania Matriz (boxes) e lojas #CuritibaSuaLinda. Linha Turismo.
Atendimento do cartão-transporte somente após o agendamento pelo site da URBS. Prova de Vida e validação do cartão de isento suspensa até 30 de junho. Atendimento de motoristas de aplicativos será feito exclusivamente pela internet. Telefone para contato: 3320-3345. Taxistas, transporte escolar, motofrete e fretamento: atendimento na somente após agendamento pelo telefone. Taxi: 3320-3340; Fiscalização: 3320-3339; Transporte Comercial: 3320-3321 e Vistoria: 3320-3326.

Finanças
Apenas atendimento on-line.
Prazos processuais suspensos até o dia 12 de abril. Ficam mantidos os prazos para o pagamento dos tributos, taxas e débitos relativos ao IPTU, ISS e ITBI.
Documentos de Arrecadação Municipal (DAM) são emitidos por este site ou pelo aplicativo Curitiba App, disponível para android e iOS.

Educação
Fechado: escolas, CMEIs, CMAEEs, Farois do Saber e Comunidade Escola.

Cultura
Fechado: cinemas, teatros e espaços culturais da Fundação Cultural de Curitiba.

Esportes
Fechado: Centros de Esporte e Lazer e Clubes da Gente.
Suspenso: Lazer na Rua XV de Novembro, Lazer nas Arcadas e Lazer no Centro Cívico, competições e atividades esportivas.

FAS
Fechado: postos do Sistema Nacional de Emprego (SINE)}
Suspenso: cursos do Liceu do Ofício, dos Liceu de Ofícios Criativos, FAS Aprendiz, Mobiliza e Primeiro Emprego.

Meio Ambiente
Fechado: Museu de História Natural Capão da Imbuia, Zoológico, Passeio Público, Bosque do Papa, Memorial Polonês, Bosque Alemão, Bosque Reinhard Maack, Memorial Ucraniano do Parque Tingui, Jardim Botânico, Parque Passaúna.

Turismo
Fechado: Torre Panorâmica, Postos de Informações Turísticas, Palacete Wolf, feiras de arte e artesanato dos bairros, feira de domingo no Largo da Ordem e a Feira Especial de Páscoa.

Imap
Fechado: Worktibas Cine Passeio e Barigui.
Suspenso: reuniões públicas do Fala Curitiba. 

Segurança Alimentar e Nutricional
Fechado: Mercado Municipal, Mercado Regional do Cajuru e Sacolão do Boa Vista.
Mudança: Armazéns da Família agora abrem às 13h. Sacolão da Família da Matriz fecha mais cedo, às 17h, em vez de 20h. A feira orgânica do Passeio Público foi para a Praça 19 de Dezembro. Os cincos Restaurantes Populares agora atendem das 10h às 14h.

Setran
Fechado: sede da Rua Benjamin Constant, 157, e os postos regionais de atendimento nas Ruas da Cidadania.
Atendimento agora é on-line

Ippuc
Suspenso: atendimento presencial. Demandas urgente devem ser encaminhadas por e-mail para ippuc@ippuc.org.br.

Obras Públicas
Suspenso: atendimento presencial.
Contatos: Departamento de Pontes e Drenagens pelo e-mail guia.amarela.smop@curitiba.pr.gov.br. Divisão de Fundo de Vales e Postura pelos telefones 3350-9804 ou 3350-9685. Drenagem e canalizações pelo projetodrenagemsmop@curitiba.pr.gov.br. Setor de Projetos de Drenagem pelo 3350-9815. Serviço de Protolo pelos telefones 3350-9667, 3350-9666 e 3350-9712.

Atividades proibidas
Visitação dos idosos em instituições de longa permanência.
Visitação a pacientes internados (acompanhantes estão permitidos)
Venda e uso de narguilés, arguilés e dookah

Iniciativa privada
Recomendado o fechamento de: casas noturnas, espetáculos, boates; cinemas e teatros; academias de ginástica, natação e esportes em geral, salões de beleza, escolas de música, artes, línguas, autoescolas, tabacarias, eventos, comemorações e confraternizações, missas e cultos religiosos

Atividades em funcionamento: supermercados e hipermercados, feiras livres, padarias, farmácias, postos de gasolina, lojas de conveniência (evitando aglomerações e seguindo as regras para evitar o coronavírus).

Primeira Feira da Agroindústria acontecerá em dezembro em Curitiba

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento promove a Agrifamiliar Paraná 2020 – 1ª Feira de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar, que acontecerá em Curitiba entre os dias 3 a 6 de dezembro. As pré-inscrições para as agroindústrias interessadas em expor seus produtos encerram 30 em setembro.

A feira será em frente ao Mercado Municipal de Curitiba. Trata-se de uma iniciativa para aproximar o campo e a cidade, o rural e o urbano, a produção e o consumo.

O evento é promovido em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Prefeitura de Curitiba/Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná)  e Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

Para efetivar a pré-inscrição, a agroindústria deve ter o registro do estabelecimento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentar a DAP (Declaração de Aptidão do Pronaf) ativa e documentos pessoais do responsável pelo estabelecimento. As agroindústrias familiares que manipulam produtos de origem animal precisam estar inscritas no serviço de inspeção sanitária municipal, estadual ou federal.

Aquelas que manipulam produtos de origem vegetal, bebidas e polpas devem ter licença e alvará sanitário emitido pela Secretaria da Saúde e registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para quem pretendem apresentar produtos como plantas e flores, é necessário preencher o formulário de autorização da Adapar. 

SERVIÇO – A Agrifamiliar acontecerá de 3 e 6  de dezembro. Na quinta e na sexta-feira o horário será das 10h às 20h; no sábado das 9h ás 20 e no domingo das 9h ás 13h.

As pré-inscrições podem ser feitas no núcleo da Seab de Curitiba, no IDR-PR, na Adapar ou diretamente no site da Fetaep (http://www.fetaep.org.br) e deve ser encaminhada para o e-mail agrifamiliar@fetaep.org.br.

Informações AEN.

Polícia cumpre 53 mandados contra o tráfico de drogas em Curitiba e RMC

A Polícia Civil e a Polícia Militar do Paraná estão nas ruas, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (22), para desmantelar associação criminosa que comanda o tráfico de drogas no Centro e no bairro Cajuru, na capital, e em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Batizada de Lisboa, a operação visa cumprir 37 mandados de busca e apreensão em endereços relacionados aos alvos e 16 mandados de prisão preventiva contra líderes, gerentes, fornecedores e distribuidores de drogas naquelas regiões. 

Durante as investigações, que duraram cerca de 6 meses, a PCPR e a PMPR observaram que houve pouca ou nenhuma alternância na liderança do bando. É como se a associação criminosa fosse composta por líderes gerais, gerentes operacionais e revendedores finais – conhecidos como “pistas”, esses substituídos com frequência. 

CENTRO – As drogas que abasteciam o tráfico no Centro de Curitiba eram fornecidas por líderes distintos que comandavam o crime em Pinhais e no bairro Cajuru. Nesta região, a PCPR e PMPR cumprem 17 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva. 

CAJURU – O gerente operacional que atuava no bairro também distribuía drogas para revendedores finais do município de São José dos Pinhais, na RMC. Seis pessoas são alvos de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão serão cumpridos na região. 

PINHAIS – O tráfico era comandado por um indivíduo com antecedentes por tráfico de drogas. Ele foi preso em 2016, com 73 quilos de crack, e estava em liberdade atuando no município e no Centro de Curitiba.  Aqui a PCPR e PMPR miram oito alvos. Três com mandados de prisão preventiva e cinco com mandados de busca e apreensão. 

INVESTIGAÇÕES – No decorrer das investigações foram presas em flagrante 17 pessoas ligadas ao bando, cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, uma apreensão de adolescente, apreensão de duas armas de fogo, 173 gramas de cocaína, 2,3 quilos de crack e 4,8 quilos de maconha.

Informações AEN.