Sanepar retira mais de 500 toneladas de lixo no Litoral

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) já recolheu 515,7425 toneladas de resíduos sólidos nesta temporada de verão. O trabalho, realizado por equipes terceirizadas, começou em 24 de dezembro e vai até 28 de fevereiro nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, em uma faixa de 48 quilômetros lineares de areia. Comparando o volume retirado no mês de dezembro com janeiro e o início de fevereiro, a média já reduziu de 13,5 toneladas para 11,2 toneladas de lixo ao dia.

SERVIÇO – Durante o dia, estão sendo feitas a varrição e a catação manual de resíduos, das 8h40 às 18 horas, para a retirada de resíduos como latas, embalagens plásticas, bitucas de cigarro e cacos de vidro. Atuam nesse trabalho cerca de 120 pessoas, divididas em 10 equipes, a maioria moradores do Litoral. Eles também distribuem sacos biodegradáveis para armazenamento de lixo – até fevereiro já foram 150 mil unidades entregues aos banhistas.

Por causa da Covid-19, os trabalhadores da coleta de resíduos receberam um treinamento que, além de tratar da prestação de serviço, do contrato de trabalho e do uso de equipamentos de segurança individual, incluiu orientações sobre uso de máscaras, higienização e sobre o contato com os veranistas durante a pandemia.
Para a retirada do lixo da faixa de areia, a Sanepar disponibilizou 300 tambores de 200 litros cada ao longo das orlas das três praias atendidas pelo programa de higienização. A destinação final dos resíduos retirados é feita pelas prefeituras.

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, explica que a limpeza das areias realizada pela Sanepar é um trabalho importante para a saúde pública, mas também de educação ambiental para população.

“O hábito de cuidar adequadamente do lixo produzido faz muita diferença para o meio ambiente e para a saúde coletiva. É fundamental que a população se conscientize sobre seu papel no cuidado com os resíduos”, diz.

Informações AEN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feriado começa com lentidão nas estradas que deixam Curitiba; 220 mil veículos são esperados na BR-277

Começou a subir, na tarde desta sexta-feira (3), o movimento nas estradas que saem de Curitiba e levam os motoristas ao Litoral. Tanto na BR-277, quanto na BR-376, o movimento é intenso por conta de um acidente ocorrido no Contorno Leste. A lentidão no Contorno percorreu todo o trecho entre Piraquara e Curitiba.

Segundo a concessionária Ecovia, a previsão é de que o maior movimento ocorra no sábado (4), quando são esperados mais de 43 mil veículos trafegando pela rodovia em direção ao Litoral. Na sexta, mais de 24 mil veículos são esperados na descida da Serra do Mar.

“Nossas previsões indicam fluxo intenso entre esta sexta e sábado em direção ao litoral e entre terça-feira, final da tarde do dia 07, e quarta-feira pela manhã, no retorno para Curitiba. Por isso recomendamos que os motoristas programem suas viagens evitando os horários de pico”, informa o gerente de Atendimento ao Usuário, Vanderlei Simão.

Apesar da previsão de grande movimento devido ao feriado prolongado, a Ecovia recomenda que as viagens sejam feitas apenas se necessária. A concessionária lembra que a pandemia ainda restringe a circulação normal de pessoas e também as aglomerações.

Santa Catarina

Em direção ao Litoral de Santa Catarina, a Arteris Litoral Sul orienta que motoristas pratiquem a direção defensiva – com atenção para a possibilidade de diminuição repentina da velocidade em trechos com grande concentração de veículos, como nos acessos das cidades, e trechos com aclives – Serra da BR-376/PR, Morro do Boi e Morro dos Cavalos.

Os horários de pico na saída do feriado ocorrem na sexta-feira, 03, das 16h à meia-noite, e sábado das 08h às 20h. Já no retorno, o maior movimento se concentra na terça-feira, 7 de setembro, do meio-dia até meia-noite.

Dias e Horários de maior movimento na BR-376:

Saída para o feriado:

Sexta-feira, 03 de setembro: das 16h às 24h

Sábado, 04 de setembro, das 08h às 20h.

Retorno do feriado:

Terça-feira, 07 de setembro: das 12h às 24h.

Informações Banda B

Guaratuba se prepara para grande movimento no feriado e vai intensificar fiscalizações

A Prefeitura de Guaratuba, espera um grande movimento para o Feriado prolongado de Sete de Setembro, especialmente porque em Curitiba ele terá cinco dias (de sábado até quarta-feira). Em entrevista à Banda B, o prefeito da cidade, Roberto Justus, afirmou que haverá um aumento na fiscalização para o cumprimento do distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara.

Estamos pronto para um aumento que deve ser significativo neste período, até porque já há um maior movimento ecônomico na cidade, pela queda das principais restrições com o avanço da vacinação. As pessoas estão com mais interesse de vir ao litoral e isso nos anima”

Roberto Justus

Apesar da expectativa pela chegada dos turistas, o prefeito lembrou que tudo será feito com todos os cuidados necessários.

“Temos aqui um trabalho consolidado de prevenção, firmando um posicionamento de tomar uma medida de cuidado como uso de máscara e álcool em gel e vamos trabalhar intensamente neste sentido, com fiscalizações para que as coisas aconteçam da melhor forma possível”

Com relação às medidas restritivas, o prefeito salientou que está sendo seguido o decreto estadual em vigor.

“Nós acompanhamos o decreto do governo do Paraná. As praias e calçadão estão abertos, com uso de máscara e distanciamento. Também estaremos atentos com relação à manifestação do dia sete de setembro, com relação ao fechamento de algumas entradas da cidade”

Previsão do tempo

Segundo o Sistema Meterológico Simepar, vai dar praia, mas de forma moderada. Entre sábado e terça-feira a previsão é de sol, em alguns momentos entre nuvens, e as temperaturas variando entre 16°C e 27°C.

Informações Banda B