

O governador Ratinho Junior disse, nesta sexta-feira (26), que o Paraná espera iniciar a vacinação dos profissionais da educação e da segurança pública logo após o encerramento da imunização de idosos com 60 anos ou mais. A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é encerrar a vacinação dos idosos no mês de abril, o que possibilitaria o início da vacinação dos grupos de trabalhadores a partir do início de maio.
“A ideia é fechar abril com até 60 anos vacinado e, já nesse planejamento, começar a trabalhar os demais grupos, em especial a educação e os nossos policiais, profissionais da educação. Por que? Porque os policiais estão na linha de frente, já faz um ano, e os profissionais da educação para que possamos retomar as aulas o quanto antes, com segurança”, disse.
Ratinho reforçou, ainda, que há estimativa de recebimento de 300 mil doses semanais no Estado a partir do próximo mês.
Após os idosos, o Paraná possui 13 grupos prioritários: trabalhadores de força de segurança e Salvamento; comorbidades; trabalhadores educacionais e da Assistência Social (CRAS, CREAS, Casas/Unidades de Acolhimento); pessoas com Deficiência Institucionalizadas; pessoas com Deficiência Permanente Severa; quilombolas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas; caminhoneiros; trabalhadores do Transporte Coletivo Rodoviário e Ferroviário de passageiros; trabalhadores de Transporte Aéreo; trabalhadores portuários; população Privada de Liberdade; trabalhadores do Sistema Prisional.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o Paraná tem capacidade de vacinar de 150 mil a 200 mil pessoas por dia com a chegada de vacinas. “Quero lembrar que 13% dos pacientes paranaenses diagnosticados com Covid-19, mas 77% dos mortos foram nesse público. Se a gente conseguir vacinar, a gente vai conseguir derrubar esse número. A gente trabalha com vacina, vacina, vacina”, concluiu.
De domingo a domingo
Nesta sexta-feira (26), o Governo do Estado iniciou uma campanha para vacinar os grupos prioritários de domingo a domingo. A ideia, apresentada pelo governador Ratinho Junior, é incentivar ainda mais a imunização, valorizar a sua importância na luta contra a pandemia e acelerar a aplicação em cidades que têm mais dificuldades de operacionalizar o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.
Segundo levantamento preliminar da Secretaria de Estado da Saúde, municípios de todas as regiões vão aderir já neste final de semana e a expectativa é de que a campanha ganhe corpo no decorrer dos próximos dias. Vão participar, por exemplo, Londrina, Maringá, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, Pinhais, São José dos Pinhais, Colombo, Almirante Tamandaré, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Maria Helena, Alto Paraíso, Altônia, Jandaia do Sul, Apucarana, Mandirituba, Jacarezinho, Goioerê, e diversos outros.
Informações Banda B