Pelo 2° dia consecutivo, Curitiba bate recorde de novos casos da Covid-19; são 7,7 mil casos ativos

Com 11 mortes, capital chega a 1.593 óbitos na pandemia

Curitiba registrou, nesta quarta-feira (18), 914 novos casos de covid-19 e 11 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Todos os novos óbitos ocorreram nas últimas 48 horas.

As novas vítimas são cinco homens e seis mulheres, com idades entre 44 e 89 anos, que estavam internados em hospitais da capital. Todos os pacientes apresentavam algum fator de risco para complicações da covid-19.

Até agora são 1.593 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Novos casos

Com os novos casos confirmados, 62.649 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 53.342 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 7.714 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

UTIs do SUS

Nesta quarta-feira, a taxa de ocupação dos 283 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 é de 82%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 50 leitos livres.

Informações Banda B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Caminho de Luz leva experiência natalina inédita ao Parque Barigui

Uma das principais novidades do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020, o Caminho de Luz Condor no Parque Barigui estreou na noite desta sexta-feira (27/11). Seguindo todas as normas de segurança para evitar o contágio de covid-19, sem aglomeração, a atração é um espetáculo drive-thru inédito no Brasil.

As pessoas acompanham de carro as apresentações natalinas ao longo de um percurso de 1,4 quilômetro por dentro do parque. O prefeito Rafael Greca, a primeira-dama Margarita Sansone, e o empresário Joanir Zonta participaram da inauguração da atração. Serão 27 dias de apresentações, até 23 de dezembro, das 19h às 22h. A atração também conta com controle de público e fluxo.

“Concebemos o percurso de luz para marcar o Natal da pandemia, o Natal 2020. Ninguém se aproxima, ninguém se toca, e os atores usam máscaras escudo. O Parque Barigui se transforma no grande caminho em direção ao ano novo, ao ano da imunidade, ao ano em que estaremos livres das provações que em 2020 nos afligiram”, disse o prefeito Rafael Greca.

Greca acompanhou todo o percurso dentro de um ônibus jardineira todo iluminado com luzes de LED. “Os mistérios da redenção humana e a encarnação de Jesus Cristo são explicados nas clareiras do bosque. Afinal de contas o que é a vida senão caminhar na pela escuridão em direção à luz”, afirmou.

O prefeito também destacou que o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 é um exemplo de economia criativa, capaz de gerar empregos e renda.

“Que a luz que brilha em Curitiba repercuta em todo o nosso país, saúde para os brasileiros em 2021”, definiu Greca.

Estações temáticas

O espetáculo, que tem o patrocínio da Rede de Supermercados Condor, conta com dez estações temáticas e é feito pela Alameda Ecológica Burle Marx, com entrada pelo Portal de Acesso (entrada pela BR-277), até a Rua Cândido Hartmann.

No caminho o público pode apreciar o Grande Coral Celeste dos Anjos (virtual), Banda de Papai Noéis, Anunciação do Anjo Gabriel, Maria Visita Sua Prima Isabel (Magnificat) e Santo Presépio. Músicos, atores e esculturas animadas dão vida aos personagens.

O circuito também conta com túneis de luz, iluminação cênica no bosque da Alameda e duas árvores de Natal. Uma delas tem 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED e fica no lago do parque.

Veja aqui a descrição de todas as estações e detalhes do Caminho de Luz Condor no Parque Barigui.

Organização

Durante o percurso é permitida apenas uma parada de carro, na Estação 2, para acompanhar as apresentações de 2,5 minutos do Grande Coral Celeste dos Anjos, que é exibida em telas gigantes de alta definição.

Não é permitido sair dos veículos para fazer fotos ou filmar. Além disso, durante todo o trajeto, há placas com orientações e alertas sobre velocidade e outros cuidados.

Ônibus

Quem não puder ir de carro também pode aproveitar a experiência natalina no Barigui com o ônibus especial X50-Natal Parque Barigui. A linha tem como ponto inicial de embarque no Terminal Campina do Siqueira, percorre os 1,4 km de programação dentro do parque e volta para terminal.

Circuitos a pé

Também há duas opções de circuitos a pé, mas que darão acesso a apenas algumas estações do Caminho de Luz Condor. As entradas são pela ponte de madeira da Rua Cândido Hartmann ou pelo portal do estacionamento da BR-277. Durante todo o percurso, a orientação é distanciamento e uso de máscara.

É proibido fazer o circuito de bicicleta e de moto. Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã.

Também acompanharam a estreia do Caminho de Luz Condor no Parque Barigui, a presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi e ex-governadora, Cida Borghetti, o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvao Jr, e a assessora especial e coordenadora da programação do Natal, Cynthia Juraszek Maia Batista.

Serviço: Caminho de Luz Condor no Parque Barigui
Data: Até 23 de dezembro
Horário: apresentações diárias das 19h às 22h
Durante o período das apresentações a Alameda Ecológica Burle Marx estará fechada para o trânsito normal das 17h às 6h da manhã. A atração permanece em caso de chuva fraca. Cancelamento apenas em caso de chuva forte.
Gratuito

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/

Informações Banda B.

Do Parque Náutico a Santa Felicidade, programação de Natal tem quatro estreias esta semana

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2020 tem várias estreias nesta semana. Inédito, na sexta-feira (4/12), começa o Caminho de Luz no Parque Náutico, que vai oferecer a experiência de apreciar de carro (drive-thru) atrações temáticas no espaço verde do Boqueirão. Também terão início na semana, as apresentações de ópera nas janelas e sacadas do Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, e a exposição da tradicional maquete de bolacha de Curitiba no Bosque Alemão.

Na terça-feira (1º/12), começa a programação de filmes natalinos ao ar livre no Cine Passeio, com a exibição do clássico “A loja da esquina”. As sessões vão ocorrer, diariamente, às 19h, no terraço do espaço cultural da Prefeitura no Centro. Até 6 de janeiro, também poderão ser assistidos filmes  como ” Um anjo caiu do céu”, “A felicidade não se compra”, “De Ilusão também se vive” e “Uma história de Natal” (confira toda a programação). 

Na sexta-feira (4/12), três atrações entram na programação do Natal de Curitiba 2020. A partir das 13h, será aberta a Cidade do Pão de Mel, que volta ao Oratório de Bach do Bosque Alemão, no bairro Pilarzinho. Atraindo crianças e adultos, o local ficará ainda mais lúdico com a decoração natalina externa, a árvore de natal de dez metros e a exposição de uma nova maquete de Curitiba toda em bolacha, confetes, jujubas e pirulitos. Além disso, os jardins do Bosque Alemão ganharam estrelas de Bélem e o nostálgico portal foi todo iluminado. O cenário, é claro, muda completamente à noite. A Cidade do Pão de Mel fica até 6 de janeiro no Bosque Alemão.

Drive-thru no Náutico

Já no Parque Náutico começam, na sexta-feira (4/12),  às 19h, as apresentações do Caminho de Luz do espaço verde do bairro Boqueirão. Com cerca de 700 metros, o circuito natalino de carro  (drive-thru) vai margear o lago e terá atrações como árvore de Natal de 22 metros, presépio vivo junto ao lago, anjos de luz e estruturas iluminadas com microlâmpadas (pórticos, passarela, torre e casa da guarda). A atração gratuita irá ocorrer diariamente até às 22h. O último dia será 23 de dezembro.

Também na noite de sexta-feira (4/12), às 19h30, terá início o espetáculo “Cantando Santa Felicidade”, que irá levar músicas natalinas e óperas italianas às janelas e sacadas do Restaurante Madalosso. Para garantir uma opção de entretenimento segura, o público acompanhará as apresentações dentro do carro, no sistema drive-in. No primeiro dia será apenas uma apresentação, mas a partir de domingo (6/12) serão três sessões diárias (19h30, 20h20 e 21h), que continuam nos dias 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21 e 22/12. Todos os concertos já estão lotados (mais informações no link). Cada apresentação é limitada a 40 carros.

Atrações todo dia

Diariamente, durante toda a semana, também já é possível acompanhar as programações do Jardim Botânico (concerto luminoso), Parque Tanguá (Vila de Natal Electrolux) e Barigui (Caminho de Luz Condor). Neste domingo (29/11), às 19h30, é a estreia no Passeio Público do Natal Condor no Passeio com filmes no Coreto Digital.
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE: https://natal.curitiba.pr.gov.br/