Saúde diz que ocupação de leitos na região de Curitiba preocupa e alerta: “Ter UTI não garante que a pessoa sairá”

Na semana em que o Paraná registrou um forte crescimento no número de casos confirmados da Covid-19, a preocupação sobre a disponibilidade de leitos para atender pacientes infectados pela doença tem sido discutida pela Secretaria da Saúde do Estado, principalmente sobre Curitiba e Região Metropolitana. Em entrevista à Banda B, na tarde desta quarta-feira (18), o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, fez um alerta sobre a taxa de mortalidade.

Nos últimos dois meses, com a queda no número de casos e de mortes, leitos exclusivos destinados à Covid-19 passaram a ser desativados. De acordo com Filipak, no dia 15 de agosto, por exemplo, haviam 1.150 leitos de UTIs funcionando em todo o Paraná. Época esta que o gestor disse ter sido o pico da pandemia.

“No começo de outubro e novembro, tivemos uma redução progressiva dos casos semanais e isso permitiu que pudéssemos rever a quantidade de leitos exclusivos para que conseguíssemos fazer com que os hospitais voltassem a fazer atendimentos regulares”, explicou.

De acordo com ele, dois critérios foram levados em consideração no momento em que se decidiu desativar leitos: “Em primeiro lugar, é a redução no número de casos novos. Se há menos casos, teremos menos internações. Em segundo, a ocupação efetiva dos leitos que estão disponíveis para que os pacientes contaminados possam ser internados, tanto de UTI quanto de enfermaria. Se essa ocupação estiver abaixo de 50%, é tranquilamente possível fazer essa redução sem que haja o risco de falta de assistência à população”.

Em Curitiba, uma das regiões que tem preocupado as autoridades sanitárias, as cirurgias eletivas haviam sido liberadas: um reflexo da redução de internamentos pela Covid-19. No entanto, na última terça-feira (17) a capital paranaense chegou a marca de cinco hospitais com ocupação de 100% nas UTIs, e a medida sobre as cirurgias foi revogada.

A suspensão dos procedimentos vai ao encontro da preocupação da Sesa em relação a alta procura por atendimento médico nos últimos dias. Curitiba, que voltou à bandeira amarela no final de setembro e flexibilizou diversas medidas, bateu um novo recorde nesta quarta (18). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade registrou 914 novos casos de Covid-19 e chegou a marca de 62.649 infectados.

Reativação

O diretor de Gestão em Saúde da Sesa deixou claro, durante entrevista à Banda B, que não há como ignorar o expressivo aumento nos casos do novo coronavírus. Para ele, com este crescimento não é possível manter o que ele chamou de “estratégia de desativação programada”: “Se houver aumento no número de casos que pressione a necessidade de internação, nós reativaremos os leitos da mesma forma”.

Segundo Vinícius, a região Leste do Estado, que comporta Curitiba e Região Metropolitana é a que mais preocupa devido ao número de habitantes. Ele enfatizou que a ocupação de leitos de UTIs nesta região é de 82% e observou: “É um número muito elevado”.

Ainda, o diretor afirmou que no Paraná há 1.358 pacientes internados e que existem 722 vagas livres em hospitais.

“Mesmo que tenhamos leitos disponíveis em quantidade suficiente e que nunca falte, isso não é garantia de que a pessoa que é internada tenha capacidade de sair com vida. Infelizmente, a cada 100 paciente que é internado nos leitos exclusivos para Covid entre 20 e 25 morrem”, disse após revelar que o Estado já teve 2.400 pacientes internados simultaneamente em leitos Covid.

Pandemia não acabou

Filipak, além de mencionar dados, alertou que é essencial a população entender o risco que sofre em meio à pandemia. Para ele, o principal é continuar mantendo as medidas de prevenção, como distanciamento social, utilização de máscaras e álcool em gel.

“Todo mundo está muito cansado disso, é algo desgastante, mas as pessoas precisam entender o risco ao qual estão sendo submetidas. Recursos de assistência podem se esgotar”, disse.

Números no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (18), 3.040 novos casos da Covid-19, incluindo diagnósticos que ainda não haviam sido inclusos no sistema de monitoramento da doença. Portanto, chegou ao total de 243.654 infectados. Já o número de mortes está em 5.742 após serem confirmados 35 novos óbitos em 24 horas.

Em relação a Curitiba, que já conta com mais de 7,7 mil casos ativos, houve a confirmação de mais 914 casos e 11 mortes. Com isso, a capital paranaense conta com 62.649 infecções e 1.593 mortes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTIs é de 82%; há apenas 50 leitos livres.

Informações Banda B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caminho de Luz leva experiência natalina inédita ao Parque Barigui

Uma das principais novidades do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020, o Caminho de Luz Condor no Parque Barigui estreou na noite desta sexta-feira (27/11). Seguindo todas as normas de segurança para evitar o contágio de covid-19, sem aglomeração, a atração é um espetáculo drive-thru inédito no Brasil.

As pessoas acompanham de carro as apresentações natalinas ao longo de um percurso de 1,4 quilômetro por dentro do parque. O prefeito Rafael Greca, a primeira-dama Margarita Sansone, e o empresário Joanir Zonta participaram da inauguração da atração. Serão 27 dias de apresentações, até 23 de dezembro, das 19h às 22h. A atração também conta com controle de público e fluxo.

“Concebemos o percurso de luz para marcar o Natal da pandemia, o Natal 2020. Ninguém se aproxima, ninguém se toca, e os atores usam máscaras escudo. O Parque Barigui se transforma no grande caminho em direção ao ano novo, ao ano da imunidade, ao ano em que estaremos livres das provações que em 2020 nos afligiram”, disse o prefeito Rafael Greca.

Greca acompanhou todo o percurso dentro de um ônibus jardineira todo iluminado com luzes de LED. “Os mistérios da redenção humana e a encarnação de Jesus Cristo são explicados nas clareiras do bosque. Afinal de contas o que é a vida senão caminhar na pela escuridão em direção à luz”, afirmou.

O prefeito também destacou que o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 é um exemplo de economia criativa, capaz de gerar empregos e renda.

“Que a luz que brilha em Curitiba repercuta em todo o nosso país, saúde para os brasileiros em 2021”, definiu Greca.

Estações temáticas

O espetáculo, que tem o patrocínio da Rede de Supermercados Condor, conta com dez estações temáticas e é feito pela Alameda Ecológica Burle Marx, com entrada pelo Portal de Acesso (entrada pela BR-277), até a Rua Cândido Hartmann.

No caminho o público pode apreciar o Grande Coral Celeste dos Anjos (virtual), Banda de Papai Noéis, Anunciação do Anjo Gabriel, Maria Visita Sua Prima Isabel (Magnificat) e Santo Presépio. Músicos, atores e esculturas animadas dão vida aos personagens.

O circuito também conta com túneis de luz, iluminação cênica no bosque da Alameda e duas árvores de Natal. Uma delas tem 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED e fica no lago do parque.

Veja aqui a descrição de todas as estações e detalhes do Caminho de Luz Condor no Parque Barigui.

Organização

Durante o percurso é permitida apenas uma parada de carro, na Estação 2, para acompanhar as apresentações de 2,5 minutos do Grande Coral Celeste dos Anjos, que é exibida em telas gigantes de alta definição.

Não é permitido sair dos veículos para fazer fotos ou filmar. Além disso, durante todo o trajeto, há placas com orientações e alertas sobre velocidade e outros cuidados.

Ônibus

Quem não puder ir de carro também pode aproveitar a experiência natalina no Barigui com o ônibus especial X50-Natal Parque Barigui. A linha tem como ponto inicial de embarque no Terminal Campina do Siqueira, percorre os 1,4 km de programação dentro do parque e volta para terminal.

Circuitos a pé

Também há duas opções de circuitos a pé, mas que darão acesso a apenas algumas estações do Caminho de Luz Condor. As entradas são pela ponte de madeira da Rua Cândido Hartmann ou pelo portal do estacionamento da BR-277. Durante todo o percurso, a orientação é distanciamento e uso de máscara.

É proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto. Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã.

Também acompanharam a estreia do Caminho de Luz Condor no Parque Barigui, a presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi e ex-governadora, Cida Borghetti, o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvao Jr, e a assessora especial e coordenadora da programação do Natal, Cynthia Juraszek Maia Batista.

Serviço: Caminho de Luz Condor no Parque Barigui
Data: Até 23 de dezembro
Horário: apresentações diárias das 19h às 22h
Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã. A atração permanece em caso de chuva fraca. Cancelamento apenas em caso de chuva forte.
Gratuito

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Informações Banda B.

Do Parque Náutico a Santa Felicidade, programação de Natal tem quatro estreias esta semana

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 tem várias estreias nesta semana. Inédito, na sexta-feira (4/12), começa o Caminho de Luz no Parque Náutico, que vai oferecer a experiência de apreciar de carro (drive-thru) atrações temáticas no espaço verde do Boqueirão. Também terão início na semana, as apresentações de ópera nas janelas e sacadas do Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, e a exposição da tradicional maquete de bolacha de Curitiba no Bosque Alemão.

Na terça-feira (1º/12), começa a programação de filmes natalinos ao ar livre no Cine Passeio, com a exibição do clássico “A loja da esquina”. As sessões vão ocorrer, diariamente, às 19h, no terraço do espaço cultural da Prefeitura no Centro. Até 6 de janeiro, também poderão ser assistidos filmes  como ” Um anjo caiu do céu”, “A felicidade não se compra”, “De Ilusão também se vive” e “Uma história de Natal” (confira toda a programação). 

Na sexta-feira (4/12), três atrações entram na programação do Natal de Curitiba 2020. A partir das 13h, será aberta a Cidade do Pão de Mel, que volta ao Oratório de Bach do Bosque Alemão, no bairro Pilarzinho. Atraindo crianças e adultos, o local ficará ainda mais lúdico com a decoração natalina externa, a árvore de natal de dez metros e a exposição de uma nova maquete de Curitiba toda em bolacha, confetes, jujubas e pirulitos. Além disso, os jardins do Bosque Alemão ganharam estrelas de Bélem e o nostálgico portal foi todo iluminado. O cenário, é claro, muda completamente à noite. A Cidade do Pão de Mel fica até 6 de janeiro no Bosque Alemão.

Drive-thru no Náutico

Já no Parque Náutico começam, na sexta-feira (4/12),  às 19h, as apresentações do Caminho de Luz do espaço verde do bairro Boqueirão. Com cerca de 700 metros, o circuito natalino de carro  (drive-thru) vai margear o lago e terá atrações como árvore de Natal de 22 metros, presépio vivo junto ao lago, anjos de luz e estruturas iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela, torre e casa da guarda). A atração gratuita irá ocorrer diariamente até às 22h. O último dia será 23 de dezembro.

Também na noite de sexta-feira (4/12), às 19h30, terá início o espetáculo “Cantando Santa Felicidade”, que irá levar músicas natalinas e óperas italianas às janelas e sacadas do Restaurante Madalosso. Para garantir uma opção de entretenimento segura, o público acompanhará as apresentações dentro do carro, no sistema drive-in. No primeiro dia será apenas uma apresentação, mas a partir de domingo (6/12) serão três sessões diárias (19h30, 20h20 e 21h), que continuam nos dias 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21 e 22/12. Todos os concertos já estão lotados (mais informações no link). Cada apresentação é limitada a 40 carros.

Atrações todo dia

Diariamente, durante toda a semana, também já é possível acompanhar as programações do Jardim Botânico (concerto luminoso), Parque Tanguá (Vila de Natal Electrolux) e Barigui (Caminho de Luz Condor). Neste domingo (29/11), às 19h30, é a estreia no Passeio Público do Natal Condor no Passeio com filmes no Coreto Digital.
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/