Saúde divulga cronograma de segunda dose da Coronavac para idosos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba divulga cronograma para aplicação da segunda dose da vacina para idosos que foram imunizados com a Coronavac (veja as datas abaixo). O cronograma de reforço teve início na quarta-feira (31).

A segunda aplicação será por escalonamento de idade, iniciando pelos idosos de 79 anos ou mais que tenham sido vacinados com a primeira dose de Coronavac (cronograma abaixo).

Idosos que tenham recebido a Coronavac fora do cronograma de aplicação da primeira dose deverão atentar para o intervalo entre a primeira e a segunda dose, que deve ser de no mínimo 21 dias e no máximo 28 dias para a segunda aplicação. 

“O cronograma por escalonamento de idade é a forma de distribuir o fluxo, evitar filas e aglomerações e, também, garantir o intervalo adequado entre as doses. Com exceções para aqueles que tenham tomado a primeira dose fora do cronograma de idade”, explica a superintendente de Gestão da SMS, Flávia Quadros.

Quem recebeu a carteirinha com a anotação de sugestão para a segunda dose pode optar por essa data, caso esteja diferente do cronograma.

“O importante é que a segunda dose seja aplicada dentro do prazo recomendado pelo laboratório fabricante de cada vacina”, esclarece Flávia.

Quem não recebeu ou perdeu a carteirinha pode consultar o data da aplicação e o laboratório da vacina, na plataforma Saúde Já, pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular (que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS).

Oxford/Astrazeneca

Idosos que que tenham sido imunizados com a primeira dose da vacina produzida pelo laboratório de Orford/Fiocruz, a Astrazeneca, devem aguardar a divulgação do cronograma. O prazo para aplicação da segunda dose dessa vacina é 90 dias após a primeira aplicação.

Orientações para a segunda dose

Para tomar a nova dose é necessário que os familiares dos idosos incluídos nesta etapa os levem ao mesmo local, de preferência onde receberam a primeira. 

No dia, o idoso deve apresentar um documento de identificação com foto, CPF e a carteirinha recebida na primeira aplicação.
Os idosos acamados receberão a segunda dose nas suas residências dentro do prazo estabelecida para a segunda aplicação, que é entre 21 e 28 dias a contar da primeira dose.

Trabalhadores de Saúde

Para os trabalhadores da área da saúde, a vacinação é feita somente no Pavilhão da Cura. O agendamento da segunda dose que é comunicado pelo aplicativo Saúde Já.

Cronograma da segunda dose para idosos

•    79 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: quarta-feira, 31 de março
•    79 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: quinta-feira, 1º de abril
•    78 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: segunda-feira, 5 de abril
•    78 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: terça-feira, 6 de abril
•    77 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: quarta-feira, 7 de abril
•    77 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: quinta-feira, 8 de abril
•    76 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: sexta-feira, 9 de abril
•    76 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: segunda-feira, 12 de abril
•    75 anos completos nascidos entre 1º de janeiro e 30 de junho: terça-feira, 13 de abril
•    75 anos completos nascidos entre 1º de julho e 31 de dezembro: quarta-feira, 14 de abril

Pontos de vacinação para idosos

LOCAIS FIXOS

De segunda-feira à quinta-feira, das 8h30 às 16h30. Sábado (3/4), 9h às 14h

1-Pavilhão da Cura
Parque Barigui

2-Unidade de Saúde Salvador Allende
Rua Celeste Tortato Gabardo, 1.712 – Sítio Cercado

3-US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 11

4-US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

5-US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

6-US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

7-US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

8-US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1392 – Uberaba

9-Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

10- US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

11- US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

12 -US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

13-US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

14- Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

15- Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

16- Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller). Não funcionará no próximo sábado (3/4)


DRIVE-THRU

De segunda-feira à quinta-feira, das 8h30 às 16h30. Sábado (3/4), 9h às 14h (exceto o drive da Paróquia Santo Antônio).

1 – Pavilhão da Cura – Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

2 – Estacionamento do Santuário Nossa Senhora do Carmo – Boqueirão (entrada pelo segundo portão do estacionamento, pela Rua Frederico Maurer)

3 – Paróquia Santo Antônio – Boa Vista (entrada única pela Rua Geraldo Gustavo Oscar Mueller). Não funcionará no próximo sábado (3/4)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fiscalização fecha festa clandestina com 200 pessoas e dispersa aglomerações no MON e no Batel

“Atenção! Se todo mundo se cuidar, Curitiba não vai fechar. Evite aglomerações. Use máscara. Higienize as mãos. O momento ainda é de cuidado. Juntos somos mais fortes”.

Com este novo áudio incorporado nas viaturas que fazem o patrulhamento preventivo pela cidade, a Guarda Municipal fez neste fim de semana mais uma rodada de orientações à população sobre medidas de contenção à covid-19.

A ação de orientação ocorreu em parques e praças, como o Barigui e Redentor, e nas proximidades do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Mesmo com a fiscalização, este foi mais um fim de semana em que as equipes da Guarda Municipal precisaram dispersar aglomerações de pessoas sem máscara de proteção e consumindo bebida alcoólica.

Em bares, comércios em geral e junto à população, a Guarda Municipal fez um total de 159 orientações relacionadas à covid de sexta-feira a domingo.

Entre as ações de fiscalização, no domingo (18) os guardas flagraram uma festa clandestina com aproximadamente 200 pessoas e banda de música no bairro Umbará, na Rua Vergília Calixto.

Todos foram orientados e o dono do local não foi localizado. A banda foi autuada pela promoção de evento e por deixar de fazer o controle do uso de máscara de proteção. Outros 13 autos de infração foram lavrados pelo descumprimento do uso de máscara.

No MON, onde havia concentração de cerca de 300 pessoas, todas foram orientadas. No local, os guardas constataram aglomeração, pessoas sem máscara e consumo de bebidas alcoólicas. Situação semelhante foi dispersada em frente ao Shopping Hauer, no bairro Batel.

A Superintendência de Trânsito (Setran) também desenvolveu fiscalização no entorno dos espaços com aglomeração durante o fim de semana. No sábado, foram 95 abordagens a veículos, com 11 guinchados e 23 multas de trânsito aplicadas. Dois condutores foram levados à delegacia por consumo de bebida alcoólica. No domingo, foram outras 31 abordagens, com sete remoções e 12 multas.

Balanço da semana

No acumulado da última semana (de 12 a 18 de abril), a Guarda Municipal aplicou 19 autos de infração em ações anticovid, que resultaram em R$ 22.250 em multas.

Butantan recebe insumos da China para a produção de 5 milhões de vacinas

Chegaram ao País nesta segunda-feira (19), às 6h, os insumos importados da China pelo Instituto Butantan e necessários para a produção da Coronavac, vacina contra a covid-19. O novo lote que desembarca, com 3 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA), será suficiente para a produção dos 5 milhões de vacinas restantes para conclusão do primeiro contrato de fornecimento dos imunizantes ao Ministério da Saúde, no total de 46 milhões de doses.

Segundo afirmou o diretor do Butantan, Dimas Covas, no último dia 15, a entrega das últimas doses para o governo federal está prevista para o dia 3 de maio, além do prazo inicialmente previsto para 30 deste mês, após atrasos na remessa da China, originalmente prevista para ter chegado entre os dias 6 e 8.

Nesta segunda, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), participa, da sede do instituto, da liberação de um novo lote de doses de vacinas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.