Arquivos

Vacinas contra Covid para adolescentes começam a chegar na próxima semana no Paraná

Reprodução

Começam a chegar ao Paraná, a partir da próxima semana, as vacinas contra a Covid-19 para adolescentes. Atualmente, o único imunizante com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação em menores de 18 anos é o da Pfizer. Com previsão para início em 15 de setembro, a vacinação de adolescentes também seguirá um critério de prioridade antes da aplicação geral por idade.

De acordo com o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, os grupos já foram definidos pelo Ministério da Saúde. “Vai obedecer uma ordem de prioridade que, inicialmente, será de pacientes com deficiência permanente, comorbidades, gestantes e puérperas, privados de liberdade e depois sem comorbidades”, disse.

Beto Preto diz que a expectativa é vacinar toda a população de 12 a 17 anos em 30 de setembro, mas pode acontecer até antes. “Precisamos vacinar todos, as variantes estão tentando ultrapassar as barreiras impostas pelas vacinas e teremos algumas mais fortes. Os não vacinados são presas fáceis, então temos que fazer a imunização acontecer”, lembrou.

Terceira Dose

Durante a coletiva, Beto Preto confirmou que a terceira dose também será aplicada a partir do dia 15 de setembro, preferencialmente com Pfizer ou vacina de fator viral, Janssen e Astrazeneca. “Idosos acima de 70 anos, seis meses após a segunda dose ou dose única, e também paranaenses imunossuprimidos, 28 dias após a segunda dose ou a dose única”, explicou.

São considerados imunossuprimidos, segundo o Plano Estadual de Vacinação:

– Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea;

– pessoas vivendo com HIV

– ; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de predinisona ou equivalente >10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida;

– demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;

– pacientes oncológicos em tratamento e/ou que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.

Informações Banda B