Fortes Tempestades Causam Danos em Ponta Grossa
O forte temporal que atingiu o Paraná durante a noite de domingo (21) e a madrugada de segunda-feira (22) resultou em estragos significativos em diversas regiões, com destaque para Ponta Grossa, onde a cobertura de uma escola desabou e várias residências sofreram destelhamentos.
Escola Municipal José Pinto Rosas Interditada
A intensidade da chuva, acompanhada de raios, trovões e ventos fortes, deixou parte de Ponta Grossa sem energia elétrica e causou danos em múltiplos pontos da cidade. Segundo a Defesa Civil, a Escola Municipal José Pinto Rosas, localizada no Parque Bonsucesso, foi uma das mais afetadas, com a cobertura da quadra de esportes desabando. Como resultado, a unidade foi interditada e as aulas desta segunda-feira (22) foram suspensas, impactando cerca de 320 alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Atendimentos da Defesa Civil
Conforme informações da Defesa Civil, no domingo foram contabilizados sete atendimentos devido aos estragos provocados pelas chuvas, especialmente relacionados a casas destelhadas. Os bairros Chapada, Manacás, Estrela do Norte e Bonsucesso apresentaram as maiores ocorrências de destelhamento. Até o momento, não foram registrados feridos ou famílias desabrigadas.
Ventos Fortes e Quedas de Árvores
Em Curitiba, os ventos alcançaram uma velocidade de 74,2 km/h entre 5h e 6h desta segunda-feira, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município também enfrentou quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em Ponta Grossa, as rajadas de vento chegaram a 83,9 km/h por volta das 4h15. Ubiratã, na região Centro-Oeste do estado, registrou a maior velocidade, com ventos de 121 km/h.
Principais Registros de Velocidade do Vento
- 121 km/h em Ubiratã às 1h15;
- 102,2 km/h em Altônia às 1h;
- 83,9 km/h em Ponta Grossa às 4h15;
- 77 km/h em Guaíra à 0h15;
- 74,2 km/h em Umuarama à 1h30;
- 73,8 km/h em Cascavel à 0h45;
- 72,7 km/h em Laranjeiras do Sul à 0h15;
- 71,3 km/h em Campo Mourão às 2h15.
Os órgãos competentes seguem monitorando a situação e recomendam atenção devido à possibilidade de novas chuvas intensas na região.
Fonte/Imagem: G1
