Prefeito de Guaratuba lamenta desrespeito de uso de máscara na orla: “Maioria está sem”

A maioria das pessoas que está no calçado ou na areia é flagrada sem o uso de máscara, o que para o prefeito é um problema sério e que ajuda na disseminação da covid-19

Em um balanço sobre as primeiras semanas da temporada de Verão 2020/21 o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, lamentou que muitos turistas parecem ‘esquecer’ das regras de higiene e distanciamento social devido à pandemia de coronavírus. A maioria das pessoas que está no calçadão ou na areia é flagrada sem o uso de máscara, o que para o prefeito é um problema sério e que ajuda na disseminação da covid-19.

Justus afirmou, em entrevista à Banda B na manhã desta segunda-feira (28), que esperava outra postura por parte dos turistas. “A maioria das pessoas não está usando máscara no calçado e na areia, o que a gente lamenta. Me chama a atenção que bares e restaurantes estão com menos movimento, então neles parece estar funcionando tudo bem. Precisamos que todo mundo use máscara, assim como acontece em quando as pessoas estão na cidade em que moram”, disse.

O prefeito notou por parte dos turistas uma sensação de que ‘estamos de férias, logo vamos relaxar em tudo’. “É curioso porque percebemos que a pessoa mora em Curitiba e região metropolitana, cumpre na sua cidade as medidas de higiene, mas quando vem pro Litoral há um certo relaxamento e isso em tempos de pandemia é ainda mais grave. Esse relaxamento vale também para jogar lixo nas ruas e perturbação de sossego”, ponderou.

Em resumo, o prefeito diz que o sucesso da temporada de Verão depende muito da adesão da população. “Se fosse no ano passados diria que estamos 100% preparados para receber a população no nosso Litoral, mas devido à pandemia não posso dar essa certeza, porque depende muito da adesão dos moradores de Guaratuba e de quem está vindo para cá. Só teremos sucesso se houver uso de máscara e cooperação da população”, pontuou.

O Governo do Paraná aumentou o número de policiais na Operação Verão e tem intensificado as blitzes, inclusive para valer o toque de recolher válido para o Estado, que proíbe a circulação de pessoas entre as 23h e 5h.

Informações Banda B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baleia rara de quase 20 metros é encontrada morta no Litoral do Paraná

Uma baleia-fin (Balaenoptera physalus) foi encontrada morta e em estado avançado de decomposição, na última terça-feira (21), na praia grande da Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral do Paraná.

A baleia encontrada é um macho adulto e mede quase 20 metros. A equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), encaminhou duas equipes até a ilha para o registro do encalhe e coleta de materiais biológicos e avaliação da condição da carcaça. Segundo os biólogos, é a primeira vez que o encalhe de baleia-fin é registrado no Paraná.

Informações Banda B

Reunião alinha operação do ferry boat de Guaratuba durante o verão

Representantes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) participaram nesta terça-feira (21) da primeira reunião para discutir medidas a serem tomadas na travessia da Baía de Guaratuba durante a operação verão deste ano.

O principal objetivo é reforçar a segurança dos usuários durante esse período de maior movimento na travessia, em que, devido ao grande número de turistas e viajantes no Litoral, o tempo de espera para cruzar a baía não pode ultrapassar os 22 minutos.

Pelo mesmo motivo, ficam proibidos veículos com mais de três eixos e/ou superiores a 14 metros de comprimento nas embarcações. Essa integração geral vai ajudar a embasar as operações de fiscalização e controle a partir de dezembro.

Participaram da reunião a equipe de fiscalização do DER/PR, representantes da Prefeitura de Guaratuba, do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar do Paraná e da concessionária que opera a travessia.

Outras reuniões serão agendadas futuramente, para continuar a discussão sobre melhorias no serviço ao longo desses meses de maior procura.