Sanepar divulga tabela de rodízio para Curitiba e RMC

Publicidade
Publicidade

A Companhia de Saneamento do Paraná  (Sanepar) divulga a tabela de rodízio do fornecimento de água para Curitiba e Região Metropolitana, até 29 de janeiro. Nesta segunda-feira (18), o nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região está em 40,76%. 

Confira a tabela AQUI  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curitiba recebe novo lote de vacinas contra Covid-19 e vai retomar campanha

Publicidade
Publicidade

Curitiba recebeu, nesta quinta-feira (25/2), nova remessa da vacina que imuniza contra o novo coronavírus. Foram entregues ao município 29.170 doses – 23.300 AstraZeneca/Fiocruz e 5.870 Coronavac/Instituto Butantan. As novas doses serão destinadas à retomada da vacinação de idosos e de trabalhadores da saúde que ainda não foram imunizados.

As novas doses foram direcionadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) da seguinte forma: 9.370 doses serão destinadas a retomada da imunização do público previsto na primeira fase, os trabalhadores da saúde. Já o restante do novo lote de doses irá contemplar a retomada da imunização dos idosos.

O cronograma de retomada da campanha deve ser anunciado até o final desta quinta-feira (25/2). Após confirmar a quantidade de doses recebidas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará um balanço das doses aplicadas e a população estimada para a definição do cronograma de retomada.

A entrega oficial da nova remessa foi feita no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). O documento de recebimento do novo lote foi feito pela superintendente de Gestão em Saúde, Flávia Quadros.

Curitiba recebeu, nova remessa da vacina que imuniza contra o novo coronavírus, que serão destinadas a retomada da vacinação de idosos e trabalhadores da saúde. Curitiba, 25/02/2021. Foto: Divulgação

De lá as vacinas seguiram, já no caminhão da Prefeitura de Curitiba e escoltadas pela Guarda Municipal, para armazenamento na Central de Vacinas da cidade, onde todas as doses serão catalogadas no sistema do município.

Segunda dose

Na última terça-feira (23/2), Curitiba também recebeu um lote de 9.450 doses da vacina Coronavac/Instituto Butantan que estavam reservadas no Cemepar para a segunda aplicação daqueles que receberam a primeira dose.

Com os novos lotes, o município já recebeu 121.660 doses de vacina para o combate do novo coronavírus. Dessas 88.550 são destinadas para a primeira aplicação e 32.610 são para a segunda dose.

Em Curitiba, recém-nascido se afoga na amamentação e é salvo por policial

Publicidade
Publicidade

Um recém-nascido de apenas 15 dias se afogou durante a amamentação na madrugada desta quinta-feira (25) e foi salvo por uma policial, na Central de Flagrantes, em Curitiba. A sargento Márcia, supervisora e auxiliar da coordenação da Central de Flagrantes, realizou a manobra de Heimlich e desafogou o bebê em menos de um minuto. Os pais estavam aliviados, mas devem procurar um hospital.

A família mora no bairro Parolin e notou que o bebê, um menino de 15 dias, parou de respirar durante a amamentação.

O pai Adenilson Magari disse à Banda B que ficou desesperado ao ver o filho sem respirar. “Ele acordou bem, a gente pegou ele no colo, de repente, quando estava mamando foi ficando roxinho. Fiquei desesperado porque vim igual a um louco aqui. Tentei ligar para a polícia, mas não consegui porque estava desesperado , contou.

Socorro

Na Central de Flagrantes, o bebê chegou no colo da mãe, Leia da Silva, e transferido rapidamente para as mãos da sargento Márcia. A policial agiu rápido, realizou a manobra de desafogamento e salvou o bebê. “Um atendimento muito diferente que nem se espera. A princípio tudo bem, mas orientei a família para que vá em um hospital para garantir. Em 25 anos é a primeira vez que passo por isso, mas deu tudo certo e com calma tudo se faz”, detalhou a sargento à Banda B.

O pai disse que levará do recém-nascido ao hospital, após orientação da sargento. “Graças a Deus, ele está bem, mas mesmo assim vamos levar ao médico para entender o que aconteceu. É nosso terceiro filho, já temos experiência, alguma coisa pode ter dado errado”, finalizou.

Manobra

A manobra de Heimlich salva vidas e é importantíssima para pais e cuidadores de bebês. Inicie a manobra colocando o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.

Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Ou seja, vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Informações Banda B.