Passeio Público está revitalizado e será palco de atrações de Natal

O antigo Passeio Público está de cara nova. O espaço ganhou uma área de contemplação preparada à beira do lago e que pode ser vista por quem passa pela Rua Luiz Leão. Piso de pedriscos, bancos de madeira e um novo paisagismo, com canteiros de flores, dão charme ao parque mais tradicional de Curitiba. O espaço foi reinaugurado pelo prefeito Rafael Greca neste domingo (24/11). 

Entrega da revitalização do Passeio Público com encenação do Auto de Natal dos Reis na Ilha da Ilusão – Curitiba, 24/11/2019 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

“Foi a noite em que nós reacendemos as luzes do nosso Passeio Público para devolvê-lo às famílias e às crianças. É o parque mais importante da cidade”, disse Greca.

No local onde havia a construção do antigo restaurante, foi feita a compactação do solo para o recebimento do revestimento em pedrisco. Novos postes e paisagismo também fazem parte do novo visual. 

“Existente desde 1886, nosso primeiro parque urbano está completamente revitalizado”, disse o prefeito. “Permanecem os antigos meandros do rio Belém, a ilha dos Macacos, os viveiros de 350 espécies de aves, a gralha azul incluída. Plantamos 58 mil mudas de begônias, sálvias, gerberas, agapantos, copos de leite, beijinhos da serra.  As famílias voluntárias plantaram 130 árvores nativas de ipês amarelos, lilazes, brancos e roxos jacarandás. Monumentos e portais foram restaurados.” 

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, destacou que é determinação do prefeito promover a revitalização dos espaços públicos. “Com a reforma do Passeio Público, o primeiro parque urbano da cidade, a população ganha mais espaço para o lazer e atividades físicas”, disse. 

O espaço será uma área comum de convivência, que visa resgatar a identidade do logradouro. “Com o pedrisco e a própria implantação da nova área buscamos recuperar características originais do projeto”, ressalta o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil. 

O prefeito destaca ainda outros pontos importantes da revitalização. “O Ninfeu, que havia se tornado mocó de moradores de rua, voltou a ter cascatas de água. O antigo Aquário será de novo o Coreto dos primeiros tempos, só que em versão digital. A ponte pênsil foi refeita, a Ilha da Ilusão ganhou exuberante paisagismo. O playground foi refeito; ganhou trenzinho e carrossel.”, elencou.  

“Agora vamos utilizá-lo, ocupá-lo com as crianças”, completou o prefeito

Rosto da Cidade

Os trabalhos do Passeio Público fazem parte do contexto do programa Rosto da Cidade, que também prevê a revitalização de fachadas de prédios históricos da capital.

A lateral do parque está mais iluminada. A Prefeitura de Curitiba instalou 16 novos postes com luminárias em tecnologia LED direcionadas para a calçada da Rua Luiz Leão, num trecho de quase 500 metros. Os postes têm oito metros de altura e reforçam a segurança de quem transita por ali à noite. 

Neste trecho ficam o Colégio Estadual do Paraná, a Casa do Estudante Universitário e também a estação-tubo Passeio Público.

Parte da história

O local agora revitalizado abrigou o primeiro zoológico da cidade e foi palco de fatos marcantes na vida cultural e no folclore curitibanos. Em 1909, Maria Alda alçou voo num balão, para aterrissar desastradamente no telhado da Catedral Metropolitana, na Praça Tiradentes. 

Em 1911, na ilha desde então chamada da Ilusão, o simbolista Emiliano Perneta foi coroado “Príncipe dos Poetas Paranaenses”. Os portões do Passeio são históricos e inspirados no portão do Cemitério de Cães de Paris. 

Na década de 70, com a concretagem do lago e a canalização do Rio Belém na Rua Ivo Leão, o lago passou a ser alimentado por água de poços artesianos. 

Atualmente, o Passeio funciona como sede do Departamento de Proteção e Conservação da Fauna e abriga os pequenos animais que permaneceram quando o Zoológico foi transferido para o Parque Iguaçu em 1982.

Mais atrações

Outras atrações, como o carrossel veneziano e o trenzinho elétrico atraíram centenas de pessoas, neste fim de semana. Gislaine Barbosa Ribas levou as filhas Luiza e Laura. Elas chegaram às 14h e as gêmeas de seis anos não queriam perder nada.

“Tudo muito legal, muito divertido, muito lindo”, contou a pequena Luiza. 

As crianças deram três voltas no trenzinho, se divertiram no carrossel e ficaram para assistir o Auto de Natal, que começou às 19h30.

“Uma noite feliz”, resumiu a primeira-dama Margarita Sansone, que estava encantada com a loja móvel da rede Curitiba Sua Linda. “O Passeio Público ficou maravilhoso. Voltou aos tempos que já foi e retorna com mais brilho e encanto para os idosos, crianças suas famílias. Também estamos felizes com a nossa loja móvel, andando por toda a cidade linda, leve e solta. É Curitiba Sua Linda fashion truck”, comemorou.

O Auto Natal na Ilha das Ilusões ainda será apresentado nos dias 30/11, 1.º/12,  7/12, 8/12, 14/12 e 15/12, sempre às 19h30. A entrada é franca.

Sérgio Moro recebe carteira da OAB e abre escritório em Curitiba

Antes de começar a advogar, no entanto, Moro deverá acabar de cumprir a quarentena de seis meses determinada pela Comissão de Ética da Presidência.

O ex-juiz federal que conduziu a Lava Jato e colecionou desafetos entre alguns criminalistas vai atender sua futura clientela em um endereço de Curitiba, base e origem da maior operação já desencadeada no País contra a corrupção.

Antes de começar a advogar, no entanto, Moro deverá acabar de cumprir a quarentena de seis meses determinada pela Comissão de Ética da Presidência. Levando em consideração a data em que anunciou sua renúncia e acusou o presidente de suposta tentativa de interferência na Polícia Federal, 24 de abril, a quarentena do ex-juiz terminará no fim de outubro.

Informações Banda B.

Curitiba tem 362 novos casos e sete mortes por covid-19

Curitiba registrou nesta quarta-feira (16/9), 362 novos casos de covid-19 e sete óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde.

As novas vítimas são três homens e quatro mulheres, com idades entre 39 e 92 anos. Quatro destes óbitos ocorreram nas últimas 48 horas. Os demais foram nos dias 9 e 14 de agosto.

Apenas um dos pacientes não apresentava fator de risco para as complicações da covid-19.  

Até agora são 1.156 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.

Novos casos

Com os novos casos confirmados, sobre 39.631 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 33.831 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

São 4.644 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

UTIs do SUS

Nesta quarta-feira (16/9), a taxa de ocupação dos 334 leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 é de 87%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 47 leitos livres.

Números da covid-19 em 16 de setembro

362 novos casos
7 novos óbitos

Números totais

Confirmados – 39.631
Investigação: 630
Recuperados – 33.831
Óbitos – 1.156