TECPUC está com inscrições abertas para processo seletivo de bolsas sociais 

São bolsas de 100% para cursos técnicos e Ensino Médio com início em 2021

O processo seletivo de bolsas sociais do TECPUC – Colégio Ir. Mário Cristóvão – Ensino Médio e Profissional, localizado no campus de Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), já está com inscrições abertas. As bolsas são válidas para cursos técnicos e Ensino Médio técnico com início em 2021.  São 100 bolsas de 100% para cursos como Administração, Eventos, Logística, Publicidade, Química, Recursos Humanos, Radiologia, Enfermagem, Mecânica e Mecatrônica. Já para o Ensino Médio Técnico são três bolsas de 100%.  

“A oferta de bolsas está alinhada à função social do Grupo Marista por meio do TECPUC, oportunizando o ingresso de mais jovens a uma instituição que é referência em educação profissionalizante no Sul do país. Com formação focada na prática, os estudantes do TECPUC terminam os cursos já preparados para enfrentar os desafios atuais do mercado”, afirma Mauricio Ribeiro, diretor acadêmico do TECPUC.   

Para se candidatar aos cursos técnicos, os interessados devem ter Ensino Médio completo ou estarem cursando em 2020 a segunda ou terceira série do Ensino Médio, a depender do curso escolhido. Para os programas com duração de 24 meses é necessário estar, em 2021, no segundo ano. Já para os cursos de 18 meses os candidatos devem estar no terceiro ano em 2021. Os interessados em se candidatar ao Ensino Médio Técnico, por sua vez, precisam já ter completado o Ensino Fundamental ou estarem cursando o nono ano, com conclusão prevista ainda para 2020.   

A condição socioeconômica familiar também é um critério eliminatório. Para concorrer às bolsas integrais os candidatos precisam comprovar renda familiar per capita que não ultrapasse R$ 1.567,50 (um salário mínimo e meio). Para concorrer às bolsas parciais o requisito é ter renda familiar per capita que não ultrapasse R$ 3.135,00 (três salários mínimos).  

Datas – As inscrições devem ser feitas até o dia 03 de novembro no site www.tecpuc.com.br. A entrega da documentação para análise socioeconômica deve ser realizada por e-mail (servicosocial@tecpuc.com.br) até o dia 06 de novembro. O resultado será informado aos candidatos no dia 10 de dezembro de 2020, a partir das 15h.   

No ato da inscrição online, o candidato precisa responder a um formulário com seus dados pessoais, indicar somente um curso e possuir e-mail válido para envio das informações do processo. Mais informações nos editais disponibilizados no site http://tecpuc.com.br/editais/ .  

TECPUC – Integrante do Grupo Marista, o TECPUC vem formando jovens e adultos para o mercado profissional há 28 anos. O compromisso da instituição, que conta com corpo docente altamente qualificado, é ofertar cursos de Ensino Técnico e Ensino Médio Técnico embasados em um conteúdo dinâmico e atual.  

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Semana começa com 3.491 vagas ofertadas pelas Agências do Trabalhador

As 216 Agências do Trabalhador do Estado ofertam nesta semana 3.491 vagas de empregos com carteira assinada em empresas do Paraná. Destas, 1.458 estão disponíveis nas agências de Curitiba e Região Metropolitana.

As principais vagas disponíveis são para alimentador de linha de produção (275); auxiliar administrativo (255), operador de telemarketing ativo e receptivo (249) e ajudante de carga e descarga de mercadoria (192).

A Agência do Trabalhador de Curitiba disponibiliza vagas, para contratação imediata, para vendedor interno (16 vagas), pizzaiolo (4 vagas), torneiro mecânico (2 vagas), trabalhador de preparação de pescados (1 vaga) e técnico em saúde bucal (1 vaga).

O secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, destaca que a Sejuf tem intensificado o trabalho de captação e intermediação de vagas, procurando estabelecer parcerias com as empresas do Estado. “O melhor programa social que existe é o emprego. O trabalhador precisa ter autonomia e dignidade para sustentar a família”, afirma.

ATENDIMENTOS – Os interessados em algumas das vagas ofertadas devem buscar orientações entrando em contato com a Agência do Trabalhador de seu município. Na capital paranaense, a Agência do Trabalhador de Curitiba voltou a atender o público de forma presencial.

Para evitar aglomeração, e respeitando todas as orientações das autoridades sanitárias, o atendimento é feito somente com horário marcado, das 9h às 17h. Os interessados devem fazer o agendamento pelo site da secretaria através deste LINK.

Curitiba chega a 61% da população com imunização completa

Curitiba ultrapassou, nesta quinta-feira (23/9), a marca de 60% de pessoas com 18 anos ou mais com a imunização completa contra a covid-19. Até quinta, 849.681 curitibanos da população adulta haviam recebido a segunda dose da vacina e outras 38.082 pessoas receberam a vacina em dose única, totalizando 61% da população adulta.

Desde o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba imunizou, até quinta-feira (23/9), um total de 1.424.260 pessoas com a primeira dose da vacina anticovid ou com o imunizante de dose única (Janssen).

Já são 1.386.178 curitibanos que receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Desse total, foram vacinados: 864.232 pessoas da população entre 18 e 64 anos (convocadas por idade); 213.576 idosos com 65 anos ou mais; 117.890 pessoas com comorbidades; 13.390 gestantes e puérperas; 8.710 pessoas com deficiência; 82 indígenas; 1.141 pessoas em situação de rua; 7.017 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência; 97.903 profissionais dos serviços de saúde da cidade (incluindo as equipes de vacinação); 16.360 trabalhadores das forças de segurança; 42.593 educadores (entre professores e trabalhadores da Educação Básica e Ensino Superior) e 1.252 trabalhadores da limpeza pública.

Total de aplicações

O município também está aplicando as doses de reforço para idosos de 70 anos ou mais que já completaram o ciclo de imunização e pessoas imunossuprimidas com o esquema vacinal anticovid completo. Até esta quinta-feira (23/9), 17.894 pessoas receberam a dose de reforço. 

A cidade já aplicou 2.291.835 unidades da vacina anticovid – primeira, segunda doses, dose única e dose de reforço. Ao todo, 98% da população de Curitiba acima de 18 anos já recebeu ao menos uma dose e 61% da população acima de 18 anos de idade foram vacinadas com as duas doses ou a vacina de dose única, concluindo o esquema de imunização contra o novo coronavírus.

Doses recebidas

Até o momento, Curitiba recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Governo do Paraná, 2.593.864 doses de vacinas, sendo 1.529.218 para primeira dose, 1.025.671 para segunda dose e 38.975 doses de aplicação única. Nesse montante já estão contabilizados os 5% de reserva técnica.

A reserva técnica é uma medida de segurança, faz parte dos protocolos da logística e é necessária para evitar problemas no fluxo de imunização que possam ser causados por imprevistos eventuais, como por exemplo, quebra acidental de frascos.

O município tem capacidade para vacinar até 30 mil pessoas por dia e o avanço do cronograma de imunização ocorre à medida que as doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao governo estadual, responsável por distribuir os lotes do imunizante aos municípios.