Prefeitura está distribuindo mudas de árvores nas Regionais

Nas mãos, na garupa de motos e bicicletas ou no bagageiro de carros. Essas foram as formas que o público encontrou de levar para casa algumas das 700 mudas de árvores ornamentais e frutíferas distribuídas, nesta segunda-feira (21/2), pela Rua da Cidadania do Cajuru.

A iniciativa fez parte do primeiro dia de atividades da etapa de fevereiro do projeto 100 Mil Árvores, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Para atender à procura, este mês estão sendo entregues 200 mudas a mais por Regional. Antes de fazer plantio em via pública, é necessário autorização e observar regras específicas.

A professora aposentada Marilza Schultz mora perto da Regional Cajuru mas chegou lá de carro. Voltou para casa com o bagageiro e o banco de trás do veículo abarrotados por cinco mudas bem desenvolvidas, o número máximo entregue para cada pessoa. Foram duas de cerejeira e uma de uvaia, canela e cuvatã. “A maioria vai ficar na minha casa mesmo mas uma vai para o meu filho, que tem um pesqueiro e está arborizando a área. É muito bom poder reflorestar com árvores da região”, disse.

O garoto e o ipê

Vizinha do Museu de História Natural, a professora Juliane Lemes chegou a pé à Regional para tratar de outros assuntos e voltou para casa levando quatro mudas. “É o que as mãos conseguem carregar”, contou, sugerindo que levaria mais se conseguisse.

Para isso, contou com a ajuda do filho, Henrique Rocha, de 17 anos, que adora plantar e até já formou um jardim com a ajuda do pai. “Deve ser porque plantamos um ipê amarelo quando ele nasceu e que está lá em casa até hoje”, explicou Juliane. Mãe e filho voltaram para casa abraçados a duas mudas de cerejeira e duas de ipê roxo. Todas deverão estar plantadas até o final da semana.

Amigos das árvores

“Gosto muito de verde, de natureza e achei muito bacana a ideia. Vi na televisão e, assim que pude, vim aqui buscar”, justificou o joalheiro aposentado Sixto Borja. “Só sei que quero uma muda de árvore frutífera pra aumentar o pomar”, disse ele, que já plantou árvores do tipo na rua e, agora, estava levando uma para casa.

A costureira Renita Maria Ribas Anginski também mora perto da Regional e foi em busca apenas de um ipê roxo. “Tenho que me segurar porque já tenho muitas árvores para o tamanho do terreno. Mas que ideia maravilhosa!”, disse, referindo-se ao projeto.

CIC e outras regionais

Na mesma data, a Regional CIC entregou a mesma quantidade de mudas para quem foi buscá-las. Até o final da semana, todas as dez Regionais da cidade distribuirão as suas, somando 7 mil novas vidas verdes para a cidade. Confira, abaixo, o cronograma.

Os interessados levam suas mudas depois de se cadastrarem no Projeto 100 Mil Árvores, sem nenhum custo. Acompanha cada planta um folheto explicando a finalidade da ação e dicas de como plantar e fazer a manutenção das diferentes espécies.

Serviço:

Distribuição de mudas de árvores nas Regionais:

Terça-feira (22/2)

TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n 
MATRIZ – Praça Rui Barbosa, 101


Quarta-feira (23/2)

BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700
SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertilla Boscardin, 213

 
Quinta-feira (24/2)

PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1.700 
BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430


Sexta-feira (25/2)

PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033

BOA VISTA – Avenida Paraná, 3.600 

Conheça aqui mais sobre o projeto e cada árvore nativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.