Na próxima semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, receberá em reunião na Casa Branca a vencedora do Nobel da Paz de 2025, María Corina Machado. O encontro tem como foco discutir o futuro da Venezuela.
Trump comentou sobre a visita em entrevista à Fox News, expressando expectativa para cumprimentar a venezuelana: “Entendo que ela virá em algum momento na próxima semana. Estou ansioso para cumprimentá-la”, afirmou na noite de quinta-feira (8/1).
Possível Entrega do Prêmio
Recentemente, María Corina Machado declarou que pretende entregar seu prêmio Nobel da Paz a Trump, especialmente após a captura do presidente Nicolás Maduro pelos Estados Unidos. “Ouvi dizer que ela queria fazer isso. Seria uma grande honra”, respondeu Trump durante a mesma entrevista.
Relação Conturbada
A relação entre Trump e Corina Machado parece ter se deteriorado desde que ela recebeu o Nobel da Paz, um título que o presidente norte-americano afirmou que deveria ser seu. Durante uma entrevista no dia 5 de janeiro, a venezuelana mencionou que não se comunicava com Trump desde a premiação em outubro de 2025, destacando: “Na verdade, falei com o presidente Trump em 10 de outubro, no mesmo dia em que o prêmio foi anunciado. Não falei mais desde então”.
Em uma coletiva no dia 3 de janeiro, posterior à prisão de Maduro, Trump diminuiu publicamente o peso político de Machado, declarando que ela não tem condições de liderar a Venezuela. “Seria muito difícil ser a líder porque ela não tem o apoio ou o respeito de todo o país. Ela é uma mulher muito simpática, mas não tem respeito”, acrescentou o presidente.
Reconhecimento Internacional
Em outubro de 2025, María Corina Machado foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz, com o comitê destacando seu esforço incansável na promoção dos direitos democráticos na Venezuela e sua luta por uma transição justa e pacífica em direção à democracia.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



