Saúde promove novo Dia D de multivacinação no próximo sábado


 

Os moradores de Curitiba terão nova oportunidade para colocar a carteira vacinal em dia. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba vai promover, no próximo sábado (23/7), mais um Dia D de vacinação. Serão abertas 19 unidades de saúde (lista abaixo) para a multivacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, das 9h às 17h.

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário geral oferecidas na rede municipal – como hepatite B, pentavalente, rotavírus e as demais da lista abaixo. Todas as pessoas acima de 6 meses de idade também podem receber o imunizante contra a gripe. Podem procurar a vacina contra a covid-19 as pessoas com 5 anos ou mais anteriormente convocadas e que ainda não compareceram.

“Queremos que as pessoas fiquem protegidas de doenças que são graves. Quem tem algum imunizante em atraso e não consegue se vacinar durante a semana, deve se programar para participar deste Dia D. Vacina é saúde e um ato de amor. Quem ama vacina”, afirma a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Este é o segundo Dia D que a SMS promove este ano. No anterior, em 11 de junho, Curitiba aplicou 19 mil doses de vacinas em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

O Dia D é realizado na esteira do lançamento da campanha de divulgação Quem ama, Vacina da Prefeitura de Curitiba, que reforça a importância da vacinação. Este Dia D é feito em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), como parte das ações do movimento Vacina Mais, lançado em 29 de junho pela Organização Panamericana da Saúde (Opas), com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems), o Conselho Nacional da Saúde (CNS) e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

Como consultar

Para verificar se há vacinas pendentes, basta acessar o Aplicativo Saúde Já Curitiba  (site ou smartphone), e clicar na opção “Carteira de Vacinação” e escolher a aba “Pendentes”, que irá mostrar as doses do calendário nacional de vacinação em atraso.

No caso das vacinas contra a covid-19, confira aqui quais doses você precisa tomar e quais os intervalos entre uma aplicação e outra. O site Imuniza Já Curitiba também informa quais grupos estão sendo convocados e quais podem comparecer nas repescagens contínuas. 

Vacinas disponíveis

Vacinas do calendário – BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/ VOP (pólio), rotavírusírUnidade de Saúde, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, pneumo 23, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana).

Vacina contra a gripe (influenza) – disponível para pessoas acima de 6 meses de idade que não receberam esta dose em 2022.

 – Vacina contra a covid-19 – primeira e segunda doses e doses de reforço (veja aqui e aqui quais os públicos já convocados e o intervalo mínimo entre as doses) para pessoas com 5 anos ou mais.

Com a recomendação do Ministério da Saúde para a vacinação contra a covid-19 em crianças de 3 e 4 anos, a SMS está avaliando os estoques do imunizante recomendado (Coronavac) para esta população e o envio da Nota Técnica, com as orientações e procedimentos para a imunização deste novo público. Assim que possível, irá divulgar o cronograma de vacinação deste público.

 

 

Unidades abertas no sábado (23/7) para o Dia D de vacinação


Horário: das 9h às 17h (os locais de vacinação também podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba)


Distrito Sanitário Bairro Novo

Unidade de Saúde Parigot de Souza

Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida 

Rua Carlos Amoretty Osório, 169 – Sítio Cercado

 

Distrito Sanitário Boa Vista

Unidade de Saúde Abranches

Rua Aldo Pinheiro, 60 – Abranches

Unidade de Saúde Santa Cândida

Avenida Paraná, 5050 – Santa Cândida


Distrito Sanitário Boqueirão

Unidade de Saúde Visitação

Rua Bley Zorning, 3136 – Boqueirão

Unidade de Saúde Hauer

Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer


Distrito Sanitário Cajuru

Unidade de Saúde Salgado Filho

Avenida Senador Salgado Filho, 5265 Uberaba

Unidade de Saúde Iracema

Rua Professor Nivaldo Braga, 1571 – Capão da Imbuia

 

Distrito Sanitário CIC

Unidade de Saúde Cândido Portinari

Rua Durval Leopoldo Landal, 1529 – CIC

Unidade de Saúde Oswaldo Cruz 

Rua Pedro Gusso, 3749 – CIC

 

Distrito Sanitário Matriz

Unidade de Saúde Mãe Curitibana

Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

 

Distrito Sanitário Pinheirinho

Unidade de Saúde Vila Feliz

Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

Unidade de Saúde Fanny Lindoia

Rua Conde dos Arcos, 295 Lindoia

 

Distrito Sanitário Portão

Unidade de Saúde Santa Amélia 

Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha

Unidade de Saúde  Santos Andrade

Rua Nelson Ferreira da Luz,145 – Campo Comprido

 

Distrito Sanitário Santa Felicidade

Unidade de Saúde Campina do Siqueira 

Rua General Mário Tourinho, 1684 – Campina do Siqueira

Unidade de Saúde Bom Pastor

Rua José Casagrande, 220 – Vista Alegre

 

Distrito Sanitário Tatuquara

Unidade de Saúde Monteiro Lobato

Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara 

Unidade de Saúde Dom Bosco 

Rua Angelo Tosin, 100 – Campo do Santana

 

 



Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Curitiba recebe edição do Vinho na Vila em agosto

Pelo sexto ano consecutivo, o evento Vinho na Vila abre as portas à valorização da produção nacional de vinhos. E o local escolhido para sede na capital paranaense é o Souq. O evento acontece nos dias 20 e 21 de agosto, e conta também com muito MPB e DJ Lounge, comidinhas e queijos artesanais, além de aulas com vinhos premiados no Brasil e no mundo.

Curitiba é uma das cidades mais fortes no cenário gastronômico, depois de São Paulo. Em 2018, tivemos uma primeira edição de sucesso na Ópera de Arame, e esse ano a gente elegeu quatro cidades que consideramos que tinham a ver com os novos terroirs do Brasil, e o Paraná nesse sentido está despontando muito, com excelentes vinícolas. Então, foi uma escolha mais do que natural trazer o Vinho na Vila para Curitiba, apostando que o público aprecie os vinhos paranaenses e do Brasil”, afirma Larissa Fin, criadora e curadora do evento.

A edição Curitiba traz 20 Vinícolas e mais de 200 rótulos. Entre as já confirmadas, estão as paranaenses: Carnasciali (Apucarana), Sanber (Bituruna), Vinícola Araucária (São José dos Pinhais), Legado (Campo Largo) e Cave Colina da Pedra (Piraquara). Já entre os nomes nacionais, estão as vinícolas: Buffon, Cave Antiga, Dunamis, Tenuta Foppa e Ambrosi, Fin e Casa Vitis, entre outras premiadas. O evento também conta com variedades de queijos produzidos no Paraná, para o público conhecer mais sobre todas as vertentes de harmonização de vinhos, coquetéis e alimentos.

Outro ponto-chave do evento são os workshops no Espaço gratuito do SEBRAE de harmonização de vinhos brasileiros com vinícolas regionais e com chefs especializados em comida brasileira.

IMG_2549 (1).jpg

A curadoria local do evento é de Daniele Lopez, curitibana, sommeliére e apresentadora do programa Vino e Vinho. Daniele também encabeça um projeto de enoturismo no estado, com objetivo de incentivar o conhecimento, a produção e consumo dos vinhos locais. “Este é um evento de renome nacional, que começou em 2016, assinado pela gaúcha Larissa Fin, para destacar os vinhos brasileiros. Com muita coragem, chegou a Curitiba e me escolheu para continuar essa história, em 2018 e agora em 2022. É uma honra representar e fazer a curadoria de Curitiba, mostrar que aumentamos o consumo de vinhos brasileiros e ganhamos o mercado em restaurantes, adegas, etc. Esse índice pode aumentar ainda mais, sobretudo pelo público que atingimos. As mulheres já são fiéis consumidoras do vinho rosé, que hoje é o queridinho do mercado brasileiro”, comenta Daniele Lopez.

Outra presença confirmada é de Sílvia Mascella Rosa, sommeliére, bartender e jornalista especializada em alimentos, bebidas, enoturismo e negócios do vinho há mais de duas décadas. Foi editora e degustadora da Revista ADEGA e também sommeliére do Instituto Brasileiro da Uva e do Vinho e de restaurantes e vinícolas, para as quais ainda presta consultoria.

O evento é único em sua proposta, pois tem como foco as vinícolas nacionais, apresentando produtores pouco conhecidos do grande público. Além disso, desmistifica o mundo do vinho, levando esta cultura milenar para um ambiente informal, alegre e jovem. O Vinho na Vila – Etapa Curitiba conta também com a diversidade gastronômica do Souq, que reúne opções de comida asiática, francesa, italiana, mexicana, além de itens como hambúrgueres, batatas, churrasco e doces.

IDEALIZAÇÃO E PRODUÇÃO: Casa Vitis. Patrocínio: SEBRAE 50+50. Apoio Revista Adega e Bacchus.

Serviço

Vinho na Vila

Local: Souq Curitiba – Av. Iguaçu, 4399 – Vila Izabel

Horário das sessões – das 10:00 às 21h, conforme abaixo:

Sábado e Domingo:

Feira de vinhos brasileiros 

Horários: sábado e domingo, em três sessões:

11h às 14h

14h30 às 17h30

18h às 21h

Preço: a partir de R$ 110,00

Acesse o site e adquira já o ingresso para o Vinho na Vila: vinhonavila.com.br

Todos os ingressos incluem: degustação de todos os rótulos, taça de cristal e ecobag personalizada do evento.

Mais informações: https://vinhonavila.com.br

Unicentro abre seleção para tutores em Curitiba

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está com edital aberto até o dia 26 de agosto para seleção de tutores em Curitiba, sendo uma vaga para tutor no polo de apoio presencial à Educação a Distância da cidade no Curso de Especialização em Libras.

Dentre outras funções, o tutor deve apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades discentes, manter contato permanente com os alunos, ajudar na avaliação dos estudantes, participar das atividades de formação, etc. A dedicação deve ser de 20h semanais, com bolsa auxílio mensal no valor de R$ 765.

Os requisitos exigidos para atuação como tutor nesta especialização são: graduação (licenciatura) em Letras ou Pedagogia; pós-graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu e ter experiência mínima de um ano de docência no ensino básico ou um ano de experiência na docência no ensino superior. 

O processo de seleção conta com três fases, sendo duas delas on-line com duração de 40 minutos. Caso atinjam a pontuação mínima de 60 pontos, os candidatos avançam para a última etapa que é a entrevista (também online) entre os dias 19 e 21 de setembro. O resultado final do processo será divulgado a partir do dia 22 de setembro.

Serviço

Inscrições: Até 26 de agosto;

Requisitos mínimos: graduação em geografia (licenciatura ou bacharelado); pós-graduação e atuação de no mínimo um ano de docência no ensino básico ou superior;

Formas de avaliação:  avaliações e entrevista online;

Resultado final: a partir de 30 de setembro

Íntegra do edital: Nº 022/2022 – NEAD/ UAB/MEC