Vanessa da Mata vem a Curitiba e dá o pontapé inicial na programação de MPB

Vanessa da Mata vem a Curitiba e dá o pontapé inicial na programação de MPB

Depois de uma abertura dedicada à música erudita, Vanessa da Mata e Orquestra à Base de Corda abrem a programação de shows de MPB na 40ª Oficina de Música de Curitiba nesta quinta-feira (26/1). Os ingressos estão esgotados, mas outras atrações também estarão movimentando a cidade.  A música popular estará no Teatro Cleon Jacques (Memorial Paranista), com a apresentação do músico Gabriel Schwartz. O concerto Mercosul Cultural, na Capela Santa Maria, é outro ótimo programa para a noite de quinta.

Música do Mercosul

A programação de recitais e concertos na Capela Santa Maria começa com o concerto Mercosul Cultural, que tem como solista convidada a soprano argentina Jaquelina Livieri, do Teatro Colón de Buenos Aires. Jaquelina estará acompanhada do trio formado por Jairo Wilkens (clarinete), Alex Sanchez (fagote) e Clenice Ortigara (piano).

“O repertório é uma celebração da música latino-americana, com primazia dos compositores argentinos”, adianta a pianista Clenice Ortigara. O grupo apresentará obras do brasileiro Heitor Villa-Lobos, do cubano Paquito D’Rivera e dos argentinos Astor Piazzolla, Andrés Gaos, Bruno Videla e Alberto Ginastera. O concerto faz também uma homenagem póstuma a Edino Krieger, um ícone da música brasileira erudita, que morreu em 2022. De Krieger, a cantora argentina interpretará a canção “Tu e o Vento”.

Shows gratuitos no Teatro Cleon Jacques

Também na quinta-feira (26/1), às 19h30, Gabriel Schwartz dá início à série de pocket shows com entrada grátis que a 40ª Oficina de Música programou para o Teatro Cleon Jacques, no Memorial Paranista. O multi-instrumentista e cantor lança seu álbum “Solo” trazendo ao público repertório eclético, composto de composições próprias e interpretações. Entre canções e músicas instrumentais, Gabriel conduz sua apresentação construindo arranjos ao vivo e fazendo solos de flauta, saxofone, voz e violão/baixo de 8 cordas.

Na sexta-feira (27), o espaço receberá o violonista João Camarero; no sábado (28), a cantora e compositora Thais Morell; e no domingo (29), a tradicional noite de choro com os professores da Oficina. Na próxima semana, o Cleon Jacques será o palco das violas, com a apresentação de Roberto Corrêa, terá o show de Rubia Divino, encerrando com o lançamento do CD “Chico Mário em todo canto”, com Karina e Marcos Souza.

Vanessa da Mata e homenagem a Waldyr Azevedo

A cantora mato-grossense Vanessa da Mata fará uma inédita apresentação com a orquestra de cordas formada por músicos curitibanos e mantida pela Fundação Cultural de Curitiba. Com direção de João Egashira, os sucessos da cantora ganharam arranjos especiais para este concerto. No repertório estão alguns de seus maiores hits: Boa sorte, Não me deixe só e Amado.

Antes da entrada de Vanessa da Mata, a orquestra fará a estreia da peça “Um abraço pro Waldir”, escrita pela compositora Elodie Bouny em homenagem ao centenário de Waldir Azevedo, o virtuoso cavaquinista e compositor de “Brasileirinho”. Para essa celebração, a orquestra de cordas une-se à Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba e mais cinco solistas de cavaquinho: Henrique Cazes, Julião Boêmio, Marcio Marinho, Messias Britto e Nilze Carvalho.

Confira a programação da 40ª Oficina de Música de Curitiba nesta quinta-feira (26/1)

19h – Capela Santa Maria – Concerto Mercosul Cultural. Soprano convidada: Jaquelina Livieri (Argentina). Ingressos: R$ 35 e R$ 17,50 (à venda no site minhaentrada.com)

19h30 – Teatro Cleon Jacques, Memorial Paranista – Gabriel Schwartz, lançamento do álbum “Solo”. Gratuito

20h – Guairão – Orquestra à Base de Corda convida Vanessa da Mata. Homenagem a Waldir Azevedo com a participação da Orquestra de Câmara de Curitiba. Ingressos esgotados

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.

Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opção vegana faz sucesso em sorveteria curitibana

As sobremesas costumam ter atenção especial de pessoas com restrições alimentares. Diferentes de pratos salgados, nos quais é mais fácil perceber que levam carne ou algum tipo de alimento de origem animal, os doces precisam de mais informações para garantir que são veganos. Uma pedida para pessoas veganas que não leva leite ou qualquer outro insumo de origem animal é a linha da SOFT Ice Cream.

A rede apresenta sorvetes artesanais, com dedicação a cada etapa da produção de suas sobremesas. E as opções veganas da marca também estão entre as mais pedidas, até por quem não tem restrição quanto ao que consome. Mantendo muito sabor, os sorvetes veganos são feitos com as frutas, água e açúcar, não levando nenhum tipo de ingrediente de origem animal, nem conservante, emulsificante, corante ou aromatizante. O de frutas vermelhas é feito com morango, framboesa, amora e mirtilo, enquanto o de frutas amarelas leva manga e maracujá.

São três lojas SOFT em Curitiba, e casa uma tem sua opção. As unidades Batel e Palladium servem frutas vermelhas, enquanto a do MON tem frutas amarelas.

A SOFT conta com três lojas em Curitiba: Shopping Palladium (Av. Presidente Kennedy, 4121 – Piso L1 – Portão), Batel (Al. Dr. Carlos de Carvalho, 665) e Museu Oscar Niemeyer – MON (R. Manoel Eufrásio, 1550 – Centro Cívico). Mais informações no perfil oficial da rede no Instagram (@soft.icecream.co).

Congelados de alta gastronomia dão sabor ao verão paranaense

A praticidade na cozinha é sempre bem valorizada, ainda mais para quem está de férias e não quer perder muito tempo em frente ao fogão – mas também não abre mão de uma refeição saborosa. Os congelados, que já foram vistos com maus olhos por perder qualidade e sabor dos alimentos, hoje contam com opções de alta gastronomia que ganham muito em qualidade e são fáceis de preparar. Das linhas fit até pedidas dignas de restaurante, há muitas opções.

A Ragú Rotisseria& Co. é uma empresa curitibana que entrou com tudo no mercado de ultracongelados. O cardápio variado da empresa, elaborado pela chef e restaurateur Fernanda Zacarias de Alencar, destaca insumos de alta qualidade e um preparo atencioso em entradas e pratos principais. Muitos dos pratos mais pedidos são apresentados no formato ultracongelado, cujo processo mantém intactas as propriedades do alimento sem alterar sabor nem apresentação.

Essa praticidade, já apresentada em Curitiba, também ganhou o litoral. Durante o verão, a empresa montou uma pop-up store em Caiobá. “Apresentamos nessa loja um grande linha de aperitivos, antepastos, massas, molhos, massas de forno, pratos prontos para a família e nossos PFs do dia a dia”, explica Bruna Loddo, sócia de Fernanda na Ragú. No site da Rotisseria, há dicas para preparo, além das sócias deixarem aberto um canal para tirar dúvidas sobre montagem de pratos, garantindo que a refeição congelada terá um tratamento de alta gastronomia.

As massas pré-prontas estão entre as mais pedidas, apresentadas em diferentes formatos. As recheadas vem em porções de 400 gramas que atendem duas pessoas, em sabores como Queijo Canastra, Brie & Damasco e Zucca (abóbora). Já massas lisas e gnocchi (como o Tagliatelle verde e o Gnocchi clássico de batata com rústico de tomate) são apresentados por quilo. O cliente adiciona o molho que preferir à massa, do Bechamel e do Funghi até o Creme de limão siciliano, vendidos também por quilo.

A linha PF Dia a Dia traz porções individuais de 350 gramas ultracongeladas. São escolhas que vão do PF de carne moída com arroz integral, legumes e feijão, ou ainda o Frango ao curry, arroz com castanha de caju e cenouras assadas até Bobó de camarão rosa com arroz branco e farofa de dendê. O menu tem diversas pedidas vegetarianas, como Canelone de ricota e espinafre ao molho sugo e bechamel e a Panqueca integral de legumes ao molho sugo. Os ultracongelados da Ragú Rotisseria & Co. podem ser encontrados na loja de Curitiba (R. Francisco Rocha, 533 – Batel) e na praia de Caiobá, em Matinhos (R. Ipiranga, 192 – Praia Mansa). Mais informações no site ragurotisseria.com.br e ou no perfil oficial da marca no Instagram (@ragu.rotisseria).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com