Um projeto inovador de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) CIC Xisto, em Curitiba, foi reconhecido entre 200 concorrentes no Prêmio InovaInfra 2026, evento que celebra as melhores iniciativas do setor de infraestrutura no Brasil. A ampliação, realizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em parceria com a Goetze Lobato Engenharia (GEL), destacou-se pela modernização dos processos de tratamento de dejetos e pela gestão eficiente do lodo.
Inovação em Saneamento
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressaltou que a escolha do projeto se deu pela sua consonância com o Programa Sanepar 5.0, que busca a universalização do saneamento nas áreas de atuação da companhia. O programa visa aplicar soluções inteligentes que promovam eficiência energética, redução de resíduos e economia circular.
Reconhecimento em Cerimônia
A premiação ocorreu recentemente em São Paulo, onde o troféu foi entregue ao gerente de contrato da obra, Guilherme Goetze, na presença do presidente da Sanepar. Na mesma ocasião, a Sanepar também recebeu reconhecimento por outro projeto, o Smart Zoo – Fibra Óptica no Esgoto, que visa levar conectividade ao Zoológico Municipal de Curitiba.
Premiação Estrutural
O Prêmio InovaInfra, que chega à sua sétima edição, é uma das principais homenagens no setor de engenharia e infraestrutura do Brasil, sendo promovido anualmente pela Revista O Empreiteiro. Ele reconhece projetos inovadores que utilizam novas tecnologias e promovem eficiência e sustentabilidade na construção e gestão de obras.
Ampliação da Capacidade de Tratamento
A ampliação da ETE CIC Xisto promete transformar a unidade, aumentando a capacidade de atendimento de 435 mil para 778 mil pessoas e praticamente triplicando a capacidade de tratamento de 490 para 1.368 litros por segundo. A nova estrutura garantirá não apenas melhorias na qualidade da água tratada, mas também um potencial de reutilização de 100% dos resíduos sólidos.
As obras ocorrem com a estação em operação e incorporam tecnologias inovadoras, como biorreatores equipados com “Biobobs”, que favorecem a multiplicação de bactérias responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, agilizando a purificação da água.
Gestão Sustentável do Lodo
Uma das soluções inovadoras implementadas é a criação de três unidades de jardins mineralizadores, conhecidas como wetlands, na nova fase de tratamento do lodo. Essa abordagem, que utiliza o potencial das plantas, visa reduzir significativamente o volume de material sólido. Atualmente, a empreiteira está na fase final do plantio de 110 mil mudas de Arundo donax, uma planta macrófita que contribui para a decomposição de restos orgânicos, resultando em uma massa mineralizada 98% menor.
“Esse reconhecimento reforça a importância da inovação como um pilar estratégico para enfrentar os desafios ambientais e operacionais do setor de saneamento”, afirmou Goetze.



