Saúde divulga cronograma de segunda dose da Coronavac para idosos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba divulga cronograma para aplicação da segunda dose da vacina para idosos que foram imunizados com a Coronavac (veja as datas abaixo). O cronograma de reforço teve início na quarta-feira (31).

A segunda aplicação será por escalonamento de idade, iniciando pelos idosos de 79 anos ou mais que tenham sido vacinados com a primeira dose de Coronavac (cronograma abaixo).

Idosos que tenham recebido a Coronavac fora do cronograma de aplicação da primeira dose deverão atentar para o intervalo entre a primeira e a segunda dose, que deve ser de no mínimo 21 dias e no máximo 28 dias para a segunda aplicação. 

“O cronograma por escalonamento de idade é a forma de distribuir o fluxo, evitar filas e aglomerações e, também, garantir o intervalo adequado entre as doses. Com exceções para aqueles que tenham tomado a primeira dose fora do cronograma de idade”, explica a superintendente de Gestão da SMS, Flávia Quadros.

Quem recebeu a carteirinha com a anotação de sugestão para a segunda dose pode optar por essa data, caso esteja diferente do cronograma.

“O importante é que a segunda dose seja aplicada dentro do prazo recomendado pelo laboratório fabricante de cada vacina”, esclarece Flávia.

Quem não recebeu ou perdeu a carteirinha pode consultar o data da aplicação e o laboratório da vacina, na plataforma Saúde Já, pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).

Oxford/Astrazeneca

Idosos que que tenham sido imunizados com a primeira dose da vacina produzida pelo laboratório de Orford/Fiocruz, a Astrazeneca, devem aguardar a divulgação do cronograma. O prazo para aplicação da segunda dose dessa vacina é 90 dias após a primeira aplicação.

Orientações para a segunda dose

Para tomar a nova dose é necessário que os familiares dos idosos incluídos nesta etapa os levem ao mesmo local, de preferência onde receberam a primeira. 

No dia, o idoso deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF e a carteirinha recebida na primeira aplicação.
Os idosos acamados receberão a segunda dose nas suas residências dentro do prazo estabelecida para a segunda aplicação, que é entre 21 e 28 dias a contar da primeira dose.

Trabalhadores de Saúde

Para os trabalhadores da área da saúde, a vacinação é feita somente no Pavilhão da Cura. O agendamento da segunda dose que é comunicado pelo aplicativo Saúde Já.

Cronograma da segunda dose para idosos

•    79 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: quarta-feira, 31 de março
•    79 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: quinta-feira, 1º de abril
•    78 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: segunda-feira, 5 de abril
•    78 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: terça-feira, 6 de abril
•    77 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: quarta-feira, 7 de abril
•    77 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: quinta-feira, 8 de abril
•    76 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: sexta-feira, 9 de abril
•    76 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: segunda-feira, 12 de abril
•    75 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: terça-feira, 13 de abril
•    75 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: quarta-feira, 14 de abril

Pontos de vacinação para idosos

LOCAIS FIXOS

De segunda-feira à quinta-feira, das 8h30 às 16h30. Sábado (3/4), 9h às 14h

1-Pavilhão da Cura
Parque Barigui

2-Unidade de Saúde Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado

3-US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 11

4-US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

5-US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

6-US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

7-US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

8-US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

9-Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

10- US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

11- US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

12 -US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

13-US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

14- Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

15- Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

16- Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller). Não funcionará no próximo sábado (3/4)


DRIVE-THRU

De segunda-feira à quinta-feira, das 8h30 às 16h30. Sábado (3/4), 9h às 14h (exceto o drive da Paróquia Santo Antônio).

1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

2 – Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)

3 – Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller). Não funcionará no próximo sábado (3/4)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Covid-19: 90% dos adultos brasileiros já tomaram a 1ª dose da vacina

O Ministério da Saúde informou hoje (2) que o número de pessoas aptas a receberem o imunizante corresponde a 177 milhões de brasileiros. Ao todo, 159,3 milhões tomaram a primeira dose da vacina. Até o momento, mais de 372,5 milhões de doses foram distribuídas aos 26 estados e Distrito Federal.

O Brasil atingiu nesta quinta-feira a marca de 90% do público-alvo, ou seja, adultos com mais de 18 anos vacinados com a primeira dose de algum dos imunizantes contra a covid-19. Ao todo, 159,3 milhões de brasileiros iniciaram o ciclo vacinal contra a doença e 79,03% completaram o esquema com as duas doses ou dose única, de acordo com dados divulgados pelo ministério.

O país também registrou queda de 92,57% na média de óbitos desde o pico da pandemia, registrado em 19 de abril deste ano.

Novas doses

Em novembro, o governo federal comprou mais de 550 milhões de doses de imunizantes. A expectativa do Ministério da Saúde é que mais de 354 milhões de doses sejam utilizadas como reforço em 2022.

Até o momento, 14,1 milhões de pessoas estão com a imunização reforçada com a dose adicional ou de reforço. Cerca de 13,7 milhões de brasileiros entre 12 e 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina e 3,4 milhões estão completamente vacinados com as duas doses da Pfizer.

Nebulosidade e pancadas de chuva no primeiro final de semana de dezembro em Curitiba e Litoral

O primeiro final de semana de dezembro de 2021 deve ser marcado por muita nebulosidade, temperaturas amenas e pancadas de chuva, especialmente no domingo (5).

Segundo o Simepar, a nebulosidade começa na região leste do Paraná na tarde desta quinta-feira (2), com ventos que sopram do oceano em direção ao continente, o que mantém a instabilidade nessa região.

Essa condição segue e continua também na sexta-feira, com registros de chuviscos ocasionais, principalmente no começo da manhã e à noite.

Para quem vai para o Litoral

“Para sábado (4), instabilidade com, muitas nuvens e o sol aparecendo em alguns momentos. Domingo o sol aparece com maior intensidade no período da manhã, com previsões de pancadas de chuva na região metropolitana de Curitiba e também no Litoral, com intensidade fortes em alguns momentos”, alerta, em entrevista à Banda B, o meteorologista,  Paulo Barbieri, Simepar.

Informações Banda B