UENP e IDR-Paraná Promovem 4º Dia de Campo Orgânico em Bandeirantes
No dia 7 de novembro, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) realizarão o 4º Dia de Campo Orgânico do Norte Pioneiro. O evento ocorrerá no campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes, e reunirá produtores, pesquisadores e técnicos para discutir soluções sustentáveis para a agricultura, além de marcar a inauguração da primeira biofábrica pública da região.
Iniciativa Sustentável
A programação do evento inclui sete estações de cultivo, onde serão realizadas demonstrações práticas envolvendo hortaliças, café, milho e feijão. Além das atividades de campo, haverá um pavilhão de expositores apresentando insumos e tecnologias que podem ser utilizados na produção orgânica, promovendo a aproximação entre produtores, pesquisadores e empresas do setor.
Biofábrica Pública
A nova biofábrica será instalada no campus avançado Luiz Meneghel da UENP e atenderá agricultores familiares e cooperativas do Norte Pioneiro sem custo. Os bioinsumos desenvolvidos na fábrica têm o objetivo de substituir parte dos fertilizantes e defensivos químicos, reduzindo tanto os custos quanto os impactos ambientais para os produtores.
A biofábrica funcionará como um laboratório para a produção de bioinsumos agrícolas, focando na multiplicação de microrganismos benéficos que melhoram o solo e auxiliam no controle biológico de pragas. As instalações contarão com dois contêineres adaptados, equipados com laboratório de controle de qualidade e sistemas climatizados para a produção e armazenamento dos insumos.
Avaliação do Projeto
O professor Rogério Macedo, coordenador do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (NEAT) e organizador do evento, destaca a importância da biofábrica: “Essa será a primeira experiência pública instalada em uma universidade estadual para atender agricultores familiares. Todos os meses, distribuiremos bactérias que promovem o crescimento das raízes e o controle biológico de pragas e doenças, beneficiando produtores do Programa Paraná Mais Orgânico, assentamentos e cooperativas da região.”
Parcerias e Apoio
O projeto é uma iniciativa da UENP, em colaboração com o IDR-Paraná, e conta com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Paraná (SETI), da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Estado (SEIA) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Serviço
4º Dia de Campo Orgânico do Norte Pioneiro
Data: 7 de novembro de 2025, das 8h30 às 17h30
Local: UENP – Campus Luiz Meneghel, Bandeirantes (PR)
Entrada: Gratuita
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



