Sábado tem Amigo Bicho com transmissão ao vivo pelo Facebook

O evento de adoção Amigo Bicho, da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba, vai ganhar mais uma edição virtual e ao vivo neste sábado (20/2). É a oportunidade de conhecer e escolher um novo amigo sem sair de casa, já que a transmissão acontece pelo Facebook da Prefeitura de Curitiba [https://www.facebook.com/PrefsCuritiba], a partir das 10h. 

Estarão disponíveis para adoção cerca de 16 animais – cães e gatos, desta vez – resgatados pela ambulância de atendimento de animais de rua atropelados, já recuperados, castrados, desverminados e microchipados. Os gatos são também testados para FIV/FeLV, doenças causadas por vírus que agem exclusivamente nestes animais, antes da liberação para a adoção.

O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo, lembra que há animais de todos os portes e características. “Há boas companhias para idosos e animais mais agitados que serão ótimos para brincar com as crianças”, conta.

As características de cada animal serão apresentadas para ajudar na escolha. Quem se interessar por algum deles, envia mensagem via WhatsApp para tirar as dúvidas e agendar o horário para fazer o trâmite da adoção (confira o telefone abaixo). 

“Cada interessado recebe um breve questionário de entrevista, parte do processo de adoção responsável”, explica a gerente técnica do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Vivien Midori Morikawa. 

Com a análise do questionário, haverá o agendamento para buscar o cão a partir de domingo (21/2), sem aglomeração, no horário de funcionamento do Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30, que fica na Rua Lodovico Kaminski, 1.381 – CIC.

O Amigo Bicho live foi realizado em duas oportunidades no ano passado, com o agravamento da pandemia da covid-19. A ideia da Rede é ter mais edições até que seja seguro voltar à versão presencial.

Centro de adoção permanente 

O Crar e os veterinários da Rede estão disponíveis, diariamente, para orientar processos de adoção responsável dos animais resgatados pelo município. O Centro funciona todos os dias, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30. Lá estão os cães e gatos resgatados em ações de fiscalização e pela ambulância da Proteção Animal. 

Na página da Rede no Facebook é possível ver as fotos de alguns animais disponíveis. São cerca de 30 aptos para adoção, todos castrados, vacinados, desverminados e microchipados, prontos para receber os dados do novo tutor. 

O agendamento para conhecer os animais pode ser feito pelo telefone 41 99963-0233.

Serviço: 

Evento de adoção Amigo Bicho – live
Data: 20/2 (sábado)
Horário: 10h 
Transmissão: Facebook Prefeitura de Curitiba

Centro de Adoção permanente
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30
Endereço: Rua Lodovico Kaminski, 1.381 – CIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curitiba vacinou 695.294 pessoas contra a covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba imunizou, até domingo (20), 695.294 pessoas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Até esta data foram vacinados: 302.048 idosos, 93.514 profissionais dos serviços de saúde da cidade (incluindo as equipes de vacinação), 6.859 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência, 14.704 trabalhadores das forças de segurança, 80 indígenas, 8.908 gestantes e puérperas, 7.623 pessoas com deficiência, 111.855 pessoas com comorbidades, 35.320 educadores (entre professores e trabalhadores da Educação Básica) e 114.483 pessoas do grupo sem comorbidades (convocadas por idade).

Segunda dose

Em Curitiba, 234.901 pessoas receberam a segunda dose da vacina até domingo (20). A vacinação com a segunda dose está sendo feita nas instituições de longa permanência, em profissionais de saúde e idosos.

Cronograma

Nesta segunda-feira (21), Curitiba vacina a população com 50 anos ou mais. A orientação é que os nascidos no primeiro semestre (1º de janeiro a 30 de junho) busquem um dos pontos de vacinação das 8h às 12h. Já os nascidos no segundo semestre (1º de julho a 31 de dezembro) devem buscar a imunização entre 13h e 17h

Também estão sendo atendidas com a primeira dose pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos, pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores de drogarias e farmácias de manipulação, funcionários da Fundação de Ação Social (FAS), idosos com 60 anos ou mais que ainda não tenham recebido a vacina e profissionais de Saúde com registro em conselho de classe de 14 áreas.

Doses recebidas

Até o momento, Curitiba recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Governo do Paraná, 1.038.672 doses de vacinas, sendo 740.972 para primeira dose e 297.700 para segunda dose. Nesse montante já estão contabilizados os 5% de reserva técnica.

A reserva técnica é uma medida de segurança, faz parte dos protocolos da logística e é necessária para evitar problemas no fluxo de imunização que possam ser causados por imprevistos eventuais, como por exemplo, quebra acidental de frascos.

Além da reserva técnica, a SMS precisa manter um estoque de vacinas para garantir a imunização de remanescentes dos grupos já contemplados – pessoas que por algum motivo não fizeram a imunização nas datas estipuladas. Por exemplo, quem estava em processo de confirmação de comorbidade ou não comparecido no dia programado para sua imunização. Essas pessoas têm o direito e serão vacinadas quando comparecerem aos postos de vacinação.

CIEE tem 2,5 mil vagas de estágio no Paraná; saiba como se inscrever

O programa de estágio do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR) possui mais de 2,5 mil vagas abertas, em diversas cidades do estado. Deste total, 1,3 mil vagas são para Curitiba e região. Podem participar estudantes a partir de 16 anos, matriculados em ensino médio, técnico ou superior.

As áreas com mais oportunidades são para estágio em administração, com 497 vagas, e tecnologia em processos gerenciais, com 427 vagas disponíveis no estado.

Os interessados podem se inscrever no programa e verificar as vagas disponíveis pelo site do CIEE ou tirar dúvidas pelo telefone 0800 300 430.