Saúde alerta que casos de dengue podem aumentar no verão

O Boletim Semanal da Dengue divulgado nesta terça-feira (15) pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 128 novos casos da doença. O período epidemiológico, que teve início em agosto, soma até agora 1.375 diagnósticos, além de 3.663 que seguem em investigação.

O Paraná tem 14.718 notificações para a dengue distribuídas em 313 municípios das 22 Regionais de Saúde do Estado. “Nas últimas semanas a análise epidemiológica tem registrado redução no número de casos confirmados da dengue, mas isso não é sinal para baixarmos a guarda porque o vírus está circulando no Estado”, diz o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

“O verão tem início na semana que vem, a estação traz mais chuvas e sabemos que isso é condição favorável para aumentar a proliferação do mosquito transmissor. Então, neste momento devemos redobrar o alerta contra a dengue com a eliminação dos focos e criadouros do mosquito transmissor da doença”, afirma o secretário.

CENÁRIO – De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, o Paraná apresenta hoje a incidência de 9,53 casos de dengue por 100 mil habitantes.

A coordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Ivana Belmonte, explica que este índice tira hoje o Paraná do cenário crítico da dengue. “Mas não tira a situação de atenção da Secretaria da Saúde e dos gestores municipais. O cuidado deve acontecer agora, temos que nos mobilizar para que o problema não evolua nos próximos meses”, afirma.

Ela diz que, com o advento da pandemia da Covid-19, a Secretaria vem orientando os gestores para que realizem um trabalho educativo junto à população, reforçando a importância da remoção dos criadouros nas residências. “Não existem fórmulas mágicas para acabar com a dengue. A eliminação dos criadouros nos ambientes internos e externos dos domicílios é fundamental para que não tenhamos nova epidemia de dengue no período 2020/2021”, salienta Ivana.

Informações AEN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

“Férias com Luccas Neto” é garantia de diversão para crianças no Shopping São José

As férias de verão são perfeitas para quem ama aproveitar o tempo junto com as crianças, criando memórias inesquecíveis. Para quem está em busca de atividades diversificadas para divertir e arrancar aquelas gargalhadas da criançada, o Shopping São José preparou uma ação bem especial para o próximo mês. Até o dia 12 de fevereiro o empreendimento vai receber as “Férias com Luccas Neto”, um circuito em formato de gincana, com brincadeiras para meninos e meninas de todas as idades.

Baseado nas histórias e visuais do desenho animado de Luccas Neto, maior produtor de conteúdo infanto-juvenil do Brasil, a atração vai transformar a praça de eventos do Shopping São José em um universo lúdico com entretenimento garantido para os fãs mirins aproveitarem muito. O espaço temático, que contará com monitoria, inclui escorregador gigante com piscina de bolinhas, acerte ao alvo com estilingue gigante, cantinho da pintura e cabine de leitura do mundo das boias coloridas.

“O período de férias escolares sempre traz esse desafio de seguir estimulando e entretendo os pequenos, e nossa programação é pensada exatamente para proporcionar uma opção descomplicada, criativa e dinâmica para que as famílias curtam momentos divertidos e de qualidade“, destaca Talita Dallmann Sabino, gerente de marketing do do Shopping São José.  A atração faz parte da programação de férias do Shopping São José e estará disponível diariamente até 12 de fevereiro. A gincana terá duração de 20 minutos e os ingressos custam R$ 12 por criança.

Sobre Luccas Neto

Maior produtor de conteúdo infanto-juvenil do Brasil e um dos mais relevantes do mundo, Luccas Neto é um fenômeno quando o assunto é entretenimento para crianças. Com vídeos curtos que trazem números musicais, aventuras e histórias com mensagens positivas e tópicos pedagógicos voltados ao público infantil, o artista domina o nicho com um canal no Youtube que acumula mais de 38 milhões de inscritos. Com um público cativo e apaixonado pelos seus conteúdos, Luccas Neto ainda conta com uma versão em desenho animado, brinquedos exclusivos e um espetáculo musical que viaja o país com uma super produção.

O Shopping São José fica na Rua Dona Izabel A Redentora (n° 1434), no Centro de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. As lojas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Já a praça de alimentação e as opções de lazer funcionam de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. Mais informações no site www.shoppingsaojose.com.br ou no perfil oficial do empreendimento no Instagram (@shopsaojose).

Verão Curitiba, domingo é sinônimo de diversão para os curitibinhas

Verão Curitiba 2023 terá muita diversão e benefícios para as crianças a partir do próximo domingo (15/1). Foto: Hully Paiva/SMCS

Nos domingos de janeiro e fevereiro, vai ter muita diversão gratuita para os curitibinhas. É o Verão Curitiba 2023, promovido pela Prefeitura e que começa simultaneamente, no próximo domingo (15/1), em vários espaços verdes da cidade: Praça Afonso Botelho, parques Atuba, Barigui, Lago Azul, Náutico, Passeio Público e Yberê. 

Nesses locais serão realizadas atividades de lazer, que fazem parte do movimento Curitiba Viva Bem, como cama elástica, circuito de bicicleta, jogos gigantes, tênis de mesa, arena esportiva, espaço kids, pinturinha, entre outros. As atividades acontecerão aos domingos entre 15 de janeiro e 12 de fevereiro, das 14h às 18h.

A coordenação das atividades gratuitas será feita pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com patrocínio da RIC e apoio da Jovem Pan, Megamania, Farmácias Nissei e Calceleve.

Além de divertir a garotada os brinquedos e atividades que estarão disponíveis trazem benefícios à saúde dos pequenos.

Cama elástica

O pula-pula infantil é o queridinho das crianças, e até dos adultos. Além da diversão que ele proporciona, existem vários benefícios para a saúde e desenvolvimento físico, mental e social dos pequenos, como melhora a sociabilidade, auxilia no equilíbrio e coordenação motora, favorece a memória e melhora a habilidade de leitura por estimular o raciocínio lógico, além de melhorar o funcionamento do sistema cardiorrespiratório.

Circuito de bicicleta

O circuito de bicicleta oferece bikes de vários tamanhos para que as crianças e adolescentes possam se divertir e aprender a pedalar em percursos com diversos obstáculos. Jogos e brincadeiras representam a forma mais agradável e eficaz de treinar habilidades na bicicleta. Jogos com bicicletas também colaboram no desenvolvimento das crianças, uma vez que elas experimentam o mundo e aprendem por meio do corpo em movimento.

Jogos gigantes

Essa é uma atração para pessoas de todas as idades que proporciona a integração através de jogos, como dama, trilha, ludo, xadrez carrinhos e jogo da velha. Além de divertir, os jogos também estimulam o raciocínio lógico e a memória.

Tênis de mesa

O famoso ping-pong é uma ótima oportunidade de colocar frente a frente pessoas de todas as idades com o objetivo de se divertir e praticar esporte. Com sua prática, as crianças estimulam e desenvolvem seus reflexos e sua coordenação, já que tem que utilizar as pernas, cintura, braços e tronco. Além disso o jogo melhora a agudez visual das crianças, a agilidade mental, a capacidade de reação e rendimento intelectual porque têm que tomar decisões num curto espaço de tempo.

Arena esportiva

Na pequena arena montada pela Smelj, a criançada pode praticar futebol, vôlei, badminton, basquetinho, mesabol e mini golf ,estimulando assim a prática do esporte que ela mais se identifica. Também haverá empréstimo de frescobol, bétis, bola de futebol, bola de vôlei, freesbee, bumerangue e apanhador de bolas.

Espaço kids

Esse espaço é destinado para as crianças menores e o ideal para que elas possam brincar e se divertir em gangorras de plástico, lego entre outros brinquedos que divertem os pequenos e permite a interação com outras crianças com segurança e carinho.

Pinturinha

Os pequenos adoram pintar no papel Craft. Essa atividade, que é uma das mais procuradas, estimula a criatividade, além de auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, desenhar também proporciona à criança o desenvolvimento de sua percepção, imaginação e sensibilidade.

Infláveis

Sempre com a opção de um seco e um molhado para que as crianças possam se refrescar os infláveis são uma ótima diversão. A brincadeira também proporciona diversas vantagens e benefícios como redução do estresse, a melhora a condição física e mental, ajuda a respirar melhor, limpando os pulmões e melhora a flexibilidade, além de alinhar quadris, coxas e pernas.

No Passeio Público os infláveis não estarão disponíveis.Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com