UEL oferta apoio psicológico online e gratuito para diversos grupos

A Clínica Psicológica da Universidade Estadual do Paraná (UEL), do Centro de Ciências Biológicas (CCB), inicia neste mês de janeiro as atividades de cinco grupos de apoio psicológico e acolhimento. Os grupos atenderão pessoas em luto, gestantes, pessoas vivendo com HIV, mulheres e população LGBTQIA+. Os encontros são semanais, gratuitos e online, via Google Meet, com atendimento até junho de 2021. Podem participar interessados de qualquer lugar do Brasil, maiores de 18 anos. As vagas são limitadas.

A professora Ananda Kenney da Cunha Nascimento, do Departamento de Psicologia Social e Institucional, é responsável pela supervisão das atividades, que serão facilitadas por estudantes do 5º ano do curso de Psicologia da universidade. Ela aponta que cada grupo tem um formato específico de atuação, com características de apoio ou reflexivos.

ACOLHIMENTO – “A proposta central de todos os grupos é favorecer a criação de um espaço de escuta, compartilhamento de experiências, acolhimento e apoio psicológico que versam sobre aspectos da saúde dessas populações”, afirma a professora.

Ela explica que são observadas necessidades específicas de acolhimento psicológico para essas populações, que não podem ficar sem suporte, ainda mais neste período de pandemia que demanda distanciamento social. “Por isso, acreditamos no potencial da aproximação e compartilhamentos de vivências no coletivo a fim de promover saúde e bem-estar aos participantes dos grupos”, afirma Ananda.

Confira os grupos de apoio psicológico e acolhimento à disposição:

PESSOAS EM LUTO – Para participar os interessados devem fazer a inscrição até 18 de janeiro (AQUI). Os encontros serão realizados de 21 de janeiro a 03 de junho, às terças-feiras, das 14h às 15h30, ou às quintas-feiras, das 14h às 15h30.

GESTANTES – O Grupo de Apoio Psicológico a gestantes começa em 20 de janeiro, com encontros às terças-feiras, das 9h às 10h30. As atividades seguem até o mês de junho. As inscrições devem ser feitas neste AQUI.

DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO – As inscrições terminam em 18 de janeiro e devem ser feitas via formulário. Os encontro vão de 25 de janeiro a 7 de junho, sempre em dois horários às segundas-feiras: das 9h às 10h15 ou das 16h às 17h15.

PESSOAS VIVENDO COM HIV – Os encontros ocorrerão de 27 de janeiro a 04 de junho, às quartas-feiras, às 19h30, ou às sextas-feiras, às 10 horas. As inscrições (AQUI) podem ser feitas até 20 de janeiro.

SEXUALIDADE FEMININA – Para este grupo as inscrições já estão encerradas. Interessadas podem enviar o nome para lista de espera e, a partir da oferta de novas vagas, a equipe entrará em contato. Basta enviar mensagem com nome completo e telefone para os seguintes e-mails: ana.carolina.moraes@uel.br ou marianne.herek@uel.br.
Mais informações sobre os grupos de apoio psicológico nas redes da Clínica Psicológica da UEL.

Informações AEN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação oferece curso gratuito de Língua Portuguesa para migrantes e refugiados

Educação oferece curso gratuito de Língua Portuguesa para migrantes e refugiados

Estrangeiros podem procurar a rede municipal de ensino para aprender gratuitamente a Língua Portuguesa. O curso é direcionado para migrantes e refugiados com idade igual ou acima de 15 anos e busca promover a integração social, o acolhimento linguístico e a interação com a cidade.

A oferta do curso é feita pela Gerência da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal da Educação, desde 2013.

“Você já se imaginou tendo que abandonar forçadamente seu país, sua família, e ainda deixar para trás todos os seus projetos e sonhos profissionais e pessoais? Para que essas pessoas possam recomeçar, é importante terem domínio básico da língua”, observa a gerente da EJA, Maria Gorete Stival Paula.

Este ano, as aulas são com atendimento presencial, em quatro unidades de ensino. A carga horária é de 60 horas. As aulas são das 19h às 21h, duas vezes por semana.

Escolas municipais que ofertam as aulas

CAIC Cândido Portinari – CIC – às segundas e quartas-feiras

Professora Maria Neide Gabardo Betiatto – Umbará – às terças e quintas-feiras

Professor Germano Paciornik – Boqueirão – às segundas e quartas-feiras

Irati – Cajuru – às terças e quintas-feiras

Inscrições pelo telefone (41) 3350-3019 ou diretamente nas unidades acima.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Casa Eliseu Voronkoff reúne artes visuais e música na próxima sexta-feira

Carioca, nascida em 1961, Clara Luhm é uma adoradora das artes desde pequena. Pesquisa, estuda e experimenta muitas técnicas. A mãe estudou na faculdade de Belas Artes no Rio de Janeiro, com Poty Lazarotto, o que iniciou seu interesse pelas artes. Estudou com Andrade Lima (desenho e pintura); Fernando Calderari e Elvo Benito (gravura em metal, litogravura e xilogravura); Maria de Lourdes Zanelatto (aquarela e acrílico aquarelado); Ana Muller (aquarela); casa Alfredo Andersen (desenho).
Participou de exposições com obra premiada na Câmara Municipal de Curitiba, Casa Alfredo Andersen, ABO e Solar do Rosário, entre outros espaços.

A música ficará por conta do Grupo Vocal Curitibôcas, do qual Caita e Ana Paula Frazão, gestora da Casa Eliseu Voronkoff são integrantes. O grupo é formado por 16 participantes, que atuam em diferentes profissões. Sob a regência de Dirceu Saggin, o Curitibôcas, que estreou em 1998, tem seu repertório voltado para a Música Popular Brasileira e realiza um encontro de timbres variados e um diálogo musical, conferindo ao trabalho uma sonoridade única com esmero e acuidade das vozes. E já realizou inúmeros shows e apresentações, inclusive fora do país, tendo se apresentado na Argentina e em Portugal.

O evento será gratuito. A Casa Eliseu Voronkoff fica na Rua Julieta Vidal Ozório, 413 Centro Araucária.

Serviço:

Abertura da Exposição O Mundo em Cores e Luzes, de Caita Luhm, com a participação do Grupo Vocal Curitibôcas.

12 de agosto de 2022, 19h

Casa Eliseu Voronkoff – Rua Julieta Vidal Ozório, 413 Centro Araucária.

Evento Gratuito

Informações: 41 3031 5355 – 41 99850 6246