Rede de Proteção promove evento de adoção de animais ao vivo pelo Facebook

Sucesso absoluto em duas edições anteriores neste ano, a versão virtual e ao vivo do evento de adoção Amigo Bicho volta a ser feita neste sábado (5/12). É a oportunidade de conhecer e escolher um novo amigo sem sair de casa. A transmissão acontece pelo Facebook da Prefeitura de Curitiba a partir das 10h. 

Quem assistir vai ver cerca de 13 animais – cães e gatos desta vez – resgatados pela ambulância de atendimento de animais de rua atropelados, já recuperados, castrados, desverminados e microchipados. 

O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria do Meio Ambiente, Edson Evaristo, lembra que é a última edição do ano e que haverá animais de todos os portes e características. “Há boas companhias para idosos e animais mais agitados que serão ótimos para brincar com as crianças”, conta.

Além de mostrar os animais, veterinários da Rede farão apresentação deles com as características para ajudar na escolha. Quem se interessar, envia mensagem via WhatsApp para tirar as dúvidas e agendar o horário para fazer  trâmite da adoção. 

“Cada interessado recebe um breve questionário de entrevista, parte do processo de adoção responsável”, explica a gerente técnica do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Vivien Midori Morikawa. 

Com a análise do questionário, haverá o agendamento para buscar o cão a partir de domingo (6/12), sem aglomeração, no horário de funcionamento do Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30, que fica na Rua Lodovico Kaminski, 1.381 – CIC.

Quem vai estar por lá

Roberval é um dos cães de grande porte, de 32 kg, que serão mostrados na live do Amigo Bicho. Ele tem cinco anos e foi resgatado de uma situação de maus tratos em 2018, junto com seu irmão e sua irmã, que já ganharam uma nova família. “Ele é um cão com perfeita saúde, bem ativo, gosta de cuidar do terreno, se dá bem apenas com outros cães grandes e adora pular no ombro das pessoas para ganhar carinho”, explica Vivien.

Entre os de menor porte, os destaques são Lady e Foguetinho, os dois com cerca de 12 kg e dois anos de idade. Mesmo com uma de suas patas dianteiras amputadas após um atropelamento, Lady é bastante ativa, adora pular e brincar de buscar a bolinha, se dá bem com pessoas e outros cães, anda bem na coleira e é muito dócil. Ótima para quem tem crianças e outro animalzinho em casa.

Foguetinho é um pouco mais tímido e precisa de uma família compreensiva, paciente e com muito amor para conquistar seu coraçãozinho. 

Centro de adoção permanente 

O Crar e os veterinários da Rede estão disponíveis, diariamente, para orientar processos de adoção responsável dos animais resgatados pelo município. O Centro funciona todos os dias, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30. Lá estão os cães e gatos resgatados em ações de fiscalização e pela ambulância da Proteção Animal. 

Na página da Rede no Facebook, é possível ver as fotos de alguns animais disponíveis. São cerca de 30 aptos para adoção, todos castrados, vacinados, desverminados e microchipados, prontos para receber os dados do novo tutor. 

O agendamento para conhecer os animais pode ser feito pelo telefone 41 99963-0233.

Serviço: 

Evento de adoção Amigo Bicho – live
Data: 5/12 (sábado)
Horário: 10h 
Transmissão: Facebook Prefeitura de Curitiba

Centro de Adoção permanente
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30
Endereço: Rua Lodovico Kaminski, 1.381 – CIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 restaurantes de comida italiana em Curitiba

Na próxima segunda-feira, dia 25 de outubro, é celebrado o Dia do Macarrão. A data foi criada em Roma, no ano de 1995, durante o primeiro Congresso Mundial de Macarrão, que reuniu os principais fabricantes de todo o mundo.

Para marcar a data, listamos cinco restaurantes italianos em Curitiba, onde você pode encontrar um cardápio variante, com diversas opções de pratos com macarrão. Confira a lista:

1. Famiglia Fadanelli – Fandanelli é uma tradicional cantina italiana. O cardápio imenso traz receitas clássicas italianas, seleção de vinhos e queijos frios. O restaurante fica na Av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade.

2. Ernesto – O restaurante é comandado pelo conhecido chef Dudu Sperandio. O menu reúne massas, risotos e carnes O cardápio até ganhou prêmio na Itália. O restaurante Ernesto fica na rua Myltho Anselmo da Silva, Mercês.

3. Madalosso – Claro, que os Madalossos não poderiam ficar de fora! O restaurante é um dos maiores do mundo e faz muito sucesso  por conta de suas polentas fritas, asinhas de frango e rodízio de massas à vontade. O endereço é na Av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade.

4. Cantina do Délio – A Cantina do Délio é mais um clássico curitibano. O ambiente lembra a descontração das cantinas da Itália, que servem comida caseira. Já bastante conhecido na cidade, o restaurante fica na rua Itupava, Alto da XV.

5. Ricciardi Massas – A Ricciardi Massas é um restaurante tradicional de comida italiana, desde 1982. Conta com três lojas (Bacacheri, Água Verde e Jardim das Américas) e oferece massas caseiras, guloseimas, temperos, carnes de primeira qualidade e centenas de outras iguarias.

Curitiba ultrapassa 1,5 milhão de pessoas vacinadas com ao menos uma dose

Curitiba ultrapassou a marca de 1,5 milhão de pessoas vacinadas. Até esta quinta-feira (21/10), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba imunizou um total de 1.502.454 curitibanos com a primeira dose ou a dose única (Janssen) da vacina anticovid.

Ao todo, Curitiba já aplicou 2.801.989 unidades do imunizante, sendo 1.464.245 primeiras doses e 1.232.938 segundas doses; 38.209 doses únicas e 66.597 doses de reforço.

Da população total de Curitiba (estimada em 1.948.626 pelo IBGE), 77,1% já receberam ao menos uma dose do imunizante e 65,2% estão totalmente imunizados contra a covid-19, com as duas doses ou a dose única.

Vacinados com 18 anos ou mais

Entre a população com 18 anos ou mais, 1.403.024 curitibanos receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Um total de 1.271.029 pessoas acima dos 18 anos já completou o esquema vacinal até esta quinta-feira (21/10). Destas, 1.232.820 pessoas receberam a segunda dose da vacina e outras 38.209 pessoas receberam a vacina em dose única.

Reforço

Curitiba também está aplicando as doses de reforço para quem já completou o ciclo de imunização, nos seguintes grupos: idosos de 70 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde. Até esta quinta-feira (21/10), 66.597 pessoas desses grupos receberam a dose de reforço.

Adolescentes de 12 a 17 anos

A SMS também vacinou 61.221 adolescentes entre 12 e 17 anos. Destes, 118 já receberam também a segunda dose, sendo do grupo de gestantes abaixo de 18 anos.

Doses recebidas

Até o momento, Curitiba recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Governo do Paraná, 3.041.813 doses de vacinas, sendo 1.551.232 para primeira dose, 1.381.340 para segunda dose, 38.975 doses de aplicação única e 70.266 doses de reforço. Nesse montante já estão contabilizados os 5% de reserva técnica.

A reserva técnica é uma medida de segurança, faz parte dos protocolos da logística e é necessária para evitar problemas no fluxo de imunização que possam ser causados por imprevistos eventuais, por exemplo, a quebra acidental de frascos.

O município tem capacidade para vacinar até 30 mil pessoas por dia e o avanço do cronograma de imunização ocorre à medida que as doses são enviadas pelo Ministério da Saúde ao governo estadual, responsável por distribuir os lotes do imunizante aos municípios.

Confira detalhes da vacinação contra a covid-19 no Painel Covid-19 Curitiba.