Seis dicas para organizar melhor as suas finanças durante a pandemia

Passados dois meses desde o início do isolamento social por conta da pandemia de COVID-19, muitas pessoas já estão sentindo o impacto da chegada do coronavírus no Brasil na economia doméstica. De acordo com levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), cerca de 40% dos brasileiros já tiveram perda total ou parcial de sua renda desde o início da quarentena no país. Por isso, manter a organização das suas finanças pessoais se torna imprescindível neste momento.

“A pandemia do novo coronavírus gerou uma crise econômica mundial, que nos atinge individualmente de forma direta ou indireta. Com isso, precisamos nos organizar e repensar nossas finanças, para enfrentar a crise e tudo o que ainda está por vir. Porém, isso pode ser resolvido com simples atitudes dentro da nossa própria casa”, analisa Iara Terezinha dos Anjos Kaczalovski, coordenadora do curso técnico de Finanças do Senai no Paraná. Pensando nisso, a professora dá algumas dicas que podem ser aplicadas por qualquer pessoa, para organizar as finanças e manter o pagamento das contas em dia.

1) Estipule limites de gastos mensais. Este “teto” de gastos deve incluir todas as principais contas fixas da casa, como água, luz, telefone, internet, alimentação e moradia (aluguel ou financiamento). Para facilitar essa tarefa, a professora sugere a utilização de um planner financeiro, comparando os valores dos meses anteriores para analisar qual o gasto médio para cada um desses itens.

2) Tenha cuidado com os gastos do cartão de crédito. Estipule um limite de gastos também para o cartão de crédito e cuide para não ultrapassá-lo. Sempre pague o total da fatura, evitando juros desnecessários com parcelamentos. Evite compras parceladas – caso precise, use o parcelamento no cartão de crédito para adquirir bens duráveis, não para bens de consumo imediato, como alimentos, por exemplo.

3) Controle os gastos com as compras do mercado. Com todo mundo em casa, os gastos com alimentação aumentam. Para evitar gastar mais do que o necessário, sempre faça uma lista de compras e procure segui-la.

4) Recorra a negociações, se necessário. Muitos bancos e instituições financeiras estão oferecendo condições especiais durante a pandemia, como prorrogação de vencimento sem juros e renegociação. Se for necessário, busque sua instituição financeira para saber mais detalhes e recorrer a essas estratégias.

5) Deixe o cheque especial para último caso. Esse deve ser o último recurso a ser utilizado, pois os juros são mais altos – é um dos juros mais altos que tem dentro do mercado.

6) Se for possível, economize. Como não sabemos quanto tempo a pandemia ainda vai durar, é interessante economizar, se isso for possível, para evitar problemas ainda maiores no futuro. Para isso, tente se programar para investir uma pequena parcela de seu salário. Atualmente, existem aplicações a partir de R$ 30. Uma das possibilidades é o título de Tesouro Direto, mas é sempre bom consultar o gerente de seu banco para avaliar o que é mais viável para o valor a ser aplicado.

Curso técnico no Senai

O Senai está com vagas abertas para cursos técnicos em diversas áreas, como finanças, mecânica, eletrônica, logística, administração, informática, entre outras. No total, são mais de 28 unidades do Senai no Paraná que ofertam aproximadamente 4 mil vagas para cursos técnicos no 2° semestre. Informações e matrículas pelo site www.cursocertosenai.com.br ou pelo WhatsApp (41) 98725-4376.

Source link

“Feijoada e Pagode” vai agitar cidade da região metropolitana neste fim de semana

Neste sábado, 17 de setembro, a partir das 12h, vai acontecer um super evento gastronômico com Feijoada e Pagode em Balsa Nova, região metropolitana de Curitiba. Quem promove é a Negrão Eventos, famoso espaço de eventos da região que também é conhecido por suas festas sazonais.

Feijoada

As reservas estão disponíveis nos telefones (41) 99916-1575 e (41) 99991-8843 e os ingressos são limitados.

LOCALIZAÇÃO:

SOBRE A NEGRÃO EVENTOS:

A Negrão Eventos é uma chácara localizada na cidade de Balsa Nova, a 10km da cidade de Campo Largo e a 25 km de Curitiba. Propriedade da família Negrão, vem para atender a uma demanda de mercado crescente, oferecendo um ambiente agradável junto à natureza e de muita qualidade.

Privilegiada pela localização e pela bela paisagem seu salão de eventos foi aberto para o público em outubro de 2010. O espaço conta com um salão de eventos de 465,13m², com capacidade para 240 pessoas, ampla área externa gramada e arborizada, excelente para fotos e cerimônias externas, casa de apoio a noiva e estacionamento com capacidade para 100 carros.

A Negrão Eventos atende a casamentos, aniversários, formaturas, eventos corporativos e sociais com excelente infraestrutura.

Sirène Fish & Chips prepara lançamento de 1ª unidade em Cascavel

Dezenas de preparos com tilápia, desenvolvidos com excelência, e diversas porções de batatas rústicas ou onduladas acompanhadas por molhos especiais. A rede Sirène Fish & Chips, considerada a maior do país, teve origem na cidade de Curitiba, no ano de 2016, e hoje prepara sua expansão para as demais regiões do estado do Paraná, com início em Cascavel. A loja, que será inaugurada no próximo dia 10 de setembro, trará todos os destaques do cardápio do empreendimento gastronômico que é um grande sucesso em nove unidades espalhadas pelo país.

“Com muita dedicação, conseguimos desenvolver um projeto que mudou como as pessoas se relacionam com a comida de rua. Trabalhamos com ingredientes frescos de extrema qualidade sem deixar de oferecer preparos com preços acessíveis. Essa combinação tem dado certo e tenho certeza que será um grande sucesso em Cascavel”, comenta Raphael Umbelino, sócio fundador da rede Sirène Fish & Chips.

No Sirène Cascavel, o público terá a oportunidade de saborear com praticidade o incrível Fish n’ Chips que está conquistando o Brasil, servido em quatro tamanhos com peixe frito empanado e batatas deliciosas. Existe a possibilidade, também, de pedir um cone só com peixe frito empanado (Só Fish) ou só com batatas rústicas (Só Chips). O empreendimento oferece ainda o Sandufish, preparado com peixe empanado, pão baguete, cebola caramelizada, molho tártaro e rúcula.

Propondo uma harmonização completa, a casa trabalha com várias opções de chopes artesanais, fornecidos por algumas das principais cervejarias do Brasil, além de drinks clássicos e cocktails autênticos, criados pelo bartender Igor Bispo, entre eles o Mango Spicy, que leva rum, suco de abacaxi, suco de limão e monin spicy mango, e o Ocean Breeze, preparado com vodka, suco de laranja, limão, monin maracujá, grenadine e tônica.

A nova unidade do Sirène Fish & Chips vai ser inaugurada no dia 10 de setembro, na Rua Rio Grande do Sul (nº 2122), no Centro de Cascavel. Mais informações no perfil oficial da unidade no Instagram (@sirene_cascavel).