Prefeitura supera meta e alcança a marca recorde de 514 novos ônibus

Mais 104 ônibus estão sendo integrados à frota do transporte coletivo de Curitiba. Com isso, sobe para 514 o número de veículos entregues desde 2017 e a Prefeitura de Curitiba supera em 28% a meta anunciada em 2017, que era de colocar 400 novos ônibus para rodar na cidade até 2020.

“É com muita alegria que superamos nossa meta entregando ao todo 514 novos veículos desde 2017. Garantimos que a população possa se deslocar com ônibus mais novos, melhores e com mais tecnologia”, disse o prefeito Rafael Greca.

Os 514 novos ônibus representam uma renovação da frota operante da cidade de 40%. Dos 104 novos ônibus que estão entrando em linha, seis são biarticulados, 30 articulados, 20 tipo padron, 44 comum e 4 microespeciais. Do total, 23 são da marca Volvo – incluindo os seis biarticulados, os maiores da frota, com capacidade para 250 passageiros, 71 são Mercedes Benz e dez da marca Volkswagen.

Os novos veículos vão operar nas linhas Expresso, Linha Direta/Ligeirinho, Interbairros e Intercambiável (alimentadoras e convencionais).

“Curitiba é referência em BRT (Bus Rapid Transit, de canaletas exclusivas) para o mundo, com um modelo copiado para mais de 250 cidades e que custa mil vezes menos que o metrô”, disse o prefeito.   

A capital possui 1.250 ônibus que transportam, em período normal, até 1,23 milhão de passageiros por dia. As linhas realizam, em média, 14,1 mil viagens por dia e percorrem mais de 273 mil quilômetros. São 254 linhas urbanas operadas por três consórcios.

Inovação

O sistema de transporte da capital passa por um período de inovação em todos os níveis, ressalta o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto. Entre as mudanças estão, além da renovação da frota, a redução do valor da passagem, em algumas linhas, fora de horários de pico, reformas nos terminais e implantação de programas de eficiência energética

“Trata-se da maior renovação de frota dos últimos anos, com veículos mais modernos e que trazem uma série de benefícios para os passageiros”, ressalta Maia Neto

Os novos veículos vêm com tecnologia embarcada, que oferece acessibilidade a pessoas idosas e também para pessoas com deficiência. Os veículos têm sinalização em Braille e sistema de comunicação verbal, por alto-falante, para orientar motoristas e passageiros. 

Novas funcionalidades

Os ônibus também estão preparados para agregar novas funcionalidades, que serão implantadas no sistema de transporte coletivo nos próximos meses, entre elas

Biometria facial – reconhecimento da face para evitar fraudes na utilização dos cartões de estudantes e de isentos, como idosos e portadores de necessidades especiais; 
Integração entre linhas – permitirá a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, sem a necessidade de estar em um terminal de integração;
Integração temporal – possibilitará a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, mas desde que realizada dentro de um período determinado;
Interoperabilidade entre sistemas metropolitanos – permitirá que usuários de outros sistemas metropolitanos possam utilizar apenas um cartão para o pagamento da tarifa;
Ampliação da tarifa mais barata – para um maior número de linhas e criação de tarifas mais baratas ou de valor diferenciado para determinados dias da semana e feriados ou para determinados trechos percorridos e/ou destinos;
Venda de créditos por aplicativos – para dar mais agilidade à utilização de aplicativos para celulares para a compra e recarga de créditos para o cartão-transporte;
Pagamento da tarifa com o celular -por aproximação do aparelho habilitado ao validador e com de créditos virtuais carregados no telefone;
Cartões de débito e de crédito para o pagamento da tarifa operação com cartões cipurse, que oferecem mais segurança, não havendo, entretanto, a necessidade da substituição imediata dos atuais cartões que estão em operação;
Gestão da frota – modernização de todo sistema e utilização de equipamentos mais avançados para um maior controle sobre o cumprimento dos horários.

Os ônibus

6 veículos do tipo Biarticulado, Volvo B340M, categoria Expresso (cor vermelha)
Capacidade de passageiros: 250
Câmeras: 8 internas + 1 de apoio ao condutor

9 veículos do tipo Articulado, M. Benz O500 MDA, categoria Expresso (cor vermelha)
Capacidade de passageiros: 180
Câmeras: 7 internas + 1 de apoio ao condutor

3 veículos do tipo Articulado, Volvo B340M, categoria Expresso (cor vermelha)
Capacidade de passageiros: 180
Câmeras: 7 internas + 1 de apoio ao condutor

6 veículos do tipo Articulado, M. Benz 0 500MA, categoria Linha Direta/”ligeirinho” (cor cinza)
Capacidade de passageiros:150
Câmeras: 6 internas + 1 de apoio ao condutor

7 veículos do tipo Padron, M. Benz 0 500M, categoria Linha Direta/”ligeirinho”, de 13 metros, (cor cinza)
Capacidade de passageiros: 95
Câmeras: 5 internas

9 veículos do tipo Padron, Volvo B 250R, categoria Linha Direta/’ligeirinho”, de 13 metros, cor cinza)
Capacidade de passageiros: 95
Câmeras: 5 internas

3 veículos do tipo Articulado, chassi M. Benz 0 500MA, categoria Interbairros (cor verde)
Capacidade de passageiros: 145
Câmeras: 6 internas + 2 de apoio ao condutor

9 veículos do tipo Articulado, chassi M. Benz 0 500MA, categoria Intercambiável (cor laranja);
Capacidade de passageiros: 145
Câmeras: 6 internas + 2 de apoio ao condutor

1 veículo do tipo Padron, M. Benz O500 M, categoria Interbairros, de 13 metros (cor verde)
Capacidade de passageiros: 95
Câmeras: 4 internas

3 veículos do tipo Padron, M. Benz O500 M, categoria Intercambiável, de 13 metros (cor laranja)
Capacidade de passageiros: 95
Câmeras: 4 internas

20 veículos do tipo Comum, M. Benz OF1721, categoria Intercambiável (cor laranja, de 12 metros)
Capacidade de passageiros: 90
Câmeras: 3 internas

9 veículos do tipo Comum, M. Benz OF1721L, categoria Intercambiável (cor laranja, de 12 metros)
Capacidade de passageiros: 90
Câmeras: 4 internas

10 veículos do tipo Comum, VW 17260 OD, categoria Intercambiável (cor laranja, de 12 metros)
Capacidade de passageiros: 90
Câmeras: 4 internas

5 veículos do tipo Comum, Volvo B270 F, categoria Intercambiável (cor laranja, de 12 metros)
Capacidade de passageiros: 90
Câmeras: 4 internas

4 veículos do tipo Microespecial (motor dianteiro, de 9,60 metros de comprimento), Mercedes Benz OF1519, categoria Intercambiável (cor laranja, de 9,60 metros)
Capacidade de passageiros: 65
Câmeras: 3 internas

Todos com Motorização EURO V/PROCONVE P7

Outros equipamentos: 2 espaços para cadeirantes, sistema de monitoramento por câmeras, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante, 20% de bancos destinados às pessoas com deficiência, iluminação interna em LED.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Jogos do Piá vão levar as brincadeiras tradicionais para sete regionais de Curitiba no sábado

Jogos do Piá vão levar as brincadeiras tradicionais para sete regionais de Curitiba no sábado

As tradicionais brincadeiras dos Jogos do Piá vão alegrar os curitibinhas nas regionais Boa Vista, Boqueirão, Tatuquara, Santa Felicidade, Matriz, Pinheirinho e Portão neste sábado (10/12).

Das 14h às 18h, haverá brincadeiras e festivais gratuitos no CEL Vereador João Derosso do Xaxim (Rua Ana Lopos Canet, 4 – Boqueirão), na Rua da Cidadania do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033 – Pinheirinho), no CEL Santa Rita (Rua Carlos Munhoz da Rocha, 620 – Tatuquara) e no CEL Dirceu Graeser, Praça Oswaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, s/n – Centro).

As brincadeiras também chegam à Regional Bairro Novo onde atividades serão na Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto (R. Lúcio de Oliveira Lara, 75 – Ganchinho). Já na Regional Santa Felicidade os jogos acontecem na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho (R. Eduardo Jarnicki, s/n).

Por fim, das 13h às 17h, na Regional Portão, as brincadeiras serão na Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo (Rua Francisco Parolin, 930 – Parolin).

Para a família

Profissionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) estarão no local para orientar atividades que são para toda a família e oportunizam que as mais diversas gerações se divirtam juntas. Os jogos contam com atividades como pintura no papel kraft, rolimã, pipa, perna de pau, bolinha de gude, bete ombro, futebol de botão e muito mais.

Todas as ações são gratuitas e fazem parte do Curitiba Viva Bem.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Óperas, concertos, coros: confira o roteiro musical do Natal de Curitiba 2022

Apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba na Capela Santa Maria. Foto: Cido Marques

Impossível pensar em Natal sem ativar a playlist mental com sons e músicas que tocam nessa época. E para quem curte cantatas, ópera, orquestra e coros natalinos, neste ano as atrações da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 está recheada de opções. Separamos um roteiro com 12 programas musicais natalinos que estão no calendário dessa temporada. Confira a seleção.

Auto de Natal no Passeio Público

A magia do Natal Condor ilumina novamente o Passeio Público com diversas atrações já conhecidas pelos curitibanos, como o Carrossel. E quem quiser esticar pode aproveitar as apresentações do espetáculo A Ilha da Ilusão Revive o Natal. Com muita música e sons, a encenação conta a história do nascimento de Jesus Cristo e, por consequência, a formação do presépio.

Serviço

Espetáculo na Ilha da Ilusão

De quinta a domingo, 19h30, até 18 de dezembro

Outras atrações do Natal Condor: de segunda à sexta-feira, das 14h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 21h, até 8 de janeiro

Passeio Público

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro

Concertos da Camerata de Curitiba

A Camerata Antiqua de Curitiba encerra a temporada 2022 com o tradicional concerto natalino, que neste ano tem regência do músico convidado Celso Antunes. Os espetáculos deste ano apresentam a grandiosa Magnificat, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), destacada como uma das mais importantes obras do compositor alemão. Mas não para por aí, a orquestra da Prefeitura de Curitiba faz outros dois concertos gratuitos em igrejas.

Serviço

Magnificat de Bach

Regência: Celso Antunes (Brasil/Alemanha)

De 9 a 11 de dezembro, às 18h30

Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273

Ingressos pelo site Minha Entrada

Concerto nas igrejas

Dia16/12, 19h30

Grátis

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

Praça Senador Correia, 128 – Centro

Dia 17/12, 20h

Grátis

Paróquia Bom Pastor

Rua Victório Viezzer, 810

O Grande Circo Místico nas Ruínas de São Francisco

Nas Ruínas de São Francisco, O Grande Circo Místico traz para o palco do anfiteatro a história de uma dinastia circense, história contada através de algumas das mais famosas composições da MPB.  A obra é inspirada em um poema de Jorge de Lima e  foi composta por Chico Buarque e Edu Lobo especialmente para o Balé Teatro Guaíra, em 1982.

Serviço

Dias 6, 7 e 8 de dezembro, às 19h30

Rua São Francisco – Centro Histórico

Cantata na janelas da Defensoria Pública

Nas janelas e sacadas do prédio histórico da Defensoria Pública, no Centro, acontecem cantatas natalinas com personagens caracterizados. O imóvel de 1898 fica atrás da Catedral de Curitiba .

Serviço

Dias 8 e 15/12, às 18h

Rua José Bonifácio, 66

Natal no Palácio Avenida 

Seguindo tradições, o Palácio Avenida volta a se iluminar com a magia do Natal. E neste ano o Natal no Palácio Avenida voltará a ser apresentado presencialmente, patrocinado pelo Bradesco. Com o tema de As Cartas do Papai Noel – As inesquecíveis Mensagens de Natal, o espetáculo conta com a apresentação de um coral composto por 100 crianças e adolescentes.

Serviço

Dias 9, 10 e 11 de dezembro, às 20h

Av. Luiz Xavier, 11 – Centro

Espetáculo no Bosque Zaninelli

O Bosque Zaninelli é o cenário perfeito para uma integração do sentido natalino com o meio ambiente. A encenação Elegia aos anjos e pastores – Um encontro com a natureza faz uma conexão do nascimento de Jesus Cristo com a flora e a fauna. Os anjos vindos dos céus e das águas anunciam aos pastores a chegada de Cristo. Canções de Natal escritas especialmente para a peça e narrações alusivas ao grande acontecimento fazem parte da apresentação.

Serviço

De 11 a 15 de dezembro, às 19h30

Escola Municipal de Sustentabilidade – Bosque Zaninelli (R. Victor Benato, 210 – Pilarzinho)

Rock’n XMAS do Hard Rock Café Curitiba

Decorado com fitas luminosas e grandes laços, neste ano além de poder aproveitar as refeições e o ambiente divertido do restaurante, serão realizados shows gratuitos na sacada do Hard Rock Café. As apresentações contam com a participação de mais de 60 artistas reunindo coro de vozes, bailarinos e músicos, com direito a papai e mamãe Noel na bateria e na guitarra.

Serviço

De 12 a 20/12 (menos dia 14)

Apresentações: duas sessões diárias, começando às 19h30 e às 21h

Rua Buenos Aires, 50 – Batel

Espetáculo Família Madalosso

Neste ano a fachada do restaurante Madalosso será transformada em um grande palco iluminado para o natal. O restaurante será decorado com neve artificial, ambientes instagramáveis e cenário com luzes. Além disso, ainda será apresentada uma cenografia do Pequeno Príncipe. As exibições terão aproximadamente 25 minutos de duração. A cenografia vai acontecer no estacionamento frontal do Restaurante, com livre acesso para espectadores, que podem comparecer ao evento de carro, e estacioná-lo no pátio dos fundos, ou a pé.

Serviço

Dias 11, 14, 18 e 19 de dezembro

Todas as datas contarão com apresentações às 19h30, 20h20 e 21h

Grátis

Av. Manoel Ribas, 5.875 – Santa Felicidade

Cantata de Natal do Bairro Novo

A tradicional Cantata de Natal do Bairro Novo é formada por um coro de mil crianças, que todos os anos encanta curitibanos e turistas. O espetáculo ao ar livre terá um repertório que inclui 12 músicas como Bandeira do Divino, Noite Feliz, Bate o Sino e Uma Estrela Renasce.

Serviço

Dia 16/12, às 20h

Rua da Cidadania do Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado

Ópera Celebre a Vida

As diferentes etnias presentes na história de Curitiba serão celebradas neste espetáculo cênico musical. A montagem contará com composições especialmente criadas para a ocasião e será encenada por um elenco de 40 artistas. O figurino étnico, jogos de luzes e fogos de artifício silenciosos prometem ser um espetáculo à parte no Jardim das Esculturas, na parte externa do Jardim das Esculturas de João Turin, no Memorial Paranista.

Serviço

De 15 a 18/12, 19h30

Memorial Paranista – R. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço

Ópera no Palácio Garibaldi

Nas janelas e sacadas do imponente Palácio Garibaldi, edificação de 1904 e marco da imigração italiana em Curitiba, o público poderá assistir a árias de óperas famosas. Nas vozes de cantores líricos, como Maria Callas e Pavarotti, serão apresentadas óperas como Mio Babbino Caro (Puccini), La Traviata (Giuseppe Verdi), La Donna è Mobile (Giuseppe Verdi) e Adeste Fidélis (John Francis Wade), entre outras.

Serviço

Dias 19, 20 e 21/12, às 19h30

Praça Garibaldi, 12 – São Francisco
A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Club Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba